Mar Salgado

sábado, novembro 4:

PROPAGANDA: Não é com surpresa que se regista tudo isto. Nos jornais e nos blogues, as mangas de lustrina exclamam que "o problema da droga nas prisões tem de ser resolvido de outra maneira ". Neste país de aplainadores é sempre assim: ninguém liga pevide "ao problema" até ao dia em que alguém pretende atenuar os efeitos do mesmo. Depois é um tiroteio de humor.
Por falar em humor e em propaganda, um mestre ( Manuel Pinto Coelho) escreve hoje no "Sol" que depois da abolição da Lei Seca, nos EUA, o consumo de álcool aumentou. O que o divertido cavalheiro não diz, porque não sabe ou não quer que se saiba - levemos à conta do humor - , é que no final da experiência o consumo de álcool era igual ao que existia...antes da experiência. O que se ganhou com a proibição ? Mau álcool, gangsters e corrupção generalizada nas forças policiais americanas. Um exemplo cheio de humor, deve reconhecer-se.
 

posted by FNV on 4:01 da tarde # (0) comments

CHEFES & HERÓIS: Muito se discute agora a popularidade de Sócrates: se está em queda para depois subir ( Antonio Lobo Xavier) ou se tem de recuar para sobreviver ( a oposição). Do meu poiso, o coiso parece simples e concordo com VPV : como não temos heróis aos quais tudo se perdoa - impossível num país roído pela inveja -, adoramos chefes. Carlyle entregava ao Herói a tarefa de "dominar as brutas potências telúricas da Natureza", mas o Chefe só tem de mostrar que sabe para onde vai. E a "Natureza" vai atrás.
 

posted by FNV on 11:31 da manhã # (1) comments

ELEMENTAR: Dizem os responsáveis da cadeia de Paços de Ferreira que lá não existem utilizadores de drogas injectáveis. Óptimo. Assim não têm que temer os programas de troca de seringas porque não vai ser trocada nenhuma. Tenho a impressão que estamos a descobrir uma forma muito original - e tipicamente portuguesa - de prevenção da infecção pelos HIV.
 

posted by FNV on 11:22 da manhã # (0) comments

sexta-feira, novembro 3:

" PORTA-TE BEM " : É o conselho final de Séneca, na 24ª Carta a Lucílio. O velho andaluz explica pela centésima vez que morremos todos os dias, que tudo é adicionado à conta final. Para convencer Lucílio, arregimenta exemplos: Catão ( apesar do suícidio) , Rutílio, Metélio ( Metelo fica mal) , Sócrates. " Cada dia que vivemos partilhamo-lo com a morte ". Está dito.
 

posted by FNV on 11:40 da tarde # (0) comments

YES, MINISTER: À falta de uma Irlanda do Norte, Sócrates podia fazer assim: quem fizesse asneira no governo era despachado para a Madeira com o cargo de ministro plenipotenciário.
 

posted by FNV on 7:04 da tarde # (0) comments

UM PRODÍGIO: Sá Pinto conseguiu ser expulso, por insultar o árbitro, num jogo de reservas do campeonato belga realizado ontem.
 

posted by FNV on 11:49 da manhã # (1) comments

quinta-feira, novembro 2:

PORTUGAL: " Serra que tal gado tem / não na subirá ninguém ..." ( Gil Vicente, Auto da Cananeia).
 

posted by FNV on 11:11 da manhã # (0) comments

SERINGAS NAS CADEIAS ( A Proposta): O governo recuou na intenção de avançar com experiências de NEP ( Needle Exchange Programs) em quatro cadeias e vai fazê-lo apenas em duas. Já não é mau. Ao que parece, deixa cair as máquinas dispensadoras automáticas e pretende envolver os guardas prisionais nos projectos. Esta última intenção também é boa, numa altura em que alguns ministérios denotam tendências autoritárias.
A linha de força deste projecto tem de ser a razão e a ciência ( a humanidade é acessória).

1) A razão assenta numa compreensão da realidade: as cadeias estão cheias de utilizadores de drogas injectáveis, alguns já infectados ( com HIV e várias formas de hepatite), que conseguem receber droga. Isto significa que as cadeias são armazéns de vírus perigosos, o que afecta todos os reclusos ( e não apenas os toxicodependentes), bem como os familiares e amigos que estão cá fora á espera dos que estão lá dentro. Ora, um problema epidemiológico combate-se com prevenção e tratamento. Os NEP e o rastreio são preventivos; os programas de metadona e as consultas de desabituação são instrumentos da área do tratamento que também terão de estar presentes nas cadeias.

