Mar Salgado

sábado, março 6:

ISTO NÃO ESTÁ CORRER NADA BEM:

Mesmo que fosse verdade, o que , como diz o João Villa Lobos, é difícil de aceitar, a atitude de líder seria a de não fazer espavento.
 

posted by FNV on 4:35 da tarde # (1) comments

MAIS LALANGUE:

O Público põe "a descer" Albino Almeida, presidente da Confederação de Pais, porque propôs a penalização dos pais cujos filhos façam maldade saos colegas da escola. O Público diz que é "a direcção errada" , mas não diz porquê. Bem, remetido para a peça ( na página 16) lá se percebe que são necessárias as inevitáveis equipas multidisciplinares. Pois.
É azar os miúdos violentos, filhos de pais violentos ou relapsos, não serem dogues argentinos ,de donos violentos ou relapsos.

 

posted by FNV on 1:09 da tarde # (0) comments

STASIS BENFIQUISTA*:

É altura de elogiar o Fóculporto. E porquê? Porque estamos quase a ser campeões e o mais difícil ainda não começou.
Ser campeão num ano em que o principal adversário está empanturrado ,e o Spórtingue despede o treinador/formador no início da prova, é muito agradável, até porque será à custa de bom futebol, mas não é um feito homérico. A próxima temporada será decisiva para sabermos se o Benfica mudou. Aí temos de pôr os olhos na cultura vencedora do FCP. Em ambos os tetra, mesmo com mudança de treinador, o FCP soube manter a cultura da organização : Oliveira/ Santos e Adriaanse/ Jesualdo. Isto é saber sobrepor a cultura da organização ao clima organizacional.
Vários passos, um exemplo. Como Vieira não é Pinto da Costa ( que quando um jogador se lesionava gravemente ia ao hospital renovar-lhe o contrato) , nem os respectivos thiasos são comparáveis, Rui Costa terá de se preocupar menos com os túneis e mais com a organização. Com ou sem Jorge Jesus, o Benfica tem de estabilizar rigor e espírito de cavalaria. Episódios como o de Ramires, que quando chegou anunciou que estava apenas de passagem ( embora depois tenha sido obrigado a feroz autocrítica maoísta) , não se podem repetir.



*
em memória do J.F.
 

posted by FNV on 9:53 da manhã # (30) comments

sexta-feira, março 5:

CATATONIA:

Isto já não nos incomoda, já não nos diz nada, já é normal.
Em psicologia social, mais concretamente na teoria moscoviciana das representações sociais, chama-se a este processo naturalização. Algo que de início era estranho e inacessível, por exemplo, um termo psicanalítico ou da ciência, torna-se lentamente manejável, acomodável. É claro que, para que tal aconteça, o conceito tem de perder o seu significado original e adquirir outro.

 

posted by FNV on 9:33 da tarde # (3) comments

ISSO TALVEZ EXPLIQUE MUITA COISA:

Por exemplo, por que motivo Marinho Pinto está tão empenhado na defesa de Sócrates. Sempre a cavalo no Rocinante contra a corrupção, não disse uma palavra sobre os casos do último mês ( TVI, Figo-Tagus e ramificações) . Porquê ? Porque "os tribunais é que julgam"? Não, porque lhe apetece. Porque, quando quer, é fonte, jornalista, investigador, acusador e juiz:


"Em Janeiro de 2008, na primeira entrevista após ter tomado posse como bastonário, Marinho Pinto ficou sob fogo cerrado por denunciar situações de corrupção no poder político, dando como exemplo o caso do prédio dos CTT, em Coimbra. O advogado recusou revelar nomes, mas apontou responsabilidades a dirigentes do PS e do PSD de Coimbra".
 

posted by FNV on 7:09 da tarde # (4) comments

quinta-feira, março 4:

FAUX PAS:

Tal como no PS quando Sócrates ganhou as directas, o PSD apresenta três homens. E ficamos por aqui. No PS, os três tinham peso no partido, quero dizer, pesavam realmente nas pessoas que votam PS, não apenas nas distritais. Alegre, mítica e obviamente; João Soares, representante do soarismo e ex-presidente da maior câmara do país; Socrátes, ex-ministro e simbolizando a renovação face ao desgaste aparelhista-soarista e tardo-alegrista.
No PSD não acontece nada que se pareça. Passos Coelho é o cyborg experientíssimo, muito bem treinado e que agregou gente que trata a ambição por tu; Aguiar-Branco , um gentleman, foi fugazmente ( e ainda bem) ministro, é virtualmente opaco e não é reconhecido excepto pelos especialistas da caderneta de cromos. Rangel sobrevaloriza a vitória nas europeias e não apresenta nenhuma vantagem objectiva sobre os outros: não tem peso real e a imagem que transmite é, também, de técnico.
Rui Rio é responsável pela entrega do partido e, provavelmente, do país, à equipa de Passos Coelho.

