Mar Salgado

sábado, dezembro 4:

PARA A LAREIRA (IV):

Qualquer dia há laparotos que entraram para o PSD pela mão de Sá Carneiro depois de ele ter morrido. São vidas. Este homem fez parte do meu quotidiano porque era execrado em minha casa. Por coincidência, ainda miúdo, cruzei-me com ele em duas ocasiões: no Reids, na Madeira, e no Balaia, no Algarve. Da televisão, recordo um olhar exuberante e generoso esmagado por uma voz ( mais o tom) sibilina.
A edição de Miguel Pinheiro não acrescenta muito, no plano político, à de Maria João Avillez. Um ponto, contudo, está bem desenvolvido : a longa ausência em plena pré-campanha para Constituinte. O que não diriam muitos dos perfurantes analistas políticos de hoje, de um líder deprimido, ausente entre Londres e o sul de Espanha, em plena bagarre eleitoral.
No plano psicológico, o livro de Miguel Pinheiro é muito bom. Fica claro que Sá Carneiro era um déspota e dos puros. A tal ausência, a depressão, deveu-se ao desencanto. As coisas não correram como ele queria e amuou. O estilo conflituoso, que tanta falta faz, também bebe na mesma fonte e prova que líderes de alcatifa apenas conduzem os povos ao chão onde se prega a dita.
Um factor, pessoal , novo para mim : que grande e corajosa mulher foi Isabel Sá Carneiro.
 

posted by FNV on 7:23 da tarde # (15) comments

BLOGALTERNE (II):

Este é do coração. É intermitente, mas já tem uma vida longa. Sou um imbecil em não o visitar mais vezes.
É um blogue à antiga: franco, forte e fiel.
 

posted by FNV on 4:53 da tarde # (0) comments

STASIS BENFIQUISTA:

Depois de um luto obrigatório:

1) Os andrades andam inquietos porque sabem que o 5-0 foi um epifenómeno. Agora esmiuçam todos os jogos do SLB ( já lhe cantavam o nome). "Olha lá: aquele defesa que perdeu a bola para o Saviola não é primo do vizinho do Diamantino? Ou: "Já viste que a águia Vitória deu duas voltas sobre a baliza da outra equipa e fez um mortal à rectaguarda por cima da cabina do 4º árbitro". Uns exegetas.

2) No FM aprendemos que não se mexe muito numa equipa campeã.E se se mexe , por força do mercado, tenta-se manter a rotina das funções e compram-se jogadores em consonância. O nosso problema não é filosófico: chama-se Roberto-entregaste-9-pontos-no-início-da -coisa. O Viegas, espertalhão, lançou a treta do bode expiatório. Experimenta começar com 9 pontos de atraso e depois telefona-me se eu atender.

3) O senador-referência-moral-tem-dias-depende-de-quem- é-escutado Rui Moreira indignou-se com o arremesso de maçãs no quintal de Alvalade. Ó meu rico: golfe é para os ricos.
A casa-mãe indignou-se porque alguém do SLB terá ameaçado o jornalista da TVI que incomodou Jesus. Correcto: nem uma pernita partida ou um carro pontapeado ( a propósito: esse inquérito sobre as agressões ao Adriaanse está muito adiantado ou quê?) .

4) Falcão: se fosse nosso era o novo Nené.
 

posted by FNV on 12:28 da tarde # (7) comments

DEPRESSÃO-REPRESSÃO ( XIII):

Tudo no mesmo ano: cancro, divórcio, despedimento. E embala para uma série de crónicas na rádio e um livro. Se o quiserem ver e ouvir contar os detalhes, têm uma reportagem da RTP ao alcance do teclado. Prefiro recomendar este texto. É contido e delicado.
A história confirma o que tenho aqui escrito - somos insaciáveis - e confirma outra coisa que me obceca ( é o tema do meu artigo da Ler deste mês como foi tema de muitos textos nos meus livros): o que opor à destruição? A criação.
Claro que uma bretoniana Beretta 6.35 também será muito criativa.

