Mar Salgado

sábado, novembro 5:

BOB? QUEM É O BOB?: Parabéns a Bob Geldorf, que não só foi galardoado com um prémio da MTV pela sua actividade humanitária, como ainda conseguiu passar uns dias em Lisboa sem ser condecorado pelo Presidente Sampaio. É o que dá , digo Bob, isso de andar pelos campos de refugiados em África em vez de andar nos top's.
 

posted by Neptuno on 11:13 da tarde # (1) comments

JÁ ESTEVE MELHOR: O Glória Fácil. Por estes dias anda empertigadito, assim estilo mão na anca e canastro à cabeça. Períodos, certamente...
 

posted by FNV on 10:48 da tarde # (3) comments

(OUTRA) NOVA MELUSINA: As minhas mulheres são fortes, sempre foram. Gosto delas assim, das que se esquecem dos bébes quando estão na cama mas que não pensam em mais nada um segundo depois. Na rua e na longínqua juventude, assim foi, sempre. Entediam-me as Rapunzeis de cabelos armados, dão-me trabalho as alturas e não tenho por hábito andar com um escadote. Uma mulher forte põe-se de gatas por capricho, manda-te à outra parte por piedade. Comovido, qual Honório observando a cidade pelo seu binóculo, agradeço.
 

posted by FNV on 10:25 da tarde # (0) comments

A QUINTA DO MAJOR: A Liga Portuguesa de Futebol Profissional é a única liga europeia que não adoptou como boa a recomendação da FIFA: os jogadores desempregados, em Portugal, estão impedidos de se inscrever (para trabalhar) fora dos períodos oficiais de celebração de contratos de trabalho. Pois, pois, o futebol é um negócio, há que proteger o espectáculo, vivemos numa sociedade aberta, o liberalismo é muito bonito, etc, etc...
 

posted by FNV on 9:51 da tarde # (0) comments

OUVIDOS DE MERCADOR: Ana Gomes, no Causa Nossa, publica a carta que enviou aos deputados europeus sobre a situação na Etiópia: 99% de acordo. O ponto percentual que falta, um detalhe, até é injusto, dado que a carta tem Estrasburgo no endereço: os regimes democráticos, mais ou menos vizinhos, também se devem mexer.
 

posted by FNV on 7:25 da tarde # (0) comments

A ESPIRAL DA COCA: Quem vende, a preços de finais dos anos 90, por quilo por dólar:

- 200kg de folhas de coca ( ± 1kg de pasta), produtor peruano: 200 USD
- pasta, 2º produtor local : 350 USD
- base, laboratório primário, colombiano : 500 USD
- clorohidrato, exportador colombiano: 2500 USD
- importador, Miami: 14.000 USD
- revendedor, Nova Iorque, 30.000 USD.

Na rua e na prática, o preço deste quilo ainda sobe mais: os retalhistas, e depois os pequenos traficantes, acrescentam as suas margens de lucro, naturalmente. Por estranho que pareça, quanto mais apertado é o controlo policial da actividade do importador principal, mais caro ele vende, não afectando minimamente, antes pelo contrário, a posição do exportador colombiano. Se repararem bem na espiral de preços, são eles quem apresentam maior margem de lucro e não é por acaso. Na espiral de preços do ópio pasquitanês acontece a mesma coisa.
Portugal, Espanha e Holanda são actualmente os "importadores de Miami" na Europa.


(Fonte: Conflicts, Drugs and Mafia Activities, Contribution to the preparatory work for the Hague Peace Conference, UNDOC, March 1999)
 

posted by FNV on 4:18 da tarde # (2) comments

CASAMENTOS FELIZES: Parece que o Herman Sic é patrocinado pelo Airwick Freshmatic e que aquela musiquinha do Gomo encontrou o caminho de casa, instalando-se num anúncio de iogurtes light. Pelo andamento deste blogue, devemos estar a receber as propostas de apoio do Vingel, Pepsamar e outros Gelusil.

