Mar Salgado

sábado, outubro 9:

PIED-NOIR: Derrida, o argelino, morreu hoje. Gostei sempre mais dele nas suas excursões fora da desconstrução, talvez devido às minhas limitações. Recordo uma blague de Steiner ( em Real Presences, 1985) a propósito da hermenêutica da verdade: The adage had it: "do not trust the teller but the tale". Desconstruction asks: why trust either?
Gosto do Derrida analista da exclusão ( Politiques de l'amitié suivi de l'oreille de Heidegger, Galileé 1994) ou do daquele pequeno texto que a Minerva traduziu, Cosmopolitas de todo os países, mais um esforço. Nele, Derrida escreve sobre a tradição hebraica das cidades-refúgio e relembra a ordem dada por Deus a Moisés ( Números, XXXV 9-32) para que se construam cidades de asilo para o estrangeiro ou para o hóspede; depois vagueia por Kant e pelo seu direito cosmopolítico à hospitalidade universal e até revisita o cosmopolitismo ainda estóico, de Cícero.
Claro que há condições para receber o estranho. Uma delas será porventura a que estabeleça que ele não venha para causar a destruição daqueles que o recebem. Mas como destrinçar os amigos quando recebemos toda a gente? E como distinguir quem acolhe de quem ultraja?
 

posted by FNV on 9:12 da tarde # (0) comments

AS VOZES: O Presidente da República comunicou, num qualquer evento patrocinado por uma marca de gasolinas, que "ouvimos ene coisas por aí". Já suspeitávamos.
 

posted by PC on 8:31 da tarde # (0) comments

JOSÉ EDUARDO MONIZ asseverou ontem ser a TVI "intransigente com a verdade". Já suspeitávamos.
 

posted by PC on 8:23 da tarde # (0) comments

AS VIDAS DELES: Ouço Carvalho da Silva uma vez mais, hoje na TSF. É um homem bom e sério. Talvez porque a ele nunca o ouvi endeusar os paraísos albaneses ou a ditadura do proletariado ( o que não significa que não o tenha feito) tenho esta opinião dele. Muitas coisas que diz fazem sentido, muitas sei que fazem sentido. Não percebo nada de economia, mas parte da minha consulta é generalista, digamos, e aí contacto com muitos dos que Carvalho da Silva defende. O efeitos da insegurança laboral, do salário baixo ou do desemprego na vida intíma das pessoas, esse conheço eu. Não são números ou análise política, não são apenas faixas pretas ou palavras de ordem. Falo das discussões violentas nas casas de telhados frágeis, das novidades prometidas aos filhos que têm de ser renegadas, do sexo que amolece. Do rancor que vem ao de cima, das coisas que de repente já não fazem sentido. Da tristeza de não poderem fazer planos, como se um cancro desaçaimado lhes tivesse comido o cartão multibanco.
Por isso me irrito levemente com a conversa que o trabalhador português é malandro, preguiçoso e relapso. Embora conceda que ao volante de um Mercedes e a caminho de uma ceia tardia no Bica do Sapato tudo pareça enfadonhamente dispensável.
 

posted by FNV on 11:55 da manhã # (2) comments

ALGUM DIA HÁ-DE SAIR: Esta é a quarta vez, hoje, que começo um post sobre Luís Delgado. Há ano e meio que tento escrever sobre o homem que, sozinho, me levava a comprar frequentemente o DN, para alimentar a minha atracção mórbida pela opinião antípoda, o estilo preto e branco, a sobranceria parola, o simplismo travestido de "clareza de ideias".
Mas ainda não é hoje. Quando tento, tudo se baralha, as palavras atropelam-se, os dedos não encontram as teclas. Deixo apenas o motivo próximo, encontrado via Amor e Ócio. Gosto sobretudo da parte em que Delgado explica o que os "jornalistas ainda não perceberam". Não é fascinantemente revoltante?
 