2) A Ciência ajuda-nos a estabelecer um programa de prevenção na área da epidemiologia. Nesta altura, apenas a avaliação do que se passa e do que se passou nas cerca de 50 cadeias onde os NEP foram introduzidos nos pode ajudar. Os programas alemães, espanhóis e suiços, não registaram nenhum ataque a guardas com as novas seringas. Como observa, e bem, o US Surgeon General, a avaliação desses programas demonstra que os NEP diminuiram drasticamente a taxa de infecção por HIV ( e outras doenças, como as hepatites ) e que o consumo de droga não aumentou nas cadeias que experimentaram os NEP.

Não me parece que os serviços correccionais alemães e suiços, e o US Surgeon General, sejam perigosos relativistas, mas quem quiser continuar a agitar argumentos de é livre de o fazer. Aliás, estes projectos são muito fáceis de boicotar: basta "convencer " um recluso a picar um guarda com uma seringa.
 

posted by FNV on 10:27 da manhã # (2) comments

ESSE MARAVILHOSO MUNDO DO TITLING: O Mar Salgado adianta algumas das possíveis manchetes para os jornais de amanhã:
Hamburgo-FC Porto:
"Golo de Lucho" (onde se lê "golo" poderá ler-se "jogo", ou "vitória", ou "capitão").
"Hamburgers bem passados".
Benfica-Celtic:
"Na primeira quem quer cai, na segunda cai quem quer, na terceira Karyaka" (versão Record: "Quem se lembra de Karyaka...?").
"O melhor ataque é o defesa".
"Caldwell's Jackpot".

 

posted by PC on 1:17 da manhã # (0) comments

HIPO- E HIPER-CONCRETIZAÇÃO: Como é geralmente reconhecido, o sucesso de uma equipa depende da sua "capacidade de concretização", isto é, de saber transformar as oportunidades em golos.
Hoje, o Arsenal teve 30 remates à baliza, e umas 5 ocasiões de "baliza aberta". Ficou em zero, porém, tendo ainda passado pelo perigo de sofrer um (auto-)golo marcado pelo seu melhor jogador. Um caso claro de hipo-concretização.
No outro extremo do espectro, encontramos a hiper-concretização de uma equipa escocesa que joga em Portugal e que dá pelo nome de SLB. Deu uma lição aos latinos do Celtic (jogo mastigado, lateralizado e sem "profundidade ofensiva"): 4 remates à baliza, de onde resultaram 3 golos sem resposta, sendo que 2 dos remates não entraram nas redes adversárias.

 

posted by PC on 1:00 da manhã # (0) comments

ACTING SMALL, THINKING SMALLER: O problema de Jesualdo não é só acagaçar-se durante os jogos. O problema de Jesualdo é, no final do jogo de hoje, falar primeiro da presença garantida na Taça Uefa, e só depois na "porta aberta" para a manutenção na Champions. Ask José.

 

posted by PC on 12:48 da manhã # (0) comments

CREONTE E POLINICES : A esmagadora maioria dos soldados portugueses que morreram na guerra colonial foram labregos analfabetos que não conheciam a sede do concelho em que viviam, quanto mais África. Salazar e Caetano exigiam que os familiares dos mortos suportassem as despesas da transladação dos corpos para a Metrópole, por isso muitos arrefecem ainda hoje, no cacimbo das matas, espalhados ao acaso; praticamente insepultos.
Uma palavra em memória desses recrutados para uma guerra incómoda, que na altura foi escondida e hoje é esquecida, teria ficado bem ao eng.º Sócrates. Ou a qualquer outro político preocupado com os "mais desfavorecidos ". Em qualquer época.
 

posted by FNV on 12:14 da manhã # (0) comments

quarta-feira, novembro 1:

NELLA PRIMA BELETTA DI NOVEMBRE: José Sócrates galrejou, não há nada a fazer: "Temos saudades do futuro ! ". Isto costuma ser o princípio do fim de qualquer governo socialista.
 

posted by FNV on 10:47 da tarde # (1) comments

RÁDIO " HAMAS ": A TSF repetia ontem, num tom potroso, que a aviação israelita estava a sobrevoar Beirute e outras localidades, " numa clara violação das resoluções da ONU". Uma rádio imparcial teria relatado também as declarações do principal funcionário da ONU em Beirute: armas sírias foram enviadas para território libanês, " numa clara violação das resoluções da ONU".
 

posted by FNV on 6:18 da tarde # (1) comments

AUBADE: Para o Rui, que andou vários meses a tentar encontrar uma tradução satisfatória para este poema de Philip Larkin, aqui fica uma versão com um toquezinho dos New Order:
 

posted by NMP on 3:32 da tarde # (1) comments

"AS PREMONIÇÕES DOS PAMONHAS": Poderia ser o título das recentes entrevistas de Jesualdo - em que afirmava ter adivinhado o sinistro plano benfiquista para, deliberadamente, lesionar Anderson - e de F. Santos - em que afirmou adivinhar que não iriam terminar o jogo com 11, frente ao Estrela. Não deixa de ser curioso o apelo às premonições de dois treinadores que são exímios a ler o jogo... depois de terminado. Como diria o outro, "premonições, só depois do jogo."
Mais engraçado ainda é ver a "indignação" do FCP pela lesão do seu jogador. Já estou a ver uma manifestação em frente ao hospital, enCabeçada por F. Couto, Paulinho Santos, André, etc., e ainda com a presença "guarda Abel", não vá aparecer um grego...
 

