Mar Salgado

sexta-feira, dezembro 31:

AS COISAS NO SEU LUGAR: Leitores houve que comentaram o meu post Predestinação de uma forma que considero injusta: não discuti a existência de Deus a propósito da tragédia asiática. Apenas me irritei ( sim, a palavra é adequada), um pouco como o meu caro Francisco José Viegas no JN com os turistas que não cancelaram as suas férias naquelas paragens, com os intermediários de Deus. Intermediários esses, que numa longa tradição da usurpação da palavra de Deus, pretenderam ver na morte de centenas de milhares de pessoas e na desgraça de milhões de alguns dos habitantes mais pobres deste planeta, um castigo divino. Se bem me recordo ( e de memória, logo imperfeitamente), aquilo que fizeres ao mais fraco dos homens, fazes-me a mim. Neste caso, um vergonhoso ultrage.
 

posted by FNV on 4:21 da tarde # (2) comments

PALAVRA??!!! António Serzedelo, presidente da Opus Gay, diz hoje ao Independente que "existe um lóbi gay secreto em Portugal". A gente vai a ver e afinal o homem em só fala em ministérios e secretarias de Estado.
Países decentes têm lóbis gay nas TV's, nas Universidades, no cinema, no berlinde, na engenharia de betão pré-esforçado, na pesca à linha ao atum de Setembro.
Pobre Lusitânia, que até nos lóbis gay é paroquial e provinciana.
 

posted by FNV on 1:20 da tarde # (0) comments

ASSIM: Muitos blogs e bloggers informam-nos das suas escolhas do ano. Aqui na nau não existe esse costume, e pela minha parte, não inovarei. De resto, a quem interessarão as minhas escolhas? Um tipo qualquer lê-me e diz: olha, o FNV escolheu este livro, vou já comprar? Ou: o FNV escolheu este filme? Já não durmo! Não me lixem. E depois, os anos civis partem as coisas, e eu ainda vivo no ano lectivo/futebolístico/taurino, funciono por temporadas.
Com os desejos de Ano Novo, a mesma coisa. De que me adianta desejar coisas para o ano novo, se o que eu queria era que ele fosse igual ao velho? Com o meu amor, os meus filhos e os meus amigos vivos, com o meu corpo a funcionar decentemente, sem a amarga (des)ilusão de estar a festejar 3 minutos um certo golo que afinal não foi. Bom, isto quanto ao umbigo, porque no que diz respeito ao mundo, a coisa ainda é pior: de que serve desejar que as coisas más que aconteceram por aí não tivessem acontecido?
Assim.

PS: um abraço de Ano Novo (deles...) aos leitores desta nau, em particular ao mfc e ao jpt, que tantas vezes me aturam.
 

posted by FNV on 11:41 da manhã # (1) comments

O PESSOAL ECLÉTICO: Segundo a imprensa regional de Coimbra, Zita Seabra foi uma "escolha de Santana Lopes" e tem a concordância de Jaime Soares ( será o presidente da Distrital?). Jaime Soares concorda porque "sempre defendeu que fosse uma senhora" e com "ligações a Coimbra": ao que parece "Zita é natural de Aveiro". São critérios, como diria Sir Humphrey Appleby no Yes Minister, extremamente originais e criativos.
Mas o que admiro no pessoal político é a sua versatilidade: tão depressa se é gestor de espaços desportivos como estratega da luta contra a droga, tão depressa se gere o Instituto da Juventude como as Águas de Coimbra, tão depressa se é vereadora em Vila Franca de Xira como candidata a deputada por Coimbra, tão depressa se é deputada por Castelo Branco como adida cultural/de imprensa em Londres.
Isto evidentemente só pode ser conseguido por gente de alto coturno intelectual e grande equilíbrio emocional; e de uma dedicação sem limites à coisa pública. Não compreendo como se pode dizer tão mal do nível dos políticos em Portugal.
 