posted by PC on 5:48 da manhã # (0) comments

ARQUIVO DAS NOTÍCIAS IMPOSSÍVEIS: Uma equipa de cientistas de vários países anunciou hoje ter provas inabaláveis de que "o consumo de tabaco é benéfico para a saúde". Na conferência de imprensa encontrava-se também um grupo de jornalistas independentes, que exibiram perante as câmaras documentos altamente comprometedores para poderosíssimas firmas que se dedicam ao fabrico de substitutos de nicotina, ao tratamento do tabagismo e ao fabrico de drops e chicletes, participantes de um conluio que foi já apelidado de "vasta campanha de intoxicação da opinião pública" (sic).
As notícia caiu como uma bomba um pouco por todo o mundo, tendo-se multiplicado as manifestações de fumadores que exigem ser indemnizados pelas humilhações e indignidades várias sofridas nos últimos anos. O primeiro ministro inglês, sempre na crista da onda, prometeu um corte radical nos impostos sobre os cigarros (o preço actual de um maço, no Reino Unido, ronda os 7 euros) e duras penas para quem tiver "atitudes discriminatórias" contra os fumadores (incluindo os anúncios de contactos pessoais).
José Barroso afiançou que a CE "está atenta à questão", encontrando-se em preparação uma directiva que obriga os Estados membros a tornar todos os locais de trabalho, de "smoking free areas", em "free smoking areas". Com o seu inconfundível sentido de humor, o dr. Barroso desvalorizou o problema, gracejando: "bem vê, é só uma diferente ordenação das palavras". O dr. Francisco Louçã já reagiu, clamando pelos direitos das minorias não fumadoras, que ficarão confinadas a pequenos espaços bafientos nos aeroportos.
As sondagens mostram que 78% dos fumadores hesitam agora em aceitar convites para eventos sociais na casa de não-fumadores, vistas como ambientes mal-sãos e propiciadores de maus exemplos para as crianças.
Enfim, Macário Correia concorreu ao casting de um anúncio da Camel, a rodar em breve na Serra da Malcata (Hunting the Iberian Lynx), onde o protagonista abate um exemplar de lince ibérico atraído pelo aroma selvagem. Dos cigarros.

 

posted by PC on 3:55 da manhã # (0) comments

POR FALAR EM ANARQUIA, uma saudação especial para o Sr. PMP, recentemente ingressado nesta nau. Prevejo que a vastidão da informação que carrega, a imprevisibilidade da análise e o jeito peculiar de a expor não ajudarão muito à organização desta nau. Ainda bem.
 

posted by PC on 3:46 da manhã # (0) comments

FÓNIX RENASCIDA: Ando a tomar-lhe o pulso há mais de um mês e agora é oficial: o Anarca está aí, mais pujante do que nunca, depois daquela ameaça inconsequente do princípio do verão. Leiam, por exemplo, isto. O Anraca não consome, é uma substância proibida. Grande Piotr, que não te faltem os lenços.
PS: Suponho que faça parte da rinite crónica do Anarca a alergia aos prémios, óscares e coisas assim (para não dizer que se assoa neles). Por isso, quando chegar a monção das prebendas (lá para o fim do ano), nem vale a pena nomeá-lo para o prémio do blogue mais original.
 

posted by PC on 3:29 da manhã # (0) comments

sexta-feira, outubro 8:

UMA AJUDINHA AO JMF: Enxofrou-se o meu caro JMF do Terras do Nunca ( links directos indisponíveis), porque foi "psicanalisado" pelo MS do Mau tempo no canil por causa do seu ( dele, do JMF) post no qual dá razão três- vezes-3- a Rui Gomes da Silva. Ó JMF, eu é que sou o seu psi-blogosférico, e não admito que me retirem o alvará! Bom, a questão é que o JMF foi acusado de querer remar contar a corrente, estilo "armar-se ao pingarelho", se é que me entendem, no caso Marcelo. Falso. Quanto muito, o JMF poderá ter pecado por orgulho, como nas sábias palavras do grande Conde de la Rochefoucauld:

C'est souvent par orgueil que par défaut de lumières qu'on se oppose avec tant d'opiniâtreté aux opinions les plus suivies: on trouve les premières places prises dans le bon parti, et on ne veu point des dernières.

Quem não cede, de vez em quando?
 

posted by FNV on 8:46 da tarde # (0) comments

PREVISÕES (QUASE) INFALÍVEIS: Para quem está em pulgas para tentar perceber quem ganhará a eleição americana, aqui fica uma dica. Os Iowa Electronic Markets são mercados de futuros cujo valor dos contratos depende de acontecimentos económicos e políticos como os resultados de eleições.
Este mercado é consensualmente considerado como a mais fiável previsão dos resultados eleitorais na América. O mercado tem já uma série relevante de resultados acertados em eleições para o Congresso, Senado, governos estaduais e presidenciais.
Para lá de resultados eleitorais existem também, actualmente, contratos de futuros dependentes de decisões de política monetária do FED, sobre o valor da capitalização bolsista da Google pós-IPO ou sobre o valor de preços de mercado da Microsoft ou o slucros da indústria de computadores.
Voltando às presidenciais aqui fica um link para o gráfico actualizado da eleição presidencial deste ano (às 0 horas do dia 8/10/2004) , onde se pode perceber uma aproximação de Kerry a Bush. Para os que não gostam de ser surpreendidos, é apenas uma questão de ir seguindo o andamento do mercado.
 