posted by Neptuno on 12:45 da tarde # (0) comments

terça-feira, outubro 31:

O FADUNCHO: Na 1ª parte do Barcelona-Chelsea contei seis faltas iguais ou piores do que a de Katsouranis sobre Andersson. Só mesmo Pinto da Costa - que fazia de motorista de Paulinho Santos no dia seguinte a este partir uma queixada ou uma perna a um adversário - para alimentar tanto disparate. Também é verdade que conta com um séquito de prosélitos, confiados que estavam na capacidade do jovem brasileiro de apenas 18 anos em esconder a tremideira do Prof. Jesualdo.
 

posted by FNV on 8:44 da tarde # (1) comments

NOTAS (2): O Bloco de Esquerda morreu e ninguém o avisou? Quem se recordar da omnipresença de Louçã nos telejornais, no tempo de Durão Barroso e de Santana Lopes, cuidará de estranhar. Grande crise por lá deve andar, ou, como diz o povo, "nove por sete ruas e ainda vão apertados"...
 

posted by FNV on 11:59 da manhã # (3) comments

NOTAS (1): As Capitais da Cultura não educaram o público nem têm retorno no que concerne à actividade cultural, explicou a Ministra. Presumo que os estádios do U. Leiria - com uma assistência média de 900 almas - e do Algarve - deserto 363 dias por ano - também não tiveram retorno e certamente não educaram niguém. O problema é que os estádios não podem ser cancelados.
 

posted by FNV on 11:47 da manhã # (0) comments

PRISÕES: Se o casamento é uma escola de carácter, quem se casou por esse motivo deveria ter-se matriculado noutra escola qualquer ( Kierkegaard). Todos os compromissos são uma escolha do acaso: o cão vagabundo que um dia segue um homem e encontra uma casa, o psicopata que se deixa prender pela forma da sobrancelha da estudante. Aprender o acaso é tão fútil quanto prender o fado.
 

posted by FNV on 12:43 da manhã # (4) comments

A AUDÁCIA DO NOVIÇO: A semana e meia das eleições para o Congresso americano um novo nome surgiu como potencial candidato democrata em 2008: Barack Obama, senador do Illinois. Umas curtas declarações, admitindo essa possibilidade, fizeram da sua eventual candidatura um fenómeno mediático de proporções gigantescas.
Os media, de olho nas tiragens e audiências, estão desesperados para encontrar um adversário substantivo para aquilo que parecia vir a ser um passeio de Hillary Clinton nas primárias democratas (o ex-candidato a Vice-Presidente John Edwards não parece, para já, estar á altura do desafio). Parte do Partido Democrata considera Hillary Clinton um regresso indesejável ao passado e não uma candidatura de futuro. As sondagens revelam que uma grande parte dos americanos recusar-se-á sempre a votar em Hillary. Este factores criaram o ambiente propício ao anúncio da disponibilidade de Barack Obama. Desde então, o homem já foi capa da Time e tornou-se o candidato-querido dos media.
Obama, filho de pai queniano e mãe hawaiana, transporta na sua história pessoal muitos dos elementos que compõem o mito do sonho americano (que aliás ele não se importa nada de lembrar). Um rapaz pobre e filho de imigrantes que, através do trabalho e estudo árduos, ascende fulgurantemente até ao topo da escala social. Com uma brilhante carreira enquanto jurista - foi editor da prestigiada Harvard Law Review, o primeiro afro-americano a ocupar esse cargo - Obama foi eleito em 2004 para o Senado numa eleição quase sem disputa.
Os seus críticos apontam-he a falta de experiência política (apenas 2 anos no Senado). Mas a verdade é que a inteligência fulgurante e o talento oratório têm consegudio superar essa eventual falha. Em pouco tempo, tornou-se uma das estrelas mais brilhantes do panorama político americano.
Tornou-se conhecido à escala nacional por ter feito um discurso arrebatador na Convenção democrata de 2004. É uma peça de oratória brilhante (ver parte 1 aqui e parte 2 aqui). Esta notável intervenção, ao nível da melhor tradição retórica americana, transformou-o instantaneamente num peso-pesado político (ainda nem sequer tinha sido eleito para o Senado). Intitulava-se a "Audácia da Esperança", slogan que rapidamente se transformou num símbolo de Obama (além de título de um livro).
Depois de 7 de Novembro veremos quem se chega à frente. A presença de Barack Obama asseguraria uma corrida bem interessante do lado democrata.
 