posted by FNV on 11:13 da manhã # (1) comments

quinta-feira, dezembro 30:

NÃO APRENDERAM NADA: Um rabino qualquer ( nem quis fixar o nome ou a posição) já anda por aí a dizer que a tragédia do Sudeste Asiático ( é tão grande que nem tem nome) foi um castigo de Deus perante os comportamentos dos homens. Era uma questão de tempo até aparecerem os exegetas divinos.
Noutros tempos, os epilépticos que ardiam nas fogueiras tomados por desgraçados possuídos por Belzebu, também morriam por vontade de Deus. As grandes fomes, do Palatinado à Suábia, produto do conúbio vergonhoso de uma Igreja gorda e complacente com a mesquinhez dos príncipes devotos de Roma, também eram um castigo de Deus, irado com os heréticos adeptos de Erasmo, João Huss ou Lutero.
Estas orelhas que pretensamente O ouvem, que despudoradamente acenam com o castigo divino, já as conheço de gingeira. São elas que sopram o lume que teima em reacender a minha fogueira de incréu.
 

posted by FNV on 8:42 da tarde # (3) comments

COMEÇA MAL: Segundo o Público, Matilde Sousa Franco, cabeça de lista do PS por Coimbra, terá dito à Rádio Renascença que "sobre a co-incineração não se pronuncia porque não é técnica, e isso é assunto para especialistas". Muito bem: e se houver três especialistas a dizer coisas diferentes, quem é que decide?
Matilde Sousa Fraco, segundo a mesma fonte, diz que "o nível na política portuguesa é muito baixo". Talvez ela própria posa ajudar a elevar a fasquia, não se eximindo a tomar posições claras sobe assuntos importantes e difíceis. Porque como se sabe, o calculismo eleitoral é uma das coisas que baixa o nível da política. Ou não é?
 

posted by FNV on 7:13 da tarde # (1) comments

2005, O ANO DE SAMPAIO?: Jorge Sampaio está a terminar a sua época como Presidente da República. Os seus dois mandatos ficam irremediavelmente associados aos piores dez anos da democracia portuguesa, que coincidem com o declínio geral do país a todos os níveis. Se considerarmos que qualquer transformação terá que passar pelo bom exercício do poder político, verificamos que Sampaio pactuou com a desgraceira do (des) governo Guterres e, mais recentemente, decidiu "furar" o sistema, com a trapalhada da dissolução da AR. Poderá sempre defender-se com o facto de o PR não "governar" mas, a verdade é que o PR deve ser um defensor do povo e um garante da democracia e das respectivas instituições. Não pode pactuar com a degradação social, económica e política, nem com a "prostituição" das instituições (cfr., a aprovação de orçamentos com base em negócios de queijos...), nem deve usar os seus poderes sem motivo válido que o justifique ou apenas para agradar à sua família política.
Pese embora o seu mau desempenho - na minha opinião - Sampaio aparenta ser uma pessoa sensata, inteligente, equilibrada e sensível à situação que o país atravessa. Deste modo e por forma a retirar-se de consciência tranquila, Sampaio tem agora uma oportunidade de ouro para dar sentido aos seus mandatos. E também para dar sentido à sua decisão de dissolução da AR. Esta decisão deverá fazer parte de uma estratégia mais abrangente que se traduza num claro "Basta!" à classe política dirigente. As reformas de que o país precisa, no actual panorama político, apenas poderão ser efectuadas com um pacto de regime entre os maiores partidos. De outra forma, continuaremos a assistir (e já estamos a assistir...) à política(?) que se esgota na mera demagogia eleitoralista, em que as ideias apenas servem como armas de arremesso eleitoral, em que os políticos não se coibem de atacar hoje aquilo que ainda ontem defendiam. E, para além disso, os cromos são os mesmos, de um lado e do outro. Sampaio tem agora a oportunidade de impor esse pacto. Já que decidiu intervir, que vá até ao fim e que não permita que, independentemente do resultado, tenhamos mais do mesmo nos próximos dez anos. Que intervenha na campanha eleitoral e que imponha esse pacto sobre as reformas que o país precisa e que, isoladamente, tantos votos poderiam custar. Defenda os portugueses que, neste momento, são completamente reféns de um sistema político que, alavancado na imperfeição das regras democráticas, se tornou totalitário.
Uma coisa é certa: 2005 será sempre o ano de Jorge Sampaio. Por motivos que nos levem a recordá-lo com gratidão ou apenas porque terá feito as malas e desaparecido da vida política.
 

