Mar Salgado

sábado, fevereiro 2:

PASCOAES, SEMPRE:

Vós todos que viveis num grande medo,
Numa alucinação de arrepiar,
Em que há mochos gritando em fúnebre arvoredo,
Frias tardes de Outono e sinos a dobrar!

Figuras que eu avisto, à luz do céu,
Vultos do Acaso, a errar...
Sou o sono em que Deus contente adormeceu,
Cansado de criar.


(Terra Proibida, 1899)
 

posted by FNV on 11:30 da tarde # (2) comments

GUARDAS PRETORIANOS:

Pois sim, Vasco. E quando o caso foi saber se o ponto de inglês técnico tinha 20 linhas ou duas páginas também estavam em causa "cidadãos desfavorecidos"?
Os jornalistas só são bons investigadores quando querem, tens toda a razão. Eu só soube ontem que dois vereadores ( um do PS e outro do PSD) estavam ou passaram a estar ligados à empresa que fez mais valias de 35% num prédio em Coimbra em apenas seis horas. Entretanto passaram-se cinco anos.
Também há aqui um aspecto pessoal que inquina isto; e eu tendo, talvez por defeito profissional, concedo, a valorizar estas coisas.
Por último, também tens toda a razão na vexata questio da moralidade. Nada me irrita mais do que um político assumir ares de superioridade moral que exige à plebe e depois não cumpre em casa ( bem me lembro de Natália Correia na AR sobre o aborto). Neste caso, se se provarem os factos, é correr com o homem.


Adenda: e é tacticismo sim. Se o PM é um tão perigoso e rematado aldrabão corrupto, por que motivo os partidos ( pelo menos os da oposição) não exigem a Cavaco que demita o governo? Ainda não dá jeito, não é?
 

posted by FNV on 3:34 da tarde # (4) comments

QUEM GUARDA A GUARDA? O problema, Filipe, não é de tacticismo político pois de há uns anos a esta parte não se descortina qualquer espécie de táctica política em qualquer um dos partidos políticos (talvez com excepção do Bloco, mas cuja táctica se resume a fazer barulho).

A questão é que o novelo de trapalhadas que se encontra de cada vez que se dá uma espreitadela à vida passada (por isso é melhor nem vasculharmos a presente!) de José Sócrates é de um emaranhado tal que deveria assustar qualquer um. E é perfeitamente legítimo que os jornalistas investiguem (eles, que já tão raras vezes fazem isso) e divulguem essas situações que são sempre, no mínimo, pouco claras. Criticar a comunicação social por fazer essa investigação e divulgar os factos que descobre é que não se percebe. Muito menos por serem ocorrências passadas há 20 anos: pode-se tentar cortar com o passado mas ele não corta connosco.

Grassa uma corrente que barafusta contra os jornalistas dizendo-lhes jocosamente para irem investigar a vida de Sócrates na primária; o próprio diz que se forem analisar a sua vida nas décadas de 70 e de 60 encontrarão muita coisa e eu, por uma vez, acredito nele. Mas vamos a cada década de cada vez.

O mais recente conjunto de episódios relatado pode ser visto e tratado de três formas. Uma vez que já quase nada nos espanta, temos à cabeça a humorística ("qualquer criança de sete anos faz em lego casas melhores do que aquelas", "se ele deixou a Guarda assim como deixará o país?", "e diz-se ele amigo do ambiente?", etc., etc.), mas o caso é sério demais para nos cingirmos à laracha.
Temos a formal, que é discutir a assinatura de favor, embora me pareça um tema pouco interessante.
E temos a que realmente importa, que é ter-se constatado que havia ali na Câmara da Guarda uma trupezinha de amigos, uma pandilha de antigos colegas de curso que driblavam as regras e permitiam-se apresentar projectos na Câmara, feitos por si e aparentemente assinados pelo agora PM. Projectos esses que depois tinham um andamento surpreendentemente apressado e viabilidades extremamente suspeitas.
Sócrates nunca recebeu por isso? É possível. Só queria ajudar os amigos e os munícipes em dificuldades? Até pode ser. Mas a verdade é que se verifica que existe na Guarda um número certamente elevadíssimo de munícipes que não tiveram acesso a este..., bem..., a este expediente processual autárquico original e provavelmente viram os seus projectos atrasados ou indeferidos. Quem guarda estes munícipes desfavorecidos?
 

posted by VLX on 3:25 da tarde # (2) comments

sexta-feira, fevereiro 1:

UM CLIMA INSANO:

1) O jornalista do Público, J.A.Cerejo, diz ( ver sítio da RTP) que se baseou em documentos que estão na Câmara da Guarda "se entretanto não foram queimados". Pacheco Pereira fala em raiva? Pelos vistos há. E muita.