 

posted by FNV on 12:27 da manhã # (7) comments

sexta-feira, dezembro 3:

QUANDO O HERMAN TINHA PIADA...:
 

posted by VLX on 5:47 da tarde # (12) comments

SOLIDARIEDADE:

Uma coisa é a ( legítima) conversa de chinela, outra é a argumentação política contra Cavaco, esta semana, assentar no facto de o homem ter declarado à PIDE que não se dava com a mulher do sogro. Sim, leram bem, foi (re)publicado no CC, blogue assumidamente político e pró-Alegre.
Só opino sobre o uso deste género de arma no combate eleitoral: estão a fazer Cavaco ganhar votos em rincões insuspeitos ( então se chegam à sogra nem vos digo nada).
Têm a minha solidariedade.

 

posted by FNV on 3:26 da tarde # (20) comments

PAÍS DE DOIDOS:


Se esta e esta moda pega...
 

posted by VLX on 11:58 da manhã # (1) comments

TODOS TEMOS DE FAZER SACRIFÍCIOS (III):

O que aí vem é o mais próximo do que alguma vez estivemos , desde que há telefone, de uma guerra em termos do impacto que terá na sociedade portuguesa: mudanças reais e drásticas na vida quotidiana, tensão social extrema, queda de alguns mitos, questionamento de certezas tidas por imortais.
Políticos de plástico têm utilizado a expressão de Churchill " sangue , suor e lágrimas". É difícil compreender que se peça sacrifícios às pessoas se esses sacrifícios não forem distribuídos. E as palavras não podem, em alturas destas, ser tão estupidamente vãs. Essa parte do discurso, proferido em 13 de Maio de 1940, na Câmara dos Comuns, até foi "nada tenho para oferecer senão sangue, trabalho árduo, lagrimas e suor". "Trabalho árduo" ( toil) não estava no discurso por acaso.
Se mobilizamos as pessoas para uma batalha difícil, se as pessoas vão sentir enormes dificuldades para pagar contas que há dois ou três anos pagavam despreocupadamente, se outras vão literalmente passar fome, o lado simbólico, que tanto elogiam em Churchill, tem de ser respeitado. Pagar ordenados principescos a funcionários políticos para dirigir uma exposição de cultura ou ver grandes accionistas receber a totalidade dos dividendos como se não se passasse nada, se simboliza alguma coisa é a hipocrisia política.
A conversa da partilha dos sacrifícios será, temo bem, um grande embuste. Ao mesmo tempo que os salários serão cortados e as instituições de solidariedade social verão os seus recursos extintos, teremos notícias como "venda de Ferraris aumenta 20%". Tudo perfeitamente legal, estou certo, mas então não nos mintam.
 

posted by FNV on 12:04 da manhã # (18) comments

quinta-feira, dezembro 2:

3 – NÚMERO MÁGICO NA EUROPA:

Depois do Sporting, com o Gent, e do Benfica, com o Hapoel, o FCP consegue também um resultado com três golos, todos marcados por Falcao.
 

posted by VLX on 8:07 da tarde # (2) comments

TODOS TEMOS DE FAZER SACRIFÍCIOS (II):

Diz o Vasco( post anterior) que o Estado rapa tudo. Seja. Conheço muito boa gente que trabalha desalmadamente e que viu o ordenado rapado, o custo das coisas aumentado e o destino lixado. Zangam-se? Talvez, mas ao contrário das sociedades comerciais não podem fugir para paraísos fiscais.
Prefiro seguir Ratzinger ( ou Adam Smith) -não ao capital sem um mínimo de moral - e ir um pouco mais além: estamos todos no mesmo barco ou não? Não duvido da existência do risco de fuga do capital, mas também não duvido da esferovite social que representa este egoísmo de albardar os sacrifícios sempre nos mesmos. Que espécie de sociedade é esta que, quando as coisas apertam, dá a uns o direito de escapar e impõe a outros o dever de sofrer?
Acrescente-se que as comparações feitas com a poupança do IVA no carro do vulgar cidadão demonstram os pés de barro da tal "dimensão social" do empresariado.
 

posted by FNV on 7:01 da tarde # (10) comments

NOVA EMPRESA PÚBLICA PARA PPP E NÃO SEI MAIS O QUÊ:

São tantas as empresas públicas que gravitam na órbita do Governo que eu me pergunto: e o Governo, serve para quê?
 

posted by VLX on 2:26 da tarde # (1) comments

A NACIONALIZAÇÃO DOS DIVIDENDOS:

A distribuição de dividendos da PT é perfeitamente legal mas a avidez de certa classe política não quer ver isso: limita-se a pretender extorquir o que não é seu. No fundo, querem nacionalizar os dividendos. Gamar. Já nem é rapar o fundo do tacho: é pilhar o próprio tacho. Vêem ali um porquinho mealheiro e toca a roubar o dito, para resolver o problema que criaram, sem pensar nas consequências do gesto. Mas será que esta gente é doida? Não pensa? Não vê que semelhante coisa só serve para as sociedades fugirem outra vez do país? E o que virá a seguir? Proibir as pessoas de comprar carros para esperarem pelo fim dos subsídios ao abate e aumento dos impostos? País de doidos...



declaração de interesses: não tenho uma única acção da PT e a única coisa que me liga à dita é um aparelho fixo que anda lá por casa quase sem uso e pelo qual me cobram um aluguer criminoso.
 

posted by VLX on 1:52 da tarde # (2) comments

"TODA A GENTE TEM DE FAZER SACRIFÍCIOS":

A anedota do ano. Os do costume comem e calam, os outros "cumprem a lei".
Depois admirem-se se os do costume começarem a fazer a lei.


Adenda: do relativismo. É tudo igual, fica tudo no mesmo plano, etc. Esquerdismo fracturante, é o que é.
 

posted by FNV on 11:48 da manhã # (0) comments

BLOGALTERNE (I):

Blogues diferentes e propostas diferentes ou até textos inesperados em blogues habituais.
Comecemos a série com o fabuloso Israel Sktechbook do consagrado Ricardo Cabral.
 

posted by FNV on 10:09 da manhã # (0) comments



Isto aconteceu por volta de 1975-76, tinha eu dez anos. Recordo-me como se fosse hoje: a minha mãe a chegar com o Paris-Match que trazia a história e as fotografias. Nunca esqueci os humanos a fotografar um humano que é devorado. E as bestas são os leões.
 

posted by FNV on 10:06 da manhã # (0) comments

ENQUANTO NÃO HÁ VÓMITOS DE HONRA:

E está lá um neo-PSD ( mas já com currículo de cata-vento) que dizia de Cavaco o que Maomé não dizia do toucinho ( "Quem é esse gajo? Doutoramento onde? Numa merda de faculdade que ninguém conhece? Um parolo", etc).
Sei-o porque mo disse a mim . E várias vezes.
 

posted by FNV on 12:46 da manhã # (1) comments

quarta-feira, dezembro 1:

RIR A BOM RIR:

Uma "investigação" da revista Sábado sobre a integração de Cavaco no Estado Novo. Assim como uma investigação que descobre que a terra é redonda e que os portugueses já elegeram Cavaco quatro vezes.
Bem, se o PS, que já teve Veiga Simão e Freitas do Amaral no governo, só oferece isto, é caso para oferecermos nós solidariedade a Alegre.



 

posted by FNV on 10:16 da tarde # (8) comments

PARA A LAREIRA (III):

Sempre baratos os velhinhos fundos da INCM. Desta vez, um título de 1992: "Um judeu no desterro - Diogo Pires ( 1517-1599)e a memória de Portugal", de Carlos Ascenso André. O percurso biográfico é o habitual num judeu escorraçado, os motivos eram os da época ( há sempre motivos para odiar judeus) , mas a paragem mais interessante é na Croácia, em Ragusa, hoje Dubrovnik.
Depois, epitáfios de portugueses, odes a rios e a cidades ( a Coimbra "antes morada de Reis agora residência de ninfas")e a poesia possível. Trabalho apaixonado de Carlos André.
 

posted by FNV on 9:29 da tarde # (6) comments

DEPRESSÃO-REPRESSÃO ( XXII):

Antecipar o fim ou aguentar , numa trincheira branca, os últimos dias? A favor da primeira: o comando é nosso, a dor é apenas mental. A favor da segunda: sermos recordados como dignos na morte. A escolha é óbvia. Só que não é.
Na maioria dos casos acabamos por escolher a segunda. Não por bravata ou ânsia de uma espécie de posteridade privada. Somos apenas tão insaciáveis nos dias de guarda como fomos nos belos dias do desperdício.
 