posted by Neptuno on 3:25 da tarde # (2) comments

quarta-feira, dezembro 29:

A MISTERIOSA INÊS: Teotónio Pereira, de seu nome completo, escreve no O Acidental. E escreve hoje sobre a inexistência no seu blogue de link para o Abrupto de Pacheco Pereira; E diz que concorda porque acha o Abrupto um blogue chatérrimo, em que as ideias próprias não são boas e as boas não são próprias. Até aqui tudo bem, a opinião é livre. O que a Inês diz depois, em início de frase, é que é delicioso: "sempre que vou ao Abrupto"...
Que insondáveis motivos levarão a Inês a "ir sempre" a um blogue que considera infrequentável, a ponto de concordar com a sua exclusão da lista de blogues recomendáveis? É uma mulher interessante, a Inês. Muito.

Resposta aos comentários: Se eu disser que achei Madrid entediante "quando lá fui", os leitores perceberão que eu ( para além de burro) não vou frequentemente a Madrid. Mas se eu disser que acho Madrid uma seca insuportável, o que confirmo "sempre que lá vou", os leitores ficarão, no mínimo, intrigados. O resto é conversa.
 

posted by FNV on 9:06 da tarde # (8) comments

ORDEM DE TRABALHOS: Não é o meu género de poesia, mas estas palavras de António Franco Alexandre ( A pequena Face, Assírio & Alvim 1983) poderiam bem servir como guia de marcha para quem vai ao sudeste asiático em missão de salvamento:

"um duro arbítrio quer que me desprenda
dos cinco ou mais sentidos
vou ser livre na terra desnudada
vou dizer o que sei como quem mente".
 

posted by FNV on 7:40 da tarde # (0) comments

OS ANÓNIMOS: Por aqui não tivemos o problema dos nossos amigos do Barnabé com a caixa de comentários. Desde logo porque somos um pequeno blogue, mas também porque o comandante sempre apagou imediatamente e sem problemas de consciência, comentários insultuosos, racistas, nazis, etc. Mas a figura do comentador anónimo fascina-me. Um tipo que nos casca ao abrigo do anonimato, como será na vida para lá da blogosfera? Imagino-o do género de gajo que numa fila de trânsito nos manda à merda de dentro do seu automóvel, mas que se por acaso saimos do nosso e nos encaminhamos na sua direcção, tranca as portas, encolhe-se, e tenta arrancar desesperadamente.
 

posted by FNV on 1:07 da tarde # (2) comments

AI QUE INVEJA: Que sócios do FCP, como o meu companheiro de nau P.C. ( vide post anterior), continuem 5 meses depois (de Pinto da Costa que apresentou Victor Fernandez como Luis Fernandez) a mimetizar a gaffe do seu presidente, só me pode causar, como benfiquista, uma enorme inveja.
 

posted by FNV on 1:03 da tarde # (2) comments

AS DUPLAS IMPROVÁVEIS... OU TALVEZ NÃO: Depois da dupla Santana / Bagão Félix (ainda se lembram de como o Ministro Bagão foi entronizado, em Julho, por aceitar "credibilizar" o Governo de Santana...?) e da dupla Luis Fabiano / Benni McCarthy, vejo hoje na 2 a dupla Marilyn Manson / Eminem, regougando ao vivo The way I am. No início pareceu-me uma dupla improvável, mas, com a continuação, achei que colavam bem. Havia um elo, uma comunhão básica, um registo harmonioso.
Nem sempre o que parece improvável o é. Sempre é uma esperança para o Luis Fernandez.
 