2) Se Sócrates for um político decente, demite-se e manda vasculhar de vez tudo o que houver para vasculhar. Depois recandidata-se ou não.

3) Este clima - metade do tempo a discutir se o PM é fascista e a outra metade se ele é aldrabão - serve muita gente. Serve sobretudo o tacticismo político mais execrável. Quem não é servido de certeza é o homem comum que tem muitos problemas que têm de ser resolvidos. Para mim tanto me faz que seja Sócrates, Fulano ou Beltrano a tentar resolvê-los.
Não vinham aí tempos difíceis?
 

posted by FNV on 10:47 da tarde # (1) comments

UMA MAÇADA:

O dr. Marinho Pinto foi um herói até ao momento em que definiu o processo Casa Pia como "a decapitação do PS".
Isto dos espirros tem que se lhe diga...
 

posted by FNV on 2:32 da tarde # (0) comments

RAZÃO TINHA O OUTRO:

Andámos na década de 90, estamos agora na de 80 e Sócrates teme a década de 70. Sarkozy facilita a vida aos jornalistas: está sempre no século XXI.
 

posted by FNV on 12:01 da tarde # (0) comments

FRASES OBTUSAS: «A lei é clara mas de leitura difícil.»
 

posted by VLX on 11:49 da manhã # (2) comments

CONVICÇÕES PROFUNDAS: Tenho a certeza absoluta de que Sócrates assumiu a autoria e responsabilidade dos projectos que assinou antes de ver no Público as fotografias das casinhas que projectou.
 

posted by VLX on 11:47 da manhã # (0) comments

E AINDA HAVERÁ MAIS*:

Depois da "falsa licenciatura" temos agora a "autoria de favor" de projectos de engenharia. Decidam-se: o homem é engenheiro ou não?


*se a memória de um certo almoço não me atraiçoa ainda virão mais umas coisas, digamos, de carácter mais pessoal.
 

posted by FNV on 1:44 da manhã # (2) comments

JORNALISMO AUTÊNTICO:

"Estudantes do secundário em protesto contra política da educação" diz a televisão. "Apenas 50 " diz a televisão logo a seguir.
50.000? Não, 50.
 

posted by FNV on 1:37 da manhã # (0) comments

quinta-feira, janeiro 31:

A TÁCTICA DO SALAME:

A revista Sábado garantia hoje que o Canadá está a estudar a proibição de fumar ao ar livre ( não encontrei confirmação numa pesquisa rápida), o que julgo que já acontece em algumas zonas de Nova Iorque.
"Protecção dos não-fumadores em ambiente fechados", "não somos fundamentalistas" e etc? Pois sim. E eu sou a Rainha de Inglaterra.
 

posted by FNV on 11:30 da tarde # (1) comments

O DOIS EM UM ( COM AMACIADOR):

Não tem nada que saber: centra-se para a grande-área e antes que o Cardozo chute na atmosfera o Makukula empurra-o para dentro da baliza com bola e tudo.
 

posted by FNV on 10:11 da tarde # (1) comments

O SOFÁ DE UM LEIGO:

Marinho Pinto esteve bem. Quase me fez acreditar que os corruptos não têm advogados. A sua persistência no caso CDS/PP/BES/ indivíduos que andam a dar beijos a velhinhos nas feiras (sic) também me fez acreditar que Paulo Portas vai ter problemas. E também tenho pena que Marinho não fosse bastonário no tempo das escutas Guímaro/Reinaldo Teles; e no tempo da mega-fraude do Fundo Social Europeu.
Estão a ver? Um tipo ignorante do direito até se entusiasma. Ou quase.
 

posted by FNV on 9:41 da tarde # (2) comments

GESTALT:

Sócrates convidou para a Saúde uma ministra que vista de repente parece a da Educação. Isto vai baralhar os rebeldes: o pessoal de Anadia ainda acaba a manifestar-se à porta de Maria de Lurdes Rodrigues e os professores à porta do Hospital de Faro.
Bem jogado.
 

posted by FNV on 11:49 da manhã # (0) comments

quarta-feira, janeiro 30:

LOOPING THE LOOP:

Os brilhantes analistas descobriram agora que o que preocupa os portugueses é a saúde: os velhos, os doentes, os pobres. Afinal não é a bola de berlim da praia do Ancão nem o cigarro à porta do restaurante, pois não?
 

posted by FNV on 11:15 da tarde # (1) comments

SEMANA DECISIVA: Depois das eleições para o Congresso americano em Novembro de 2006 escrevi aqui que o modelo Bush/Rove de vitórias eleitorais se tinha esgotado: a ideia de que as eleições se ganham mobilizando os eleitories fiéis através da criação de factos políticos fictícios ou reais que dividam os eleitores em escolhas claras e sem compromisso. As eleições de Novembro de 2006 mostraram que o centro político na América, que esteve cativo dos republicanos desde o 11 de Setembro, se tinha libertado - ou seja, o swing vote tinha renascido.
Como muito bem se explica aqui, neste ciclo eleitoral, os maiores sucessos até agora provêem de candidatos que representam a antítese dessas teorias eleitorais: Obama e John McCain. Alguns dados de ontem à noite reforçam esta convicção.
O eleitorado republicano, acompanhando o resto do país, tem-se deslocado para a esquerda - nas sondagens à saída das urnas de ontem, apenas 27% dos votantes republicanos se afirmavam como very conservative, os restantes eleitores republicanos afirmavam-se como conservadores moderados ou simplesmente como moderados ou liberais. Isto é muito diferente do que se passava há poucos anos atrás em que o número de auto-proclamados conservadores era esmagadoramente maioritário dentro do Partido Republicano. Esta evolução permitiu a vitória de McCain sobre Romney - McCain tem o apoio dos conservadores em segurança e política internacional, mas sofre desconfianças por parte dos conservadores morais ou económicos que tenderam a votar em Romney. Para McCain esta vitória foi fundamental - foi a sua primeira vitória num Estado em que a primária era "fechada" - só votavam eleitores registados como republicanos. McCain conseguiu assim juntar ao seu inegável poder de atracção sobre independentes e democratas conservadores a capacidade de ganhar dentro do eleitorado tradicional republicano. Com a desistência de Giuliani a seu favor e se este, como se prevê, fizer campanha por ele no Nordeste, McCain está lançado para esmagar na Super Tuesday e segurar a nomeação republicana. Desta forma, pode dar-se o impensável há algum tempo atrás - a nomeação republicana estar decidida antes da escolha democrata. Isto é relevante porque uma eleição primária mais rápida dá mais tempo para a criação de união no partido para as eleições gerais em Novembro.
Esta evolução é curiosa, porque este ciclo eleitoral favorece em princípio os democratas. O Partido Democrata está mobilizado como não se via há décadas. Em todas as primárias, têm-se batido recordes de mobilização de eleitores. Ontem, na Florida, votaram 1,7 milhões de democratas (quase tantos como os republicanos) numas eleições primárias em que não se elegiam delegados (ou seja, não contavam para nada) devido a um castigo inflingido pelo Comité Nacional Democrata ao Estado da Florida pela antecipação da data das primárias. Este número é impressionante e permitiu a Hillary Clinton efectuar uma manifestação de regozijo pela sua vitória (ainda que fictícia) para apagar mediaticamente a desilusão do resultado na Carolina do Sul e o apoio dos Kennedy a Obama.
O grande responsável pela mobilização do lado democrata chama-se Obama. A sua candidatura é um daqueles momentos pivot na História política. É um movimento pós-racial, pós-baby boomers. A Hillary Clinton pode estar a acontecer o que que aconteceu a George Bush pai - a eleição de 1992 significou a mudança de geração na liderança americana entre a geração da 2ª Guerra e a dos anos 60. Em 2008 pode estar a acontecer a substituição dos baby boomers pela Geração X representada genialmente por Obama que apanhou, para o bem e para o mal, o ar do tempo. A campanha de Obama já deixou de ser apenas sobre ele e a sua história pessoal - transformou-se num movimento de dimensões impensáveis há uns tempos atrás e que, dependendo do que vier a acontecer no resto das primárias, pode significar um reforço da capacidade de mobilização do Partido Democrata para a eleição geral ou uma fractura insanável entre o aparelho do partido e o estilo anything goes dos Clinton e o eleitorado mais jovem e independente. Isto é particularmente perigoso com um candidato republicano que, pela sua história pessoal e a sua fama de político decente, é muito atractivo para os independentes.
A eleição do lado democrata está muito renhida: na Florida podia-se votar desde 14 de Janeiro. Clinton obteve no total 50%. Mas se se considerar os eleitores que votaram na última semana e no dia de ontem, Clinton e Obama empataram a 35%. Edwards saltou fora da corrida, sendo imprevisível em quem votarão os seus potenciais eleitores. Os debates desta semana assumirão importância decisiva. As eleições americanas estão ao rubro.
 