posted by FNV on 9:09 da tarde # (2) comments

NARCOANÁLISE IV ( série3):

Esta rede desmontada em Espanha é exemplar. Mostra várias coisas sobre o médio ( o do retalho) narcotráfico: a mobilidade, a organização, a flexibilidade e a adequação às exigências do consumidor. Não mostra, quer dizer, não está na peça , outra coisa que existe e da qual que ninguém gosta de falar: o nível de corrupção de que uma rede destas necessita. Pressentimo-la no México, no Brasil ou em Cabo Verde, mas negamo-la na Europa. Isto ( 3º e 4ºs parágrafos), comparativamente, é uma brincadeira e só seria notícia escandalosa se o governo brasileiro fosse da temível direita securitária.
Quem estuda a Prohibition ( "Lei Seca") aprende depressa o nível de corrupção que infectou a esfera judicial, política e mediática. Não pode ser de outro modo. Há muito dinheiro, há muita operação encoberta e há o sentimento generalizado de impotência. Em Portugal, os poucos casos conhecidos, que envolveram PJ, PSP ou GNR, não tiveram eco mediático. E , francamente extraordinário, não temos notícia de políticos, advogados ou jornalistas acusados de envolvimento no narcotráfico. Por que é que é extraordinário? Porque somos um dos principais pontos de recepção e distribuição da cocaína europeia.
 

posted by FNV on 12:16 da tarde # (6) comments

terça-feira, novembro 30:

Os amores mortos não se cansam de morrer ...
 

posted by FNV on 10:07 da tarde # (2) comments

LER O VÍTOR DIAS:

O mito da transparência, pegando no exemplo que ele dá do PCP, cai com estrondo nos ( antigos) congressos mais desejados pelos media, os do PSD. Toda a encenação tauromáquica, o bichanar excitado das dondocas e señoritos das televisões, a criação da grande expectativa numa espécie de concepção mística ( roubando o significado ao grande Broch) da história partidária . E o bom povo acreditava que era no palco que as coisas se decidiam.
Ainda por cima, logo mais abaixo, o VD põe Brubeck, O Dave.
 

posted by FNV on 4:42 da tarde # (0) comments

MUITO BOM:

É o que deve ser um texto de blogue. Bem escrito, bem pensado e indiferente à banalidade.
 

posted by FNV on 1:32 da tarde # (3) comments

APOIADO:

Infelizmente, é o que por aí há mais: pavones.
 

posted by FNV on 11:46 da manhã # (1) comments

NARCOANÁLISE ( nº2, série 3):

1) Só agora completei o estudo do relatório preliminar de 2010 do UNODC sobre a situação do ópio afegão. Quem acompanha estas séries talvez recorde as críticas que fiz ao ex-director do gabinete. Antonio Maria Costa, um ano antes de sair, disse uma verdade óbvia: o dinheiro do narcotráfico está a ser utilizado para financiar bancos nesta época de crise mais ou menos global. Costa foi sempre irrealista nas previsões acerca da erradicação da cultura do ópio, mas agora acertou (por acaso foi substituído, Yuri Fedotov é o novo patrão ). Quando é que as pessoas se convencem de que o dinheiro gerado no negócio não fica em caves de indivíduos mal afamados?
Sempre que leio estes relatórios impregnados de voluntarismo norte-americano não consigo deixar de recordar uma das coisa que mais dificilmente entrava nas cabeças dos meu alunos ( quando dava aulas): os EUA são os responsáveis pelo actual estado de coisas.Começaram nas Filipinas e só pararam ( para ganhar balanco) nas conferências de Nova Iorque/ Single Convention Geneva, 1962. Isto leva-me a outra memória: os alunos não aceitavam que a inovação, nesta matéria, é a proibição. E em Portugal os media preferem dar espaço a ignorantes e/ou cavaleiros andantes. Paciência.