posted by PC on 1:32 da manhã # (2) comments

terça-feira, dezembro 28:

O FALANTE FALADOR: Luis Filipe Meneses, na SIC-N há pouco, falando sobre a hipótese de ser candidato ( não percebi se nas legislativas se nas autárquicas) por Braga : "Quando tiver alguma coisa a dizer ás cois.. ás pessoas de Gaia, digo".
Já aqui perorei sobre os lapsos freudianos, tão involuntários quanto mortais. O que serão "as coisas de Gaia"? A correcção quase imediata, por parte do falante, significou a vigilância sobre o erro, logo, o reconhecimento de que este seria de facto mortal. "As coisas de Gaia", para deleite do espectador, seriam combinações, alianças, compromissos ou dívidas políticas?
Pessoas não eram certamente, pois caso fossem, não tinham inspirado, como inspiraram, a correcção imediata.
 

posted by FNV on 9:05 da tarde # (1) comments

PREDESTINAÇÃO: Um velho e simpático padre, com quem de quando em quando mantenho umas conversas (oficialmente enquadradas como apoio psicoterapêutico), respondia-me há (muito?) tempo a uma provocação. Foi na altura da tragédia da ponte de Entre-os-Rios, e eu perguntei-lhe se sendo certo que tudo acontece por vontade de Deus, porque quis Deus matar aquelas dezenas de pessoas. Respondeu-me com um sorriso compreensivo. Que não podemos querer ter a veleidade de compreender imediatamente os desígnios divinos, mas também que Deus não tinha culpa nenhuma da incúria e do desleixo humano ( aludindo ao mau estado da ponte).
Quando estiver com ele vou perguntar-lhe porque estava predestinada a morte de dezenas de milhares de pessoas no Sudeste Asiático. Sendo certo que nem eu nem ele poderemos ter a veleidade de tentar perceber, hoje ou amanhã, a vontade de Deus. O que eu admiro - sem ironia - nos que têm fé, o que chego a invejar, é a predisposição para o aceitar de uma razão ( no sentido causal, motivacional do termo, por ex, "Cristo morreu para salvar os homens") futura, enquanto no presente aceitam viver sem nenhuma.
 

posted by FNV on 7:20 da tarde # (1) comments

segunda-feira, dezembro 27:

TOCA A COMPRAR: O livro de ( sobre) Camacho, apesar de escrito por Gabriel Alves, Um ano e meio à Benfica. Apesar de obcecado pelo 4x4x2 ( esquecendo o que Mennoti dizia sobre ser o esquema a adaptar-se aos jogadores e não o contrário), este filho de um carpinteiro madrileno, foi desde Eriksson, o treinador que mais fez pelo Benfica. E como a nação vermelha conhece o valor da gratidão, só nos resta comprar o livro do transpirado, exaltado e independente Camacho.
 

posted by FNV on 1:48 da tarde # (2) comments

UMA MÃOZINHA: Na imprensa local aprende-se muito. No Diário As Beiras de hoje, na página 17, pode ler-se que José Cesário, secretário de Estado da Admnistração Local desloca-se hoje a Cantanhede, Penacova e Montemor-o-Velho. E que vai lá fazer, tão atarefado membro de um governo demissionário e de gestão? Ainda pensei que fosse tomar conta da ocorrência de alguma catástrofe repentina. Mas depois achei estranho, porque de Penacova a Montemor, não dei por incêndio, praga de gafanhotos ou dilúvio dignos de registo.
Continua-se a ler a peça e somos informados que o membro do governo demissionário e em gestão vai a estas localidades proceder à assinatura de protocolos de apoio a um conjunto de entidades e instituições públicas e privadas. Não fazia ideia que promessas (=protocolos) a autarquias, IPSS's, Bombeiros e sei lá que mais, faziam parte das competências de um governo demissionário e de gestão. O que se aprende na imprensa local...
 