 

posted by PC on 1:30 da manhã # (0) comments

sexta-feira, novembro 4:

ZZZZZZZZ: Acabei de ver o "Expresso da meia-noite" na SIC-N, no qual os experientes Nicolau Santos e Ricardo Costa tentaram promover um debate com os mandatários da juventude de quatro dos principais candidatos presidenciais ( faltou a mandatária de Cavaco Silva). Se não tivesse visto, não acreditava.
 

posted by FNV on 11:54 da tarde # (7) comments

PULA-PULA: As brincadeiras das crianças lembram-me sempre um mundo de ódio: não há regras, ninguém manda, o riso é fácil, esquecem-se dos pais, arranham-se por um caramelo, os sexos são iguais, o tempo é finito mas elas não sabem. E chove lá fora.
 

posted by FNV on 8:47 da tarde # (1) comments

POR ESSE RIO ACIMA: Recentemente, Rui Rio marcou uma conferência de imprensa para anunciar que, de futuro, só dará entrevistas por escrito e com condições previamente definidas (por ele, presumo). Embora se lamente tal comportamento convém ir um pouco a montante e encontrar as razões que, eventualmente, o motivam.
Por um lado, temos os media como um poder. Mesmo entre os meios "de referência", directores de meios de comunicação não têm pejo em afirmar que não há grande diferença entre vender sabonetes ou um presidente da república. Outros não se coíbem de se arrogar uma importância política superior à do PR (e exercendo-a a gosto). Outros ainda, fazem primeiras páginas com base em intuições sobre as motivações de personalidades políticas.
Aceitando o facto inelutável de que se trata de um poder de facto não sufragado, seria exigível que não fosse um poder "à solta" como hoje acontece. No fundo, sabendo-se que a auto-regulação - à semelhança de todas as corporações deste país - funciona como uma espécie de cosa nostra, e que a justiça pura e simplesmente não funciona, qualquer cidadão e, com maior acuidade, qualquer figura pública está "nas mãos" de tal poder.
Assim, talvez se compreenda melhor a atitude de Rio. Considerando-se encurralado e não tendo acesso a um "poder semelhante" para poder contra-atacar, decidiu cavar uma trincheira mais funda.
 

posted by Neptuno on 6:41 da tarde # (2) comments

GLOBALIZAÇÃO: Não admira que Màrio Soares seja contra. Estava Soares a ser entrevistado na TVI e estava a maioria da audiência televisisva sintonizada na SIC, na entrevista (!) da colombiana Shakira. Imaginem se fosse americana...
 

posted by Neptuno on 6:17 da tarde # (0) comments

"MAIORIDADE SEXUAL": É o título da coluna de Pedro Lomba, publicada hoje no Diário de Notícias, onde se critica, justamente, a anunciada alteração do Código Penal, de maneira a tornar puníveis os actos sexuais praticados com menores de 18 anos, para cumprir as obrigações decorrentes da Decisão-Quadro 2004/68/JAI.
Estou de acordo com o Pedro relativamente ao fundo da questão, como expliquei, há já mais de um ano, em quatro posts consecutivos ("O Complexo de Peter Pan", nesta página).
Mas não se deve passar para a opinião pública a ideia de que as ditas alterações são imputáveis a "Bruxelas" e às suas "obsessões reguladoras". Convém não esquecer que a dita Decisão-Quadro foi adoptada por unanimidade (como não poderia deixar de ser) pelo Conselho de Ministros da União e, portanto, os primeiros responsáveis são os Estados Membros que a aprovaram. "Bruxelas" não pode servir de bode expiatório para todas as malfeitorias da União, ao menos enquanto for este o modelo institucional da integração europeia, pois os Estados Membros têm, nestas matérias e nestes procedimentos, uma palavra decisiva.
Como escrevi na altura, a Decisão-Quadro é péssima, tanto do ponto de vista técnico como político-criminal, e a sua má qualidade revela-se, paradigmaticamente, na obrigação de incriminar, como pornografia infantil, a divulgação de "imagens realistas de crianças não existentes" (sic). Será necessário um enorme esforço de criatividade jurídica para conseguir transpor a Decisão-Quadro de forma a minimizar os danos, estendendo a racionalidade possível até à fronteira imposta pelo incumprimento das obrigações assumidas.
É provável que a Assembleia da República fique muito surpreendida com a necessidade de transpor esta Decisão-Quadro, por não ter sido consultada pelo Governo, no momento da sua aprovação, sobre matérias que são da sua competência reservada (se não foi assim, peço muito humildemente que me corrijam).
Enfim, é notável como as autoridades de todos os países reclamam incessantemente da falta de meios e de recursos para controlar o crime, e dos custos económicos que daí advêm - mas não se preocupam nada com a ampliação da lei penal, criando mais crimes, mais cifras negras, mais sentimento de impunidade e, portanto, mais desconfiança na justiça. É incompreensível que os políticos não percebam isto. Não percebem? Percebem.