posted by NMP on 6:18 da manhã # (2) comments

O DRAGÃO E A ÁGUIA é o título deste artigo da semana passada do Economist sobre a situação actual da economia mundial. O último ano assitiu ao maior rescimento da economia mundial em 3 décadas, muito graças à expansão do consumo americano e do investimento na China.
O artigo que abre um número especial dedicado à economia mundial ilustra os méritos e os perigos de uma retoma económica mundial assente nestes dois factores.
 

posted by NMP on 6:10 da manhã # (0) comments

OH BABY, BABY, IT'S A WILD WORLD: Yusuf Islam aka Cat Stevens, célebre baladeiro dos saudosos anos 70, foi proibido de voar como resultado de informações dos serviços secretos que o associam a actividades potencialmente terroristas.
O mais escandaloso nesta informação é a incompetência das autoridades americanas, ao terem demorado mais de 3 décadas a detectar o terror auditivo global espalhado pelo autor de inigualáveis e inesquecíveis xaropadas como Father & Son e Wild World, autênticos musts da música de elevador e de bar de hotel.
Pode ser apenas uma lamentável injustiça fruto do actual ambiente securitário americano. É no entanto perfeitamente compreensível. Depois de adormecer com soporíferos musicais gerações e gerações de ouvintes incautos, o homem já merecia um castigo qualquer. Lá isso merecia.
 

posted by NMP on 5:44 da manhã # (0) comments

RECORDAR É VIVER:

(...)Começam por insultar os companheiros da véspera, procurando identificá-los com o regime derrubado. Ao mesmo tempo tratam de empregar as palavras que toda a gente emprega, dando-lhes um sentido diferente. Por exemplo, as palavras "liberdade", "democracia", "povo". E essas palavras são esvaziadas do sentido corrente, que é o que a maior parte das pessoas lhes dá, e passam a significar o contrário de si mesmas. (...) Um partido totalitário é necessáriamente um partido que não confia no cidadão comum, nem no trabalhador comum; que, invocando constantemente a maioria não passa de uma minoria bem organizada(...).

in Partido Popular Democrático, Notas Complementares de Introdução à Política, Comissão Concelhia do Porto, Secretariado do Porto/ Divisão de Documentação, Fevereiro de 1975, pp 13-14
 

posted by FNV on 1:56 da manhã # (1) comments

quinta-feira, outubro 7:

SÃO TÃO BONITAS AS CARVOEIRAS... Mas bonito, bonito, é ver Carvalho da Silva, Louçã, Fernando Rosas, Bernardino Soares et al, defenderem o direito à liberdade de expressão do Prof. Marcelo. Bonito, bonito, é ver o outro engolir o apito.
 

posted by FNV on 10:35 da tarde # (2) comments

DISSENTS: Todas as naus se dão mal com a calmaria.
Como, pese embora a falácia do "consenso ideal", as sociedades e os grupos, mesmo em alto mar, se alimentam e progridem com a divergência (para desenvolvimento, ver aqui), e como dá menos trabalho apresentá-las por atacado, aqui vai.
Discordo:
- de que seja a eventual impossibilidade de mobilizar soldados não conscritos para o Iraque a demonstrar os limites do poder norte-americano;
- de que a polémica do momento seja uma "trica que é essencialmente intra-partidária";
- de que a mesma tenha a verdadeira origem num problema de peso do Estado e da sociedade civil, e não, sobretudo, numa forma de actuação;
- de que, portanto, estejam em causa acusações "politicamente hipócritas";
- de que esta nau tenha um marujo residente em Madrid (onde, aliás, nunca poderia embarcar);
- de que se confunda firmeza e perseverança com sanha persecutória ou paroxismo (e mesmo que se seja particularmente sensível aos problemas da extraterritorialidade);
- de que se possa pensar em proibir os minaretes: a liberdade de religião acima de tudo!

Não leveis a mal, companheiros marujos, mas, por razões puramente expressivas (e sem qualquer pretensão de intendência ou provedoria), tenciono reincidir periodicamente...

