Mar Salgado

sábado, julho 14:

O PRISIONEIRO 227:

O filme passou relativamente despercebido, o que não admira. Fosse uma baboseira do sr. Moore e outro galo cantaria. Em "As Vidas dos Outros" ( Alemanha, 2007), o capitão Wiesler, instrutor da STASI, pergunta a um desgraçado - o prisioneiro 227 - se "acha que um regime humanístico como o nosso seria capaz de encarcerar cidadãos sem motivo". Até tinha razão.
A cena passa-se em 1985. Já havia TGV, Maradona, Cavaco, eu tinha vinte anos e lembro-me muito bem. Muitos pulhas que hoje berram contra o "pensamento único" e a "claustrofobia democrática" eram na altura homens feitos e maduros e diziam da RDA o que o bom muçulmano diz do Corão.
 

posted by FNV on 12:04 da manhã # (0) comments

sexta-feira, julho 13:

ODI ET AMO (III):

Os imigrantes são o que mais se aproxima da classe trabalhadora dos tempos de Marx. Chegam em bandos, trabalham 18 h/dia, não são sindicalizados nem têm segurança social. O Bloco ignora-os em favor dos LGBT e o PCP prefere os clássicos e os reformados. Porquê? Porque os imigrantes não votam.
 

posted by FNV on 5:10 da tarde # (2) comments

ODI ET AMO (II):

Não existe comida afrodisíaca. Os chineses inventaram isso para que os homens não sofram de ejaculação precoce e para que as mulheres não lavem a louça logo a seguir. A arte da cavilação é a única coisa verdadeiramente excitante.
 

posted by FNV on 12:20 da tarde # (0) comments

ODI ET AMO (I):

As cabeleireiras de trinta anos são o ideal de mulher. Só convivem com mulheres, cheiram bem e têm mãos que parecem pombas. O problema é que sofrem todas de disfunção sexual.
 

posted by FNV on 11:42 da manhã # (5) comments

quinta-feira, julho 12:

DUAS CURIOSIDADES ESPANHOLAS:

1ª) O desprezo, ao contrário do estardalhaço habitual, com que foi recebida nas redacções lusas a proposta de Zapatero de incentivo à natalidade ( 2.500 euros por nascituro).
2ª)A quantidade de golos que vamos poder ver este ano no Manuel Ruiz de Lopera.
 

posted by FNV on 10:23 da tarde # (3) comments

VIRTUDES A PÉ, VÍCIOS A CAVALO:

Ao fim de quase dois anos de mandato, o PS vacilava nas sondagens mas Sócrates parecia intocável. Muitos sectores estavam descontentes mas a coisa corria bem. O objectivo foi claramente delineado : desacreditar a figura do PM, porque os portugueses não votam em partidos mas em pessoas. Sócrates colhia a popularidade na imagem de político honesto e decidido, eram essas qualidades que tinham de ser arrasadas.
O primeiro passo consistiu no caso do diploma de engenheiro e funcionou bem. Tão bem que já foi arrumado. O segundo foi inventar a "deriva autoritária" ( um sucedâneo do ortodoxo "desvio de direita" comunista). A estratégia foi simples, o resultado evidente: o homem passa a ser um aldrabão prepotente.
Tudo isto faz parte do combate político e é perfeitamente legítimo, não sendo necessário que muitos mestres e veteranos destas lutas nos tomem por parvos. Eu não gosto.
 

posted by FNV on 11:29 da manhã # (6) comments

FONTES LUMINOSAS:

Uma das mais evidentes expressões do poder mediático, mas também da sua duplicidade moral, pode ser encontrada na investigação aos casos de violação de segredo de justiça. Gente capaz de saber com quem Cristiano Ronaldo bebeu o 3º copo na discoteca ou quantas rasuras tinha o trabalho de inglês de Sócrates nos tempos da Indepedente, não consegue, estranhamente, um furo que seja sobre a autoria da famosa violação.
 

posted by FNV on 9:26 da manhã # (0) comments

quarta-feira, julho 11:

O GOVERNO PS ESTIMULA A CONSCIÊNCIA CÍVICA: Estes episódios pirosos de que o Governo de Sócrates, volente nolente, se tem conseguido rodear, já tiveram um efeito positivo: à esquerda e à direita, pessoas para quem a liberdade de expressão não costuma ser, ou não foi sempre, digamos, uma prioridade, escrevem em sua defesa com o ardor dos primeiros liberais. Mais vale tarde do que nunca. Hoje os funcionários públicos, amanhã os membros do Partido, depois de amanhã os bispos heterodoxos.