 

posted by PC on 3:46 da tarde # (4) comments

A NOSSA VEZ (III): O insulto é naturalmente imbecil, como tem sido a actuação permanente deste Ministério da Justiça. Estou completamente à vontade para o afirmar porque não faço patrocínio oficioso e portanto a ofensa não me afecta directamente, apenas como parte integrante do círculo de advogados portugueses.

O insulto é estúpido, porque certamente assenta no que sai da cabecinha do Ministro dado que desconheço qualquer estudo que lhe possibilite proferir semelhante afirmação (a não ser que se refira àquele género de "estudos secretos" que o governo socialista apregoa ter, como o das férias judiciais, os da OTA ou do TGV).

O insulto é principalmente enganador, porque quer fazer crer que o apoio judiciário aproveita aos advogados. Ora o apoio judiciário interessa às pessoas que a ele recorrem, por necessidade. Ao diminuir as verbas afectas ao apoio judiciário (e nem me interessa agora perceber como ele o irá fazer), o Ministro não está a afectar os advogados, está a prejudicar a população que precisa desse apoio (as pessoas, mesmo sem apoio judiciário, se tiverem a necessidade de contratar um advogado terão de o fazer. O que o Ministro pretende é que as pessoas com menos recursos não acedam à justiça).
Mas como este governo socialista governa numa nuvem de poeira, tentando enganar as pessoas, faz passar a coisa como um ataque aos advogados, esse "grupo de sanguessugas" de quem toda a gente imagina ter pelo menos uma razão de queixa.
E a população - cega pela poeira - e a comunicação social - cega não sei porquê - embarcam nesta estupidez e são uma vez mais enroladas pelo governo.

Para finalizar, o que a Ordem dos Advogados devia dizer a este Ministro da Justiça (e assim concluir definitivamente qualquer tipo de diálogo com ele) era para ele acabar de vez com o apoio judiciário, assumir isso perante o país e deixar-se de tretas.
É que a nós não nos enrola nem dependemos dele.
 

posted by VLX on 12:56 da tarde # (3) comments

A NOSSA VEZ (II)! O insulto apenas interessa para uma vez mais demonstrar que este governo (e, em particular, este Ministro) não sabe governar de outra forma que não seja ofendendo as pessoas e acicatando pequenos ódios entre os grupos ou classes, hostilizando a população contra cada um deles, à vez.
Ora é contra os médicos, ora é contra os juízes, ou contra os militares, os enfermeiros, os professores do secundário, os farmacêuticos, os funcionários públicos em geral, enfim...

Só falta disparar contra os jornalistas (a primeira tentativa foi rechaçada por dois editoriais de José Manuel Fernandes, no Público, e o governo guardou cautelosamente a caçadeira), os professores universitários (lá chegará a sua vez de serem insultados como preguiçosos e obrigados a permanecer nos seus gabinetes universitários, ficando assim impedidos de permanentemente se passearem em comentários pelas televisões, jornais e blogues) e os deputados à AR (estes devem ficar para último, alimentados até ao fim com as migalhas que sobrarem do bolo).
(cont.)
 

posted by VLX on 12:54 da tarde # (3) comments

A NOSSA VEZ! Chegou a nossa vez, estava a ver que não. O Ministro da Justiça já tinha insultado os magistrados judiciais, os do Ministério Público e, quanto aos advogados, nada! Uma ferroada aqui, um latido acolá, mas morder com força que se visse, a fazer sangue, nada!

Para colmatar essa falha, esse provável esquecimento, veio agora o Ministro da Justiça acusar os advogados de não fazerem, relativamente aos que se socorriam do apoio judiciário, uma defesa "decente". A TSF, que parece continuar a pagar-se em suaves prestações, traduziu carinhosamente para uma defesa "de qualidade" mas o que o Ministro disse efectivamente foi que os advogados não faziam uma defesa "decente".