 

posted by Velho do Restelo on 10:10 da tarde # (2) comments

HUMANO, DEMASIADO HUMANO: Cavaco, o tal que na sua primeira maioria autorizou coisas tão fascistas como auto-estradas e televisões privadas ( vão lá ver, ide aos registos da Assembleia da Républica da altura, ide e verificai o que diziam das TV's privadas arautos da liberdade de expressão como o Major Mário Tomé, ou Manuel Alegre), suportou discretamente uma campanha permanente e sem contraditório, feita pelo Independente ( nome que tal como na altura hoje provoca sorrisos) de Paulo Portas. Porquê? Porque havia dinheiro fresco e coisas nas quais gastá-lo, e porque um jornal lido no Chiado e discutido à noite no Frágil não é a mesma coisa que uma TV generalista.
O jogo mudou. Marcelo beneficia de efeitos conhecidos de há meio-século em Psicologia Social no campo da mudança de atitudes: o da "credibilidade da fonte " e o da "confiança da fonte". Básicamente, desde os trabalhos de Hovland&Weiss (1951), Montmollin (1982) ou Eagly, Wood & Chaikien ( 1978), sabemos com razoável segurança que uma fonte de persuasão é tanto mais fiável quanto lhe for reconhecida competência mas também desinteresse face ao resultado específico da sua comunicação para si mesma, ou para o grupo no qual está inserida. Por exemplo, um industrial que apareça a defender medidas de defesa do ambiente é duplamente fiável: primeiro porque sabe do que fala ( costuma poluir) e depois porque, aparentemente, nem estará a defender os interesses do grupo ou da classe a que pertence ( os malvados capitalistas).
Se a isto acrescentarmos o poder da simplificação da mensagem televisiva e a ausência de anti-corpos críticos na massa de indivíduos que julgavam receber um banho de cultura semanal do Prof. Marcelo, compreende-se o pânico do Governo. É humano.
 

posted by FNV on 10:06 da tarde # (1) comments

EQUÍLIBRIO: O meu caro PC, no seu post "À atenção do comandante", insta-me a ir ás compras pois que teme pela sorte dos charutos cubanos, alvo da persecutória sanha yankee. Não temas, marujo: os puros continuarão a sair de Cuba na mesma cadência com que entram delinquentes de opinião nas masmorras castristas.
 

posted by FNV on 1:51 da tarde # (0) comments

UNS REINADIOS: É o que são estes iranianos: danados para a brincadeira. Como os meus amigos devem ter reparado, o Irão anunciou esta semana com pompa e circunstância ( como Saddam o fazia) a estreia de um novo míssil com um raio de alcance de 2000km. Provavelmente servirá para enviar cartões de boas-festas a Israel. Mas se estão preocupados, posso informar-vos que na altura própria uma missão de especialistas da ONU aterrará em Teerão. A partir da capital esquadrinharão o resto do país e satisfeitos declararão que não encontraram nada. Népias, nem uma maqueta. Et voilá.
 

posted by FNV on 1:46 da tarde # (1) comments

(OUTRA) NAU FANTÁSTICA: Na semana do prémios Nobel um poema de um autor já galardoado:

The annals say: when the monks of Clonmacnoise
Were all at prayers inside the oratory
A ship appeared above them in the air.

The anchor dragged along behind so deep
It hooked itself into the altar rails
And then, as the big hull rocked to a standstill,

A crewman shinned and grappled down the rope
And struggled to release it. But in vain.
'This man can't bear our life here and will drown,'

The abbot said, 'unless we help him.'
So They did, the freed ship sailed, and the man climbed back
Out of the marvellous as he had known it.


Seamus Heaney, Lightenings viii
 

posted by NMP on 5:36 da manhã # (0) comments

UMA DÚVIDA INQUIETANTE: Paul Bremer, o anterior vice-rei americano do Iraque, afirmou que os EUA tinham enviado um número insuficientes de tropas para o Iraque e que repetidamente pediu o seu reforço. Esta afirmação levanta uma dúvida simultaneamente interessante e inquietante.
Ocupar o Iraque com um número reduzido de tropas era condição necessária para a afirmação total do credo neo-conservador. Provar-se-ia aos olhos de todos a possibilidade dos EUA actuarem ao mesmo tempo em diferentes teatros de operações. O sucesso da operação Iraque, com a chegada dos americanos rodeados de flores e em pequeno número, seria só por si um importante aviso por exemplo ao Irão, à Síria, à Coreia do Norte e, quem sabe, à Arábia Saudita.
De então para cá, muito ocorreu no Iraque e nos EUA que impediu o reforço do número de tropas americanas no Iraque. Bremer veio apenas verbalizar aquilo que muitos já intuíamos. Submetidas a um esforço hercúleo no Afeganistão e no Iraque, as forças armadas americanas parecem hoje incapazes de reforçar a sua presença física e numérica na região.
Resta pois uma dúvida: esta impossibilidade resulta de uma incapacidade ditada pelo actual momento eleitoral ou de uma real impossibilidade técnica de mobilizar mais soldados sem reinstaurar o serviço militar obrigatório ?
Se se confirmar esta última hipótese, o Iraque pode marcar não a consagração do poder americano mas o início da demonstração dos seus limites aos olhos do mundo. No estado actual do mundo, esta perspectiva é, pelo menos para mim, muito inquietante.
 