posted by NMP on 5:00 da tarde # (4) comments

TCHUI:

Sabem por que motivo os leopardos não fogem dos circos? Porque nunca lá estão.
estes humanos tiveram que fazer pela vida.
 

posted by FNV on 12:07 da tarde # (2) comments

SUGESTÃO AO FNV: O debate sobre o fundamentalismo deveria incluir também o fundamentalismo ocidental:
"There's a definite urge – don't you have it? – to say, 'The Muslim community will have to suffer until it gets its house in order.' What sort of suffering? Not let them travel. Deportation, further down the road. Curtailing of freedoms. Strip-searching people who look like they're from the Middle East or Pakistan... Discriminatory stuff, until it hurts the whole community and they start getting tough with their children." (Martin Amis, 2006; frase recordada numa entrevista ao Independent, hoje, aqui).
É, seguramente, uma das dimensões daquilo a que Amis chamou o "de-enlightenment". Mas não é tão certo que o próprio a veja como tal.

 

posted by PC on 1:06 da manhã # (1) comments

terça-feira, janeiro 29:

POMBAS BRANCAS:

É sempre bonito ver apoiantes activos ( e passivos, como os que brindaram com Fidel no Porto em 1998) de uma ditadura comunista caribenha, que ainda hoje prende, mata e tortura, preocuparem-se com os direitos de quem é levado para outra prisão, por coincidência também caribenha.
São pombas de esperança.
 

posted by FNV on 8:40 da tarde # (3) comments

ODI ET AMO (LXVII):

Um europeu bem instalado há muito esqueceu o motivo pelo qual os avós rapavam o prato com o pão. A guerra tem destas coisas: harmoniza os comensais.
O excesso de mesa, mais pela quantidade do que pela qualidade, é um sinal de demência social. Já não nos recordamos do que é apreciar uma batata velha e fugidia, já não sabemos o que é matar a fome. Talvez por isso a angústia dos que tentam chegar não nos impressiona. E perdendo essa memória da fome, perdemos a memória da partilha.
Já não se conhecem os comensais. E isso nota-se.
 

posted by FNV on 7:09 da tarde # (6) comments

ODI ET AMO (LXVII):

Na montra do desespero, sumptuosa e variada, há um artigo cada vez mais raro. É uma peça que mata só de olhar: o silêncio depois de uma vida inteira em comum.
Invenções, guerras, traições, bebés, sexo, casas, netos e o mundo que viram mudar juntos. Meses depois, em visita solitária, um olha para a campa do outro e desmente Petrarca: foi uma vida longa demais.

 

posted by FNV on 10:56 da manhã # (0) comments

segunda-feira, janeiro 28:

HISTÉRICOS:

Quando a SIC e outros media denunciaram o caso do prédio de Coimbra que valia X de manhã e Y à noite, onde estavam os indignados? E durante todo este tempo - creio que dois anos -, onde diabo se meteram os indignados?
 

posted by FNV on 11:34 da tarde # (0) comments

A ORIENTE DO ORIENTE (III):

"Não existe Islão moderado" significa uma ou ambas as coisas:

a) Que não existem estados islâmicos moderados.
b) Que não existem muçulmanos moderados.