posted by NMP on 12:07 da manhã # (5) comments

segunda-feira, outubro 30:

ISTO ESTÁ TUDO LIGADO: Aproveitando a ideia do nosso PC ( vide comentários ao post dele aí em baixo) , tudo não passou de uma conspiração. O sítio oficial do FCP explica: Lucílio Baptista mandou o SLB contratar o Katsouranis para lesionar o Andersson, exactamente no mesmo local do relvado onde, no ano passado, outro grego lesionou o Lisandro. Nada mau, para um clube que até se esquece de requisitar bilhetes para os adeptos.
 

posted by FNV on 12:26 da tarde # (0) comments

O VOTO NÃO É SECRETO? No Fórum da TSF, o shotôr Manuel Acácio já elege os vereadores do BE.
 

posted by FNV on 12:24 da tarde # (0) comments

NO "AUTO DA ALMA": Existindo uma ligeira diferença entre a versão de Marques Barga e a de António José Saraiva, vou pela primeira. Gil Vicente põe o Anjo a dizer para a Alma, perdida com tanta "coisa material" :

" (...) Pondes terra sobre terra,
q'esses ouros terra são.


A Alma deixa-se enfeitar pelo Diabo com brocados e pedras preciosas, e até com huas escripturas de huns casaes de que perdeis grande renda ( se não olhar pela fazenda ). Depois lá vem S. Agostinho que a salva, mas as palavras do Anjo são duras como pedra. Mais adiante, numa pequena reunião, os Diabos elencam proezas e fracassos ( tinha outra alma já vencida em ponto de se enforcar).
Tudo isto é velho. Julgo que foi Tertuliano ( "De cultu feminarum" ) quem primeiro, no mundo cristão, se encarregou de pôr as coisas em pratos limpos. Dá um jeitão a Alma ser um substantivo feminino. Ao outro Saraiva, o do "Sol", pelo menos.
 

posted by FNV on 11:27 da manhã # (0) comments

domingo, outubro 29:

BILHETES SANTOS: Muitos comentadores procuram deslindar o que conteriam os misteriosos bilhetes enviados por Fernando Santos para dentro do campo através de Mantorras, que deram o primeiro golo logo no minuto seguinte. Mesmo tendo presente que o de Petit foi lido antes, durante e após o golo, o Mar Salgado está em condições de revelar que o treinador encarnado apostou tudo no jogo psicológico e desvendou o segredo: "Malta: se marcarmos dois golos, empatamos". Aparentemente, a pressa impediu-o de acrescentar que não se podia sofrer um terceiro.

 

posted by PC on 10:52 da tarde # (1) comments

VIVA O FUTEBOL!: Acabo de ver na TV que o Anderson, aquele cepo de trancinhas, vai ficar arrumado 3 meses, pelo menos, à conta do choque com o Katsougaranis, ou Karanitsougas, ou lá como se chama o discípulo, que toda a gente (na casa onde vi o jogo) achou perfeitamente legal*. Fractura do perónio, parece.
A prevenção é muito bonita. Lá para Março era capaz de já ser tarde.


*A Bola, esse monumento do jornalismo desportivo, alinha pelo mesmo diapasão: a edição on-line informa que "a lesão de Anderson aconteceu durante um lance com Katsouranis" e a edição em papel dá nota 7 ao jogador grego, condescendendo que "às vezes foi durinho (e Anderson sofreu com isso)" (p. 10), esclarecendo que Anderson "lesionou-se na perna direita em lance viril de Katsouranis" (p. 6). Só na avaliação do árbitro, feita por outro jornalista, se fala num cartão amarelo que ficou por mostrar.

 

posted by PC on 10:00 da tarde # (3) comments

ÁGUAS TURVAS: Muita cocaína tem dado à costa, em Portugal e na Galiza, nestes últimos dias. O sítio da PJ só indica as apreensões ( 30 toneladas no primeiro semestre de 2006, ou seja 90% de toda a droga apreendida) , pelo que só por estimativa lá poderemos ir. Eu arriscaria 150 a 200 kg, com base no peso habitual dos fardos e nas informações divulgadas pelos jornais.
Estamos a falar de cocaína atirada borda fora. Sabe-se, embora não se diga oficialmente, que as apreensões de droga têm um valor meramente simbólico. No caso da cocaína, não há nenhum problema em produzir as quantidades que forem necessárias. Também se sabe muito bem que o único ponto fraco do narcotráfico é o da lavagem de dinheiro. A cocaína pode bem tomar banho de vez em quando.
 

posted by FNV on 9:19 da tarde # (1) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012