posted by NMP on 4:30 da manhã # (0) comments

A ORIGEM DO MAL: Passemos ao lado do ruído em torno da polémica da semana. Aproveitemos para chamar a atenção para aquela que é a verdadeira origem do mal.
Nenhuma das suspeitas que agora se levantam ocorreria se o Estado não tivesse a presença desmedida que tem em empresas com interesses em orgãos de comunicação social e nos negócios da televisão por cabo e na televisão digital terreste.
Já agora, e por amor à verdade, esta interferência do Estado foi reforçada durante os governos socialistas com a aquisição da Lusomundo, a criação da TV Cabo por uma empresa pública e de canais temáticos de grande audiência com participação estatal como a Sportv. O caminho então feito foi um retrocesso reltivamente à liberalização dos media que ocorreu no tempo de Cavaco Silva. Era bom que este governo pensasse em reverter esta evolução.
Muitos gritam (com ou sem razão, não interessa para o que se discute neste post) sobre a promiscuidade dos negócios do Estado com o sector privado e controle de critérios editoriais, a propósito de uma trica que é essencialmente intra-partidária. Aposto que a maioria desses são os mesmos que aplaudiram tranquilamente a renacionalização do DN em 1999 e a expansão do controle do Estado sobre as novas plataformas de difusão mediática através da PT.
Ou seja, meteram o Estado e os privados nos mesmos conselhos de administração e a actuar lado a lado em sectores onde não deviam ser nem concorrentes nem parceiros, mas sim regulador e operadores. Agora, queixam-se de promiscuidade.
Para além de trágico-cómico, é politicamente hipócrita.
 

posted by NMP on 4:06 da manhã # (0) comments

INTENDÊNCIA BLOGUÍSTICA: Em primeiro lugar penhoradas desculpas ao generoso António Colaço, um dos mais imaginativos bloguistas portugueses, pela tardia actualização do endereço do seu Ânimo.
Directamente para a secção Boa Onda entra o impagável Anacleto, implacável e corajoso denunciador dos desmandos do poder burguês que nos oprime.
Por último, os leitores mais atentos terão reparado na entrada de mais um postador nesta tripulação que entregará oportunas e reflectidas mensagens Por Mão Própria. A tripulação saúda este novo mensageiro que nos permitirá, a velhos lobos do mar embarcadiços, mantermo-nos actualizados sobre os maie recentes importantes debates intelectuais terrenos.
Como ocorreu sempre que um novo tripulante se juntou a esta nau aqui fica o necessário ponto de ordem:
- O administrador do blogue e comandante desta nau é Nuno Mota Pinto e assina NMP.
- Pedro Caeiro, contra-mestre deste galeão e o peixinho vermelho deste nosso mar, assina PC.
- Filipe Nunes Vicente, verdadeiro patilhão desta escuna, assina FNV.
- Vasco Lobo Xavier, bravo marujo que enfrenta a ondulação mais agreste de peito feito, assina VLX.
- Tiago Reis Marques, o relapso médico de bordo, assina TRM.
- Neptuno, o nosso divino inspirador, assina Neptuno.
- A recente aquisição, responsável pelas novas de terra, assina Por Mão Própria.
Não há desdobramentos de personalidades: estes nomes correspondem a sete pessoas diferentes. Que vivem e trabalham em locais diferentes: Lisboa, Coimbra, Porto, Washington e Madrid.
Surgirão certamente questões de difícil gestão: por exemplo a compatibilização entre quem dá a cara e o nome e quem assina sob pseudónimo. Mas estamos cá para isso e para mais tarde reflectirmos sobre as implicações desta situação.
Os textos são da exclusiva responsabilidade individual de quem os assina. Nunca se praticou, não se pratica, nem se praticará qualquer tipo de censura nesta escuna. Os limites da escrita serão única e exclusivamente ditados pela consciência individual de quem aqui escreve.
Mantemos com muito orgulho e honra a nossa filiação na União dos Blogues Livres, uma vez que o seu ideário anti-totalitarismo marxista na blogosfera corresponde à tendência maioritária deste blogue. Mas somos e seremos uma página pluralista.
Obrigado pela vossa atenção.
 