 

posted by PC on 10:14 da tarde # (0) comments

AGORAFOBIA:

Leio nos jornais - não, na crónica de Marcelo Rebelo de Sousa - que o PSD madeirense não deixa que se façam perguntas ao governo no parlamento regional.
 

posted by FNV on 12:48 da tarde # (0) comments

QUEM SABE, SABE:

Quando Campos e Cunha, ministro das finanças de um governo cuja preocupação quase exclusiva era as finanças, se demitiu ao fim de alguns meses, onde estava a agora agressiva e inquisitiva classe jornalística? Calada e sossegada. Como a nêspera do Mário-Henrique Leiria.
Tem sido sempre assim. Nos primeiros tempos de um governo forte, os media acotovelam-se para ocupar os melhores lugares da pantomine tournoi. Tudo permitem, tudo deixam passar. O povo legitimou o chefe e eles não querem estar contra o povo. Assim foi com os primeiros anos das maiorias absolutas de Cavaco ( como ele próprio conta); assim foi com a actual ministra da educação que abanou logo os professores, nessa altura ignorados pelos media.
Quando a coisa começa a aquecer, os media reassumem a posição de controlo. É uma forma de poder como outra qualquer. Os media só têm poder quando transmitem o natural desconforto de alguns sectores do "povo" ou quando amplificam - distorcendo se puderem - as mais irrelevantes historietas.
O poder é um atributo que depende da situação dos actores, e nada torna mais irrelevante o peso mediático do que os primeiros anos de um governo de maioria absoluta. Por outro lado, quando a agenda do governo cobre os temas caros às redacções - normalmente os "fracturantes" - a vigilância abranda. Quem sabe, sabe.
Se Sócrates voltar a ganhar folgadamente, assistiremos ao eterno retorno, com direito a champagne no avião para Luanda e tudo. Nos primeiros tempos.
 

posted by FNV on 12:01 da tarde # (0) comments

terça-feira, julho 10:

MOMENTO DE ANTOLOGIA DO DISPARATE AUDIOVISUAL: Estou a viver fora de Portugal. O que me poupa ao bombardeamento quotidiano sobre as eleições intercalares no Concelho de Lisboa. Sou eleitor nesse concelho o que espero me coloque a salvo de ataques de bairrismo com que normalmente são brindados os que protestam contra a notória macrocefalia que se vive no País.
Não tenho escrito no blogue mas ontem, através da net, apercebi-me que o debate dos candidatos à autarquia de um concelho com cerca de 500 mil habitantes (por volta de 5% da população do país) estava a ser transmitido em directo no horário nobre do principal canal de televisão público. Não me consigo conter.
Porque é que os portugueses que vivem fora de Lisboa são obrigados a ter uma noite inteira no principal canal público (pago com os impostos de todos) ocupada com o debate dos candidatos à Câmara Municipal do Concelho de Lisboa? Não havia outros canais interessados? No cabo por exemplo? Ou o próprio canal 2, também público e (neste caso apropriadamente) destinado a minorias? Ainda por cima com as novas tecnologias podem transmitir-se eventos online costumizados apenas para os potenciais interessados (por ex. eleitores emigrados como este Vosso escriba) - como aliás a RTP ontem fez, o que torna ainda mais estranho e até redundante a transmissão via Canal 1 e RTP Internacional.
Mesmo que a matéria interesse aos habitantes da Grande Lisboa (e é duvidoso que todos estejam interessados nesse debate tão parcelar relativamente aos seus problemas) isso abrangerá 20 a 25% da população do País.
Claro que muitos poderão dizer que a Câmara Municipal de Lisboa é maior que muitos ministérios e que tem mais funcionários e um orçamento superior a muitos organismos do Estado. Mas isso diz mais sobre a má organização administrativa do Estado, o possível excesso de funcionários municipais e o mais que provável exagero de campos de intervenção da Câmara Municipal de Lisboa do que sobre a relevância da coisa.
Estou certo que o futuro da Emarlis, da Gebalis, da Lisdesporto e do plano Baixa-Chiado e mais umas quantas siglas acabadas em lis deixaram em suspenso milhões de portugueses, no País e na diáspora, do Minho a Timor (como requinte sádico do disparate, o debate foi transmitido em directo pela RTP Internacional e RTP África).
Eu não gosto muito de usar adjectivos deste tipo mas, para além de outras considerações, isto é essencialmente um acto parolo e pacóvio. Produzido pelas brilhantes e cosmopolitas mentes que comandam o nosso sistema político-mediático.
Ortega Y Gasset dizia que o provinciano era aquele que, estando onde estivesse, se julgava no centro do Mundo. Pois bem, Lisboa (ou melhor, uma eleição para a Câmara de Lisboa) esteve ontem, através dos diversos canais da RTP, no centro do mundo audiovisual lusófono. Alguém descobre a(s) provinciana(s) mente(s) que resolveu(eram) que isto tinha algum interesse para os cidadãos lusos e lusófonos do Porto, Coimbra, Faro, Bragança, Portalegre, Luanda, Maputo, Newark, San Jose, Macau, Rio de Janeiro, Paris ou Dili ?
Isto é serviço público. Mas do tipo rádio local. Infelizmente com projecção mundial. Ou seja, durante 2 ou 3 horas quem quis ver televisão em português fora do País ou o serviço público em Portugal ficou condenado a assistir a uma troca de argumentos de alto coturno sobre magnas questões de interesse global como o túnel que talvez, quem sabe, venha a passar sob o Jardim da Estrela. Um problema, está visto, de transcendente importância e impacto à escala planetária.
Que belo uso é dado ao dinheiro dos nossos impostos!!!
 