O insulto preocupa-me pouco pois era o que mais faltava eu admitir ser avaliado por alguém que da justiça parece ter a insólita ideia de que a mesma se obtém com conversinhas de pé de orelha nos gabinetes dos juízes (ou provavelmente com telefonemas diversos, na linha do que se passou há tempos quando um deputado foi detido). Admitisse eu conselhos de pessoas deste tipo e qualquer dia estaria certamente a colocar a hipótese de ofertar aos magistrados belíssimas cabecinhas de equídeos para ornamentar as cabeceiras dos seus leitos.
(cont.)
 

posted by VLX on 12:50 da tarde # (7) comments

O SOM E A FÚRIA: Os jovens ( designação tenebrosa) são sempre a guarda-avançada da guerra civil tardo-moderna. Estes jovens são islamizados, mas por enquanto ainda não escutam as palavras do dono da oração, o muezzin ( ou mu'adhdhin). Seja como for, disponibilizam a força, o tempo, e a principal das armas: nada terem a perder.
Isto é particularmente aterrorizador porque os esforços de supressão da violência assentam, na cultura ocidental, num pilar básico d/d: digerir a raiva, dirigir a energia para a construção de coisas que se tornam demasiado preciosas para serem destruídas apenas porque nos apetece. Assim se faz , assim se pensa.
 

posted by FNV on 11:50 da manhã # (3) comments

LA NOSTALGIE DE LA BOUE: Não é nada de especialmente novo na alta cultura imaginada ( sim, porque a outra, a real, jaz e arrefece); Los Angeles, Durban e Carpenter, já passaram por isto. Existe talvez, nesta mescla de imigrantes com segundas gerações que incendeiam carros a compasso de sms, uma apreciável franqueza, essa sim nova: não pretendem mudar nada, não pretendem fazer nenhuma revolução. Os que os podiam cavalgar - a esquerda radical, os nostálgicos de 68 - não o querem fazer, por medo de ficarem conotados com os meninos maus. Os que podiam fazê-lo - os novos imazighen - estão longe, por enquanto a sul de Melilla.
Ainda assim, muito esforço será feito no sentido de representar a classe. Mesmo em França há ainda quem prefira os velhos dispositivos marxistas às teorias de Bourdieu sobre o campo social. Vai tentar fazer-se coincidir a classe construída - "jovens muçulmanos desesperados" - com "a classe real", que verdadeiramente ninguém sabe qual é. Pelo meio, a rapaziada que tira férias para ir apedrejar a polícia nas reuniões do G-8 perdeu o charme: parecem uns meninos de coro ( que é o que sempre foram).
 

posted by FNV on 12:21 da manhã # (1) comments

quinta-feira, novembro 3:

GENERALIZAÇÕES: O British Museum exibe até Janeiro a exposição The Forgotten Empire: the World of Ancient Persia. Um jornalista do Guardian, Jonathan Jonas, foi até lá e escreveu que a coisa, o império Persa, era o "império do Mal". Parece que tresleu Heródoto e alguns orientalistas menores; vai daí, o Dr. Aman Moghaddam resolveu publicar ontem um longo artigo no Persian Journal, no qual desmonta as teses imbecis do jornalista inglês. O problema é que embalado na resposta, o Dr. Aman acaba por fazer uma generalização laudatória do império: "desconheciam a maldade e a injustiça". Um império é grande demais para desconhecer o que quer que seja, Dr. Aman.
 