2) O relatório. Um facto interessante. Naquela selvajaria, de 2009 para 2010, os mesmos 123.000 ha plantados. A produção, no entanto, baixou de 6,900toneladas para 3,600. Como? Uma doença. Da planta, da papoila. Teremos de aguardar pelo relatório final para saber o que aconteceu excatamente ( há informações imprecisas, especulações, etc).
Um facto preocupante para ser analisado mais tarde: o preço subiu brutalmente. Farm -gate prices: 64U$/kg para 169U$/kg de pasta de ópio ( o que se consegue depois de precipitar num bidão as impurezas e matérias lenhosas e é depois seco e parece mousse de chocolate). Uma previsão que se pode fazer é esta: o grau de impureza nas ruas vai aumentar e o negócio da cocaína vai melhorar muito.
 

posted by FNV on 12:39 da manhã # (8) comments

segunda-feira, novembro 29:

BARÇA 5 - REAL MADRID 0:

- Ambrósio, lembrei-me de algo...

- Tomei a liberdade, Senhora...
 

posted by VLX on 9:58 da tarde # (4) comments

"PIOR DO QUE UM BEATO SÓ MESMO UM ANTI-BEATO":

"Mas porque raio é que tanta gente reage como o cãozinho do Pavlov? Parem lá de salivar, oh que caraças. Não percebeu que essa frase é resposta ao que escreveu o Luís G.? De que não preciso de explicar a dimensão religiosa na vivência humana, de tão evidente que é? Ou tenho que fazer um rol de "provas" de que o apelo religioso, do Paleolítico ao século XXI, esteve omnipresente na história humana? Terei que escrever mais banalidades destas? Irra que, pior do que um beato, só mesmo um anti-beato".
 

posted by FNV on 2:25 da tarde # (2) comments

Regressaram .Olé.
 

posted by FNV on 12:44 da tarde # (6) comments

domingo, novembro 28:

NARCOANÁLISE ( 3ª série):

Esta série será sobretudo acerca dos novos cenários: o mercado e as políticas de droga em tempos de crise económica. À laia de introdução: o que se está a passar no Rio não é bom. Sei que existe agrado por ver a força usada contra os narcotraficantes, mas as coisas não são bem assim.
Começa por não ser guerra nenhuma contra os narcotraficantes. Esses estão bem longe das favelas. Este camarada, que sigo há muito tempo, já se aproxima mais da figura do narcotraficante, se bem que esteja no fim da escala. Esta acção para-militar é uma acção securitária ( ver vídeo) que apanhará simples vendedores de rua ( não discuto aqui os méritos securitários).
Depois temos outro , e mais grave, problema. O México e a Colômbia começaram assim: com o exército nas ruas. Isto significa não só a falência da máquina judicial ( corrompida e incompetente), mas também a assimilação da narcocultura. Convém não esquecer que o narcotráfico é gerador de riqueza : as populações latino-americanas não ganham mais do que com as multinacionais de bananas ou petróleo, mas também não ganham menos.


( continua)


 

posted by FNV on 9:10 da tarde # (12) comments

ANTES PELO CONTRÁRIO*:

Estão muito bem lançados e adaptados à actual cultura partidária dos seniores.


* Afinal sempre são gente qualificada e coisa e tal. Devem ter reclamado, mas o meu post, esse fica como está.
 

posted by FNV on 6:53 da tarde # (2) comments

O QUE MARCA O JOGO:

Enquanto preparo cuidadosamente um delicado g’vine para beber à Beira-Mar, duas ou três reflexões.

A comunicação social tem insistido em que o jogo Sporting-Porto foi marcado por lances polémicos. Não me parece. É claro que houve um golo na sequência de um evidente e claríssimo fora-de jogo, dualidade de critérios da arbitragem (comparem-se as faltas de André Santos e de Maniche sobre Moutinho, sem qualquer sanção, e a de Maicon sobre Liedson, logo tingida de vermelho), e até maçãs em barda atiradas sobre Helton e Moutinho (o subintendente da PSP lisboeta que permitiu a entrada no estádio de um completo pomar deve achar que a claque mais a sul é pródiga em maçãs).

Ora isto (tirando as maçãs) não é novo nem causa polémica que marque o jogo. O FCP está bem habituado a este tipo de coisas e a remar contra estas marés (ao contrário dos tolinhos que por dá cá aquela palha se recusam a ir ver jogos fora).

O que marca este jogo é que o melhor Sporting deste campeonato não conseguiu ganhar ao pior Porto do ano, o que marca este jogo é a constatação de que o FCP já jogou com os três grandes (Braga, Benfica e Sporting) sem perder. É o maior, portanto.
 

posted by VLX on 6:39 da tarde # (21) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012