posted by FNV on 1:33 da tarde # (1) comments

O SILÊNCIO: Frederico Lourenço, no seu "Grécia Revisitada", Cotovia 2004, pp 57:

"(...) e, pela parte que me toca, quando vejo que foi lançado mais um livro sobre Sófocles para juntar à pilha de lixo produzida pela indústria universitária e escrito da mais recente perspectiva à la mode ( seja psicanálise, feminismo, Deleuze, Derrida, o que for), dou por mim a pensar: e os manuscritos que ainda falta estudar? Será a insolência que gera o tirano, ou a tirania que gera a insolência? Não encontraremos neles a achega almejada, que talvez nos permita restituir a Sófocles pelo menos mais uma palavra perfeita?"

Olha se fosse outro a dizer isto. No minímo era apelidado de parolo, provinciano, ignorante e reaccionário. Mas como foi Frederico Lourenço, tradutor de Homero, nova estrela académica da divulgação dos clássicos e romancista elogiadíssimo da condição homossexual-erudita, os policiazitos calaram-se bem caladinhos. Resta dizer que com mais uns como ele (Frederico Lourenço), este país era bem melhor.
 

posted by FNV on 11:49 da manhã # (0) comments

OS EFEITOS DO DUCHE NO NATAL: Acabo de ler um textinho que fecha, com chave de ouro, este fabuloso ano de 2004. Assinado pelo Prof. João César das Neves, leva o humilíssimo título de Conto de Natal e narra-nos a história de uma adolescente ignorante que traz aos seus amigos infiéis a boa nova: "Descobri hoje de manhã, no duche, que os infiéis, mesmo sendo infiéis, são muito mais felizes no reino de Cristo do que julgam vir a ser nas suas crenças", porque o Deus cristão a todos acolhe. Como é ignorante, a universitária oblitera Mateus 10,33; Mateus 12,30; Marcos 16,16; e João 12,48. Até aí, nada a assinalar: as descobertas feitas no duche nem sempre coincidem com a verdade e a ignorância é desculpável se atendermos à intenção de propagação da fé.
Já é interessante notar que a cristã foi baptizada de Maria, o agnóstico dá pelo nome de Fernando, a budista se chama Cláudia e aquele que acredita "num paraíso de delícias corporais no seio de Alá" ostenta o prosaico nome de... Ibrahim.
Mas o mais edificante é o fim do conto, provavelmente congeminado pelo Prof. João César das Neves no duche: "«E se a gente se deixasse de conversas e se agarrasse à Matemática?» disse o Ibrahim. «Os testes são logo a seguir ao Ano Novo e, se não marrarmos agora, não há espírito de Natal que nos salve.»".
Ah, os Ibrahims, os Ibrahims... esses irremissíveis calculistas.
 

posted by PC on 3:49 da manhã # (1) comments

domingo, dezembro 26:

O PALÚRDIO: Blazerzinho castanho, mãozinha airosa num gesto que sublinha o enfado; fala o meco sobre "os novos protectorados", referindo-se à presença dos capacetes azuis da ONU na Bósnia. E que diz ele? Mais coisa menos coisa, isto: "não se percebe para que servem, senão talvez para impedir que eles se matem uns aos outros." Acabou de passar no Eixo do mal, na SIC-N, e o enfadado chama-se José Judice.
Uma boa amostra de um pacóvio lisboeta alcandorado a estrela de TV-fast food, para quem, "impedir que se matem uns aos outros" (o que o energúmeno, num alarde inesperado de sageza reconhece) é coisa de somenos; que no entanto chega para lhe perturbar a compreensão e o conforto do debatezinho com os amiguinhos num canal da TV-Cabo da parvónia lusa.
 

posted by FNV on 1:33 da manhã # (4) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012