posted by FNV on 5:42 da tarde # (0) comments

LUSOCOCA: Algumas notas, como prometido, sobre o novo papel de Portugal no tráfico mundial de cocaína:
Até meados dos anos 90, não encontravamos referências sólidas a Portugal como porta grande da entrada europeia de cocaína; hoje é um facto, como foi admitido pela PJ esta semana. O problema é complexo e liga-se à diversificação de mercado das redes colombianas, tanto quanto á alteração dos perfis toxicofílicos: a heroína regista, na Europa, uma queda acentuada do consumo desde há sensivelmente dez anos para cá. Já em textos anteriores expliquei que Portugal representa para os narcotraficantes de cocaína uma estação de serviço apetecida: a óbvia condição geográfica e sobretudo o baixo custo do preço da mão de obra ( corrupção e operacionais sobretudo).
Mas a coisa não é de agora. Em 2000, um estudo publicado pelo Home Office registava que os serviços alfândegários britânicos consideravam quatro portas de entrada europeia de cocaína em Inglaterra: Espanha, Bélgica , Holanda e Portugal. Também já em 2000, Michael Vigil, da DEA, num dossiê publicado no Puerto Rico Herald de 3 de Agosto desse ano, informava que dois navios interceptados pela divisão caribenha da DEA transportavam um total de 5,5 toneladas de cocaína. A droga pertencia a organizações colombianas que trabalhavam com Espanha e Portugal, segundo Vigil. Por fim, mais interessante e envolvendo um aspecto que também já aqui abordei, a ligação portuguesa e espanhola via África Ocidental. Em Novembro deste ano, Abdoulaye Niang, patrão da secção anti-droga da polícia senegalesa assinalava a nova tendência do fluxo. Da cooperação entre traficantes brasileiros e colmbianos, a cocaína começou a ser enviada para diversas zonas da África Ocidental, incluindo Dakar. Daqui, a que tem como destino Portugal, segue via Cabo Verde para os seus pontos de chegada e daí para o resto da Europa. Outras encomendas de cocaína têm chegado até Espanha através de antigas redes marroquinas de traficantes de haxixe, facto que também é muito interessante do ponto de vista da dinâmica do narcotráfico.

(continua)
 

posted by FNV on 12:10 da tarde # (0) comments

O RAPAZ DO TAMBOR: Não toca mal, mas tem as baquetas curtitas.
 

posted by PC on 12:26 da manhã # (2) comments

quarta-feira, novembro 2:

POLÍTICOS PROFISSIONAIS: Mário Soares tenta à força trazer Cavaco para a arena, para discutir o seu pudor em assumir-se como político profissional. MS tem dois objectivos: por um lado, tentar discutir de igual para igual com CS, tentando desse modo reduzir a desvantagem anunciada pelas sondagens; por outro lado, tenta "partilhar" com CS o opróbio que a população dispensa aos políticos de carreira, com os quais CS não se deseja confundir.
A política, dependendo da forma como é exercida (tal como qualquer outra actividade), é uma actividade nobre e respeitável. No entanto, os exemplos a que temos assistido nos últimos anos levaram ao facto objectivo da classe política ser hoje completamente execrada pela maioria da população.
Compreende-se que MS não queira ser diluído nessa imagem tão negativa (pelo menos sozinho), em que o justo paga pelo pecador. No entanto, também se compreende a posição de CS. Entrou na política devido a ter uma carreira fora dela e à competência que aí lhe era reconhecida. Não deseja ser confundido com aqueles que passaram a ter uma carreira devido a terem estado na política.
No fundo, não existe propriamente um desacordo. Ambos são políticos. Mas CS não quer ser confundido com um político de carreira, afirmando-o sem se preocupar com o sentido pejorativo associado a essa designação e sem se preocupar com o facto de não fazer quaisquer distinções entre esse grupo. MS teria duas opções: tentar promover a distinção entre políticos de carreira bons e maus ou então, tal como tem feito, tenta anular a desvantagem puxando Cavaco para o grupo dos políticos em geral, não deixando que ele apareça como imaculado aos olhos do eleitorado.
No estado em que as coisas estão, penso que Soares só tem a perder com o debate deste tema.
 

posted by Neptuno on 5:44 da tarde # (17) comments

SEM DESCANSO: O Cemitério do Araçá, à Av. Doutor Arnaldo, recebe os mortos das famílias ricas de S. Paulo em jazigos belíssimos. Os muros são encimados por rolos de arame farpado e vedação eléctrica, prolongando-lhes na morte o modo como viveram.