 

posted by FNV on 7:24 da tarde # (14) comments

A LER, NO PÚBLICO:

Bom, muito bom: Pedro Lomba, sobre as eleições no PSD.

Muito bom, esplêndido: Manuel da Costa Andrade, sobre a decisão pavoneada.
 

posted by VLX on 12:26 da tarde # (12) comments

SIBILLA, SEMPRE:

Sibilla Aleramo, pseudónimo de Rina Faccio, feminista italiana do início século XX ( Una Donna, 1906), não tem coisas muito cortantes. Salvo esta, magnífica: "quase aprendo a ter orgulho, quase como um homem". Publicado em Selva D'Amore ( 1947):

Son tanto brava lungo il giorno.
Comprendo, accetto, non piango.
Quasi imparo ad aver orgoglio quasi fossi un uomo.
Ma, al primo brivido di viola in cielo
ogni diurno sostegno dispare.
 

posted by FNV on 10:44 da manhã # (9) comments

quarta-feira, março 3:

VERDES ANOS:

Cuba. Quando tinha a idade do meu filho mais velho, era a mesma coisa: tudo invenção dos americanos, tudo pago pela CIA. O gulag, Katyn, a STASI, as purgas dos anos 30, a tortura, os fuzilamentos. Em Portugal, até o MRPP passava recibo verde à CIA.
 

posted by FNV on 7:09 da tarde # (3) comments

A GRANDEZA DO ENTREVISTADO PERANTE ENTREVISTADORES INFERIORES:

Na Única, revista do Expresso de 27 de Fevereiro, uns tais de Christiana Martins e Manuel Tinoco entrevistam Abel Andrade, Advogado, anão. O entrevistado é de enorme categoria, bem como as suas respostas que revelam ser de uma pessoa extraordinária, oriunda de uma família corajosa e cooperante. Quaisquer que tenham sido as dificuldades pelas quais tenham passado na vida, elas foram vencidas com tenacidade e força de vontade.

Já os entrevistadores, por três vezes sugeriram o aborto. A primeira, possivelmente a mais cruel ("a sua mãe sabia, antes de você nascer, que seria anão?"). A segunda, igualmente imbecil ("se soubesse de antemão que o seu filho seria anão, que faria?") e a terceira, certamente por julgarem que, perante as respostas lúcidas, ainda não tinham sido compreendidos os seus propósitos, a mais directa ("não optava por abortar?"). Esta última mereceu do entrevistado a resposta óbvia: "não, ele respiraria, seria autónomo".

Na cabecinha enviesada daqueles infelizes entrevistadores certamente não passou a enorme ofensa das suas perguntas. E seguramente não têm consciência de que revelam que, com eles, não existiriam anões no planeta pois seriam todos vítimas de aborto. Na Alemanha nazi também havia imensa gente que pensava assim, era o apuramento da raça. Raça de gente...
 

posted by VLX on 3:02 da tarde # (8) comments

NÃO TARDA REGRESSAM AS ESTRELAS AMARELAS.
 

posted by FNV on 10:20 da manhã # (0) comments

TÊM SIDO MUITOS...
 

posted by FNV on 8:34 da manhã # (1) comments

A LER:

E, se puderem, complementem com The Frontiers of Art and Propaganda, de Orwell, originalmente publicado no The Listener, em Maio de ....1941.
 

posted by FNV on 12:56 da manhã # (0) comments

FIAMA, SEMPRE:

Fiama, já o disse, é madrinha desta série. E tanta, tanta, Fiama. Em Visões do Passado ( 1976), uma referência a um livro oferecido por Herberto ( Hélder) : Ofereceu do seu livro COBRA exemplares rigorosamente diferentes, pondo acrescentamentos e emendas à mão, sendo, portanto, esse um livro geneticamente impossível.
Não quero imaginar Fiama a ler os seus poemas, ou a declamar . Coisa assassina. Não acredito, até porque ( Visões do Passado) :

Cada sentimento
acumula demasiadas referências para uma respiração.
 

posted by FNV on 12:43 da manhã # (0) comments

terça-feira, março 2:

LÁGRIMAS MEGARENSES:

Alertado ( ver post anterior) por um rebocador de serviço, fui ler sobre o assunto do dia: a capa do jornal "i", a história do Jumento e o papel de garganta funda do Carlos Santos.
Aqui há tempos, troquei, em privado, umas ideias com o Eduardo Pitta sobre o assunto, que complementaram as informações que recebi amável e directamente do Carlos Santos. O meu interesse foi de tal ordem ( e disso dei conta ao Eduardo ) que nunca escrevi uma linha sobre as supostas revelações.
É que a minha teoria sobre o anonimato é simples. se o anónimo não vem a minha casa sujar o chão, cuspir para os guardanapos ou insultar a minha avó judia e o meu primo gay ( tudo verídico), estou-me nas tintas para a identidade do sujeito. O Jumento nunca cá veio fazer essas figuras, por isso não me interessa nada e não sei por que motivo foi assunto de capa.
A tal capa insere-se, se bem compreendi, numa guerra e será bom deixarem-se de pruridos. No outro dia, um blogue famoso, e muito citado pelos que hoje rasgaram as vestes, expunha a vida privada de uma jornalista que assinou uma peça incómoda para o governo. Era sobre farmácias e esta foi uma das raras vozes críticas*.



* tão mais interessante que, quando disse o mesmo do referido blogue ( usam pseudónimos) fui classificado como "maluco" e "zarolho" por um tal de João Magalhães. É giro, não é?
 

posted by FNV on 11:21 da tarde # (8) comments

GANHOU RUI RIO.
 

posted by FNV on 10:41 da tarde # (10) comments

ANTENA ISLÂMICA:

1) Uma fatwa contra o terror. Sim, leram bem: contra.

2) Campanha eleitoral no facebook: no Egipto.

3) Um debate islâmico sobre as ditas redes sociais.
 

posted by FNV on 7:00 da tarde # (0) comments

SOBRE AS CRENDICES.
 

posted by FNV on 3:04 da tarde # (0) comments

PALERMO, PALERMO:

Na civilização, os jagunços são julgados. Na Sicília , são heróis, fazem "vigílias pela justiça" ( esta é de antologia) e publicam livros onde relatam as façanhas ( gosto sobretudo da parte em que "o polícia leva uma sarda e fica logo esticado").
 

posted by FNV on 1:26 da tarde # (12) comments

BRAÇO ARMADO DO BENFICA EM JULGAMENTO:

De tempos a tempos vejo aí repetido o nome de uma cidade italiana. Curioso hoje não ver nada sobre o julgamento que se inicia contra a claque do Benfica (que a si própria se chamava pomposamente Braço Armado do Benfica) por associação criminosa, tráfico de droga, posse de armas, ofensa à integridade física, entre outros crimes. Mas se calhar nem é notícia.
 

posted by VLX on 12:28 da tarde # (21) comments

PEDAGOGIA NÃO-DIRECTIVA ( gabo a paciência ao NRA).
 

posted by FNV on 11:51 da manhã # (0) comments

COMO SE GANHAM ELEIÇÕES (I).
 

posted by FNV on 11:29 da manhã # (0) comments

O TUBO DE ANTENA :

Hoje, o ataque a Gabriela Canavilhas por causa das touradas; em Janeiro foi Pacheco Pereira , o canalha, por causa da adopção gay. Na semana passada, Mário Crespo e este.
 

posted by FNV on 9:28 da manhã # (0) comments

E AO MENOS PODIA DEIXAR, OCASIONALMENTE, FALAR OS CONVIDADOS.
 

posted by FNV on 12:52 da manhã # (3) comments

segunda-feira, março 1:

POIS É:

Leitor / blogger amigo alertou-me. Mais uma vez: provocadores, violentos e com muito, muito mau perder.
Repito: não se pode enganar toda a gente todo o tempo.
 

posted by FNV on 5:59 da tarde # (19) comments

TORTEL, SEMPRE:

Outro homem do Midi ( região onde vivi e à qual regresso sempre ) , como Reverdy e Ponge ( que já aqui veio várias vezes), que morreu faz hoje 17 anos. Podem ler o elogio para-fúnebre neste texto do L'Humanité. E podem ficar com esta:

Je suis responsable de tout
Ce qui n'a pu se former.
 

posted by FNV on 3:15 da tarde # (2) comments

OS GUARDAS DA REVOLUÇÃO:

Na Pública , de ontem, vem uma peça sobre a eutanásia a pretexto do caso de um inglês. O tom do texto é sempre o mesmo: "batalhas morais", "matou porque não é egoísta", as autoridades "não têm compaixão", etc. Ou seja, os bons sentimentos, os nobres sentimentos, estão todos de um lado. Aí mais abaixo cito um texto ( Teoria Geral dos Cabrestos) que compara a tourada à mutilação genital feminina. No caso do tabaco, todos se recordam que a intenção era "proteger os não fumadores"; deve ser por isso Churchill e Pessoa vêem agora as suas fotografias retocadas.
Na peça da Pública, um psicólogo diz que "se não fossem os sentimentos religiosos a maioria aceitaria a eutanásia". A jornalista questiona isto? Claro que não. O terreno é agora o da religião da política, da transformação das mentalidades conduzida pelos novos guardas vermelhos. Ou seja, e recordando I. Berlin, se fôssemos algo diferente do somos também concordaríamos com o que os outros entendem ser o melhor para nós.
Eu, que não fui ainda abençoado pela fé ( talvez um dia ), devo ser um zombie: só poderia ter dúvidas sobre a eutanásia se fosse religioso. Serei uma espécie de Peng, de quem Qi Benyiu disse ser uma serpente venenosa inerte, mas ainda viva.