Se tomarmos a expressão "moderado" por west friendly não vamos lá, porque então a Arábia Saudita seria um exemplo de Islão moderado. Se lermos "moderado" como o acolhimento de preceitos ocidentais - secularização e eleições livres como expressão formal do processo político por exemplo - então Marrocos é um estado ( reino) fundamentalista.
Por outro lado, se dissermos que não existem muçulmanos moderados, de Rabat a Java, estaremos a fazer um diagnóstico clínico e psico-social à escala planetária; e um disparate à mesma escala.
O que de facto se pretende com expressão "não existe tal coisa como Islão moderado" é dizer que a "essência" do islamismo não permite a ocidentalização. Esta ocidentalização assenta em várias premissas que iremos desfolhar ao longo da série e que Karim Souroush ( o "Lutero" do Islão como divertidamente alguns lhe chamam) e muitos outros têm trabalhado. O nó górdio - sem termos Alexandre à mão - é , no entanto, o papel da religião na organização socio-política.
O falhanço da industrialização e o asfixiamento das elites potencialmente inovadoras - aspectos clássicos de sociedades pré-capitalistas - são também apontados como efeitos do domínio do religioso sobre o político. Serão tratados à luz da experiência colonial, como Eça de Queiroz fez em "Egypto".
O problema são os factos. Veremos, por exemplo, como funcionou o Afeganistão dos anos 50 ou a Indonésia dos anos 50/60 ( século passado), países que ensaiaram evoluções interessantes e nada condizentes com a opção binária moderado/fundamentalista. Mas claro que, pese o desgosto de alguns, teremos nesses casos de analisar a actuação da influência ocidental: o mundo não começou ontem.
 

posted by FNV on 10:36 da manhã # (9) comments

domingo, janeiro 27:

MANOS:

Este é parecido com este. Mas neste último faz-se mais exercício físico ( ver o ponto 4).
 

posted by FNV on 12:49 da tarde # (0) comments

A HORA DO TACUARA:

Se a bola estiver parada ou lhe for dada por um adversário, o homem é letal. Quando aprender a rematar de cabeça, a jogar na antecipação e a dominar a bola em corrida teremos um grande avançado. Podíamos era ter pago apenas aquilo que ele sabe fazer.
 

posted by FNV on 12:18 da tarde # (3) comments

ANIVERSÁRIO EM KALSA:

Foi no último Domingo de Janeiro de 2006 que Co Adriaanse, treinador do FCP, foi emboscado à saída do centro de estágio do FCP. O incidente foi gravado pelas câmaras de videovigilância. Foi prometido um rigoroso inquérito interno. Não sou jurista mas calculo que aquilo tenha sido um crime público, pelo que as autoridades judiciais também devem ter investigado exaustivamente. Passaram dois anos.
Depois admiram-se quando vem polícia de Roma.
 

posted by FNV on 12:00 da tarde # (5) comments

PINTAR A CARA DE PRETO:

Mendes Bota, segundo a TSF, fez ontem no Algarve uma comparação Sócrates/Salazar utilizando uma graçola com as letras SS. Disse também ( essa ouvi) que a "ASAE é a nova PIDE". Mendes Bota é deputado e membro da comissão política do maior partido da oposição.
Quem durante estes meses andou a alimentar isto - por tacticismo, despeito, preguiça intelectual ou simples estupidez - talvez esteja satisfeito. O PCP nunca utilizou estas comparações. Quem foi de facto saneado pelo antigo regime ou preso e espancado pela PIDE deve olhar para isto com revolta e tristeza. Os outros que pintem a cara de preto.
 

posted by FNV on 11:28 da manhã # (1) comments

O SINAL: Têm razão o CAA e o PMF do Blasfémias quando se surpreendem com a pressa do PGR ao instaurar um inquérito às afirmações do novo bastonário da Ordem dos Advogados. Mas a decisão também pode ser vista como um sinal: doravante, é de esperar que a Dra. Mª José Morgado se sinta institucionalmente obrigada a instaurar um inquérito, no próprio dia, às declarações do mesmo calibre que exala com regularidade trimestral e que lhe asseguram as primeiras páginas dos jornais.

 

posted by PC on 12:49 da manhã # (0) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012