 

posted by PC on 1:55 da tarde # (3) comments

Proximizade

PROXIMIDADE E MÃO AMIGA. "Proximizade", feita do entusiasmo voluntário de quem quer ajudar a combater a apatia, a dispersão e a insensibilidade que nos ameaça se continuarmos indiferentes ao que se sabe e ao que se vê. Aqui, já está a acontecer.
 

posted by NMP on 9:00 da manhã #

terça-feira, novembro 1:

SULLA CORDA: Furibundos com Adriaanse, alguns jornalistas italianos e muitos adeptos do Inter: chegaram a julgar que era hoje que despachavam Mancini...
 

posted by FNV on 10:26 da tarde #

BOA SORTE: É defeito do meu Mac, ou no sítio do IDT ( Instituto da Droga e da Toxicodependência), as entradas relativas à estrutura e ao diagrama organizacional não estão disponíveis? Se de facto não estiverem disponíveis, isto significa que o Dr.Goulão ainda está a escolher a equipa, embora de modo algo lento. A próxima será provavelmente melhor do que a penúltima; será também inevitavelmente melhor do que a última, o que não é difícil: difícil (mas não impossível) era encontrar nela alguém que alguma vez tivesse trabalhado ou estudado assuntos drug-related.
 

posted by FNV on 6:27 da tarde # (1) comments

BITAITE: Os treinadores campeões da liga portuguesa deste século foram todos diferentes ( Mourinho super-egóico valeu por dois ) mas exibiram uma característica comum: não fumavam. Eis a razão pela qual Jesualdo Ferreira não vai ser campeão.
 

posted by FNV on 11:38 da manhã # (5) comments

segunda-feira, outubro 31:

UMA COISA É DIZER, OUTRA É FAZER: Não está entre os três melhores ataques da prova, não tem um goleador entre os cinco melhores, e nos últimos três desafios da Liga marcou um (1) golo. É o FCP de Adriaanse, "a máquina de futebol de ataque".
 

posted by FNV on 12:14 da tarde #

FAZER O LUTO DOS VIVOS: Helvia teve de o fazer, pelo filho Séneca, depois de ter suportado perdas brutais. Mas amanhã, os cemitérios, as repartições oficiais da coisa, não estarão em greve pelos vivos; crisântemos e fotografias, lenços e preto, almoços combinados há muito, palavras sempre certas porque sempre repetidas. Os velhos gostavam destes rituais, os mais novos já só enviam sms para o Além.
O luto pelos vivos é o mais livre do calendário, sabia-o bem a pobre Helvia. Todos os dias é feito, confesso que sobretudo num sorriso que se abre para mim: amanhã estarás cá?
 

posted by FNV on 11:26 da manhã # (0) comments

INEVITÁVEL Já aqui o tinha sublinhado há um par de meses: Portugal é hoje um dos principais lugares de trânsito do tráfico mundial de cocaína. O director da DCITE da PJ confirma-o ao Público, na edição de hoje. Mas a questão é: porquê?
Tentarei responder, ainda que mitigadamente, em textos posteriores.
 

posted by FNV on 11:19 da manhã # (1) comments

domingo, outubro 30:

A REALIDADE É MUITO ABORRECIDA, NÃO É? Continuo à espera que o "meu" jornal, o Público, sempre tão atento "ao problema do médio-oriente" através das suas empenhadíssimas enviadas especiais, faça um dossiê sobre a invectiva do presidente iraniano. É o menos que se pode esperar, já que capa não houve.
 

posted by FNV on 7:51 da tarde # (3) comments

O GENERAL MODELO: Arquíloco* de Paros não gosta de um general alto, orgulhoso com os anéis do seu cabelo. Prefere um que seja pequeno e de pernas tortas, que mexa os pés com firmeza, e cheio de coragem. Há algum disponível?


* traduzido pela inevitável Maria Helena Rocha Pereira.
 

posted by FNV on 7:27 da tarde # (1) comments

FIGURA DE URSO: Um país não pode dar-se ao luxo de dispensar os filósofos, sobretudo se esse país é a China, com uma tradição central multimilenar que abraça desde os Cinco Clássicos aos Lunyu. O protesto foi feito sob a forma de anedota, por Wang Shuhai, no China Daily da passada sexta-feira. Um filósofo desesperado por não encontrar emprego, aceitou ir trabalhar para um jardim-zoológico, onde teve de se vestir de urso para animar o público. Acontece que um dia, indavertidamente, acabou dentro da jaula dos ursos, e para seu horror vê dirigir-se-lhe um enorme urso; já tinha fechado os olhos, quando o suposto urso tira o capuz e um homem diz-lhe: "não tenha medo, também sou filósofo".
 

posted by FNV on 12:18 da tarde # (5) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012