posted by NMP on 4:30 da tarde # (5) comments

A ESPADA DE BRENO:

O discurso do PNR assenta em dois bordões que ainda não funcionam - "fechar fronteiras" e "patriotismo" -, e em dois que os meninos babosos - o eleitorado do Bloco - e a gente pobre agradece: "morte ao capitalismo" e "isto é só corruptos". Ou seja, virtude monolítica por oposição ao virtuosismo multicultural da extrema-esquerda. Como são a mulher peluda da feira, os media estão a gostar.
Com ou sem cerco ao Capitólio, ainda pagaremos, e bem, o peso desta espada.
 

posted by FNV on 10:54 da manhã # (2) comments

ANTES DO TEMPO:

Recolher pedaços que sabemos que serão um dia pretexto para o sorriso ou para o aço. Por exemplo, o bilhete do primeiro jogo de futebol a que o levámos ou a redacção na qual ela se estreou a opinar sobre o estado do mundo. É um exercício perigoso.
Estas coisas chantageiam o tempo: são o presente, mas guardamo-las para o futuro para servirem de passado. São, no fundo, a única coisa que podemos fazer para iludir o nosso envelhecimento. Esta é a versão benigna.
Num outro planeta, este exercício é uma antecipação do Mal. Recolhemos voluntariamente para não termos de recorrer obrigatoriamente. Esta é a versão catastrófica.
 

posted by FNV on 12:23 da manhã # (0) comments

segunda-feira, julho 9:

SOL ENCOBERTO: Fico estupefacto perante o argumento de José António Saraiva (JAS), escrito no Sol. Diz JAS que o professor escorraçado da DREN não deveria referir-se em calão ao Primeiro-Ministro por este não deixar de ser, de certa forma, o seu "patrão" (aspas no original).

Imagino que JAS não se tenha dado conta de que o seu raciocínio faria emudecer uma imensidão de pessoas. Todos os funcionários públicos e todos aqueles funcionários que gravitam na órbita das centenas de empresas em que o governo estranhamente participa; acrescente-se-lhes ainda todos os trabalhadores da CGD (porque não, alguém tem dúvidas?) e, por força da golden share, a malta da PT, e muitos, muitos, muitos outros teriam de ficar calados para não ofenderem o "patrão".

Ora, o PM não é "patrão" de coisa nenhuma: o PM é quem as pessoas põem naquele lugar para as servir, não para ser servido. Pelo que, em verdadeira democracia (aquela em que JAS acredita), a generalidade das pessoas é que seria o "patrão" do PM, e não este seu "patrão".

É que mesmo vendo a situação pelo prisma pretendido por JAS, terá este último de reconhecer que o PM não é dono do país nem sequer o accionista maioritário: é um estranho posto no cargo pela maioria dos accionistas, accionistas esses que, a todo o tempo ou no tempo certo, o podem destituir do cargo. Por outras palavras, são os accionistas os "patrões" dele. E, assim, podem elogiá-lo ou vaiá-lo, mesmo que se discorde da utilização do calão (de resto, atento o calão utilizado, convém referir que o mesmo, em certas zonas do país e com determinada entoação, pode até constituir um rasgado elogio).

De outra forma, grande parte da população arrisca-se a ser ferozmente perseguida pelos Governadores Civis e sua trupe (como o de Braga, nos recentes episódios de Guimarães) aquando da inocente aposição das populares barbichas, bigodaças e corninhos nos cartazes de propaganda eleitoral. Leva com a pena capital o desgraçado do funcionário que for apanhado a escurecer um dente ao sorriso afável do patrão, perdão, do PM.