 

posted by FNV on 11:35 da manhã # (1) comments

domingo, fevereiro 28:

STASIS BENFIQUISTA*:

1) Não se pode enganar toda a gente todo o tempo.

2) Guarín é um laxante potente: tanto faz dá-lo de avanço como de atraso.



* em memória do J.F.
 

posted by FNV on 10:36 da tarde # (17) comments

TEORIA GERAL DOS CABRESTOS:

Uma secção de tauromaquia adivinha a glória da mutilação genital feminina.
 

posted by FNV on 9:22 da tarde # (2) comments

IRREPREENSÍVEL:

Mas, na TSF, um "especialista em assuntos da ETA" discorria sobre esta detenção ligando-a "exclusivamente a um problema político".
Quando é que os neo-nazis e os fascistas aprendem esta cartilha?
 

posted by FNV on 7:25 da tarde # (0) comments

DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO:

Note-se que o ( ou "a", pois há por aí umas libelinhas que pousam em muito lado) ex-dirigente não quis ser identificado e, no entanto, estava apenas a emitir uma opinião.
Isto já não é um partido: é uma aula de ballet numa capoeira.
 

posted by FNV on 3:54 da tarde # (0) comments

REVERDY, SEMPRE:

O eremita de Solesmes, gosto de o juntar a Ruy Belo ( falta-lhe o humor alimonado), pese a teoria literária desclassificar tal comparação. Fora de moda, fora de círculo. Aqui podem conhece-lo um bocadinho melhor ( se não o conhecem já) , mas o poema que escolhi não está lá. Foi publicado em Les ardoises du toit ( 1918):

La porte qui ne se ouvre pas
Quelques animaux
Sans leur ombre
Un regard
Une tache sombre
La maison où l'on n'entre .
 

posted by FNV on 12:56 da tarde # (0) comments

(PORTUGAL NO) FESTIVAL MONTREAL en LUMIÈRE:

O nosso foi o país em foco no Festival Montreal en Lumière, este ano, entre os dias 18 a 28 de Fevereiro. Quem aterrasse no aeroporto canadiano deparava-se logo com imensas menções ao país e ao acontecimento. No Canadá, onde vive numerosa comunidade portuguesa, diversos chefes portugueses animavam a restauração com as suas criações (Airoldi, José Avillez, Luís Baena, Joachim Koerper, Vítor Sobral, de entre muitos outros). Vários produtores de vinho portugueses estiveram presentes com os seus vinhos (Aliança, CARM, DFJ Vinhos, Dona Maria, Dourum, Esporão, J. Portugal Ramos, Jose Maria da Fonseca, Luis Pato, Malhadinha, Niepoort, Paço do Conde, Quinta de Chocapalha, Quinta do Crasto, Quinta do Portal, Quinta do Vale Dona Maria, Quinta do Vallado e Quinta do Mouro), artistas portuguesas pontificaram (Mísia, Ana Moura, e Maria de Medeiros).

O Festival Montreal en Lumière é o maior acontecimento cultural e gastronómico promovido naquela cidade, mas foi igualmente uma festa sensacional de promoção do nosso país, dos nossos produtos e da nossa mais valia. Duas fenomenais lampreias, uma no sessenta setenta e outra mais familiar, permitiram-me beber, juntamente com diversos anos soberbos do Vale Dona Maria, as descrições entusiasmadas e sempre muito coloridas de Cristiano Van Zeller sobre o Montreal en Lumiére deste ano. Um sucesso tremendo para a comercialização dos vinhos e para a imagem global de Portugal.

Julgará o incauto leitor que o nosso país, os nossos impostos ou o nosso governo contribuíram para a coisa? – Nada, népias, nem um tostão! Eram precisos 70.000 euros, catorze mil contecos que o AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e todos os Ministérios contactados recusaram pagar. Como nenhuma das autoridades portuguesas o fez, pagaram os produtores de vinho essa quantia para que Portugal pudesse ser homenageado.

Por cá, na nossa querida terrinha, discute-se primeiro o que se há de fazer com o vídeo de 350.000 euros do Figo para os amigos. Para os amigos do primeiro, claro.
 

posted by VLX on 1:44 da manhã # (1) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012