A inversão que JAS fez deste estado de coisas é, por isso, incompreensível (particularmente nele), e parece constituir apenas mais uma forma sub-reptícia e pobre de tentar legitimar certas atitudes censórias e persecutórias que este governo tem assumido, com a estranha conivência (até) de pessoas sérias (onde incluo, obviamente, JAS). É triste.
 

posted by VLX on 6:54 da tarde # (0) comments

EQUIVALÊNCIAS:

É tão certo dizer que em Lisboa António Costa é o delegado do governo quanto considerar que Negrão é o emissário ( veremos se boucle) de Marques Mendes.
 

posted by FNV on 2:40 da tarde # (2) comments

ERRO DE CASTING:

Encontro na rua um conhecido que me diz que ando muito amigo do governo ( parece que lê blogues). Ainda tentei dar-lhe exemplos de críticas que por vezes faço, mas népias. Que me ando a bater a um cargo qualquer. O tipo é um político regional encartado, é natural que pense assim. Os outros, os nacionais, também fazem esse exercício com outros alvos.
Os meus amigos de uma vida devem estar a rir-se com gosto: mais depressa o FCPorto me contratava para assessor de imagem, do que um partido - qualquer - me convidava para o que quer que fosse.
 

posted by FNV on 12:49 da tarde # (4) comments

PERIGOSO RELATIVISMO:

Este ano já foram apreendidos 4,8kg de estupefacientes nas cadeias portuguesas. Se apenas 2kg forem heroína, e sabendo que a dose individual é uma quarteira ( 1/4 de grama), foram apreendidas 80.000 doses. Sabendo tambem que um drogado vive muito bem com uma dose diária, isto significa que a quantidade apreendida serviu para sustentar 2666 drogados durante um mês.
Nada disto incomoda os puros e duros. Gostam deste regabofe, embora eu fosse capaz de jurar que muitos são conservadores e tradicionalistas. Para eles, estranhamente, quem mete a droga na prisão é quem oferece seringas esterilizadas e consultas de desabituação.
 

posted by FNV on 11:13 da manhã # (3) comments

domingo, julho 8:

NEM MAIS:

O Eduardo Pitta tem toda a razão. Na primeira vez que fui ao Gambrinus recebi uma lição de profissionalismo. Cheguei acompanhado da minha mulher, com a casa cheia, sem reservar mesa. Não somos famosos nem sequer conhecidos, mas o chefe de sala pediu para aguardarmos um pouco e sugeriu uma bebida ao balcão. Depois fez isto: fechou uma segunda entrada do restaurante ( ou uma passagem para qualquer divisão, não me recordo bem), desocupou uma mesa que estava a servir de apoio e sentou-nos. Assim, só.
 

posted by FNV on 12:58 da tarde # (2) comments

FADUNCHOS (III):

"Emquanto cantarmos o Fado, de cigarro ao canto da boca, olhos em alvo e paixão a arrebentar o peito, não passamos de um povo inferior, incapaz de comprehender a vida moderna das nações avançadas" ( Antonio Arroyo, "O canto coral e a sua funcção social", França Amado Ed., Coimbra, 1909).
Inferiores, sim, mas sem cigarros nem touradas. Para parecermos civilizados.
 

posted by FNV on 11:53 da manhã # (0) comments

ORIGINAL:

Estar dentro da 8ª maravilha do mundo a eleger as outras sete.
 

posted by FNV on 2:11 da manhã # (3) comments

INFILTRADOS:

Na candidatura de Fernando Negrão. Quem viu o diário de campanha de ontem na SIC-N - o candidato a dançar uma polka paralítica, a falar com um cabelo espetado e a "sair de palco antes de acabar o discurso" ( sic) -, ficou convencido de uma de duas coisas: ou o conselheiro de imagem de Negrão é do PS, ou é do PS.
 

posted by FNV on 2:05 da manhã # (1) comments

MARAVILHOSO PORTUGAL MARAVILHOSO: Pondo termo a meses de angustiosas dúvidas, foram finalmente divulgadas, em cerimónia realizada no Estádio da Luz (o Jamor já não é o que era) e na presença de todas as oficiais luzes da Nação, as 7 Maravilhas de Portugal. Só não percebo o que está a fazer, naquele conjunto, o Palácio da Pena - essa modernice.

 

posted by PC on 2:01 da manhã # (0) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012