posted by NMP on 3:28 da manhã # (0) comments

SEM CONSEGUIR PENSAR:
Títulos do Público online:
- "Política 04-10-2004 - 08h36 Marcelo diz que Governo de Santana é "pior do que o pior de Guterres" "
- "Política 04-10-2004 - 20h31 Gomes da Silva quer intervenção da alta autoridade contra Marcelo"
- "Política 05-10-2004 - 08h44 Rui Gomes da Silva: José Sócrates 'não consegue pensar' "
- "Política 05-10-2004 - 15h14 Ministro Gomes da Silva nega intenção de silenciar Marcelo"
- "Media 06-10-2004 - 15h06 Marcelo Rebelo de Sousa abandona TVI após conversa com Paes do Amaral"
- "Política 06-10-2004 - 19h18 Gomes da Silva diz que 'ninguém quis calar' Marcelo Rebelo de Sousa"
- "Política 06-10-2004 - 20h04Alta Autoridade abre processo a comentários de Marcelo Rebelo de Sousa na TVI"
- "Política 06-10-2004 - 20h22 TVI estranha saída e remete responsabilidade da decisão para Rebelo de Sousa"
- "Política 06-10-2004 - 22h20 Sindicato dos Jornalistas quer 'retractação pública' de Gomes da Silva"
Perguntas:
a)
Se quem governa e "tem a mão no dinheiro" (no caso, no de todos nós, contribuintes) interfere assim na televisão privada existente, pode esperar-se que o faça menos sobre a pública, ou o melhor era o Estado permitir que qualquer cidadão abrisse (ou não) a sua própria estação televisiva?
b) A AACS, que procedeu com base na queixa (e "graves afirmações") do Ministro, de que MRS "mentia" nos seus comentários, vai apurar se o que o primeiro disse era verdade (ou seja, que MRS mentia)? E, supondo que realmente mentia (ou seja, que afinal o Governo não é, ainda, pior, é apenas igualmente mau...), qual era o problema? Não se pode mentir na televisão (ou mentir sem ninguém presente para confirmar ou desmentir)?
c) MRS está inscrito no Sindicato dos Jornalistas?
d) Afinal, "quem é que não consegue pensar"?

 

posted by Velho do Restelo on 3:12 da manhã # (0) comments

À ATENÇÃO DO NOSSO COMANDANTE: A fazer fé neste artigo do La Repubblica, a sanha anti-castrista do Governo americano atingiu novos níveis de paroxismo. Até agora, era permitido transportar para os EUA puros no valor máximo de USD 100. Porém, uma nova lei de embargo aos charutos cubanos passa a proibir os cidadãos americanos e os residentes portadores da carta verde de comprarem um charuto que seja - e agora vem a parte inacreditável - mesmo que o façam fora dos EUA, para fumar no estrangeiro.
Não é líquido se a proibição abrange o consumo, no estrangeiro, de charutos comprados por terceiros; seja como for, a tripulação mandata o nosso FNV para adquirir, às suas (dele) custas, uns quantos puros que ofereceremos ao Comandante no seu regresso.
Apre! Um dia destes proíbem os minaretes - mesmo que feitos em solo estrangeiro.
 

posted by PC on 3:03 da manhã # (5) comments

LEITURAS: Entro na nau (notaram o abanão do peso de três dígitos) com duas pequenas indicações de navegação: por Richard Posner, prof. e juiz de Chicago, review interessante do relatório da Comissão sobre o 11 de Setembro, aqui - e, também interessante, em particular a discussão sobre os desafios da tecnologia ao direito e sobre as ameaças globais, no blog de Lawrence Lessig, aqui.
 

posted by Velho do Restelo on 2:57 da manhã # (0) comments

MEXICANIZAÇÃO: Se o PSD contem a própria "oposição ao PSD" ( Miguel Veiga, Pacheco, Marcelo) quem vai fazer oposição ao PSD? Quem criticar à "oposição ao PSD" estará ao lado do PSD, quem se opuser ao PSD estará ao lado de um PSD, o "da oposição".
 

posted by FNV on 1:48 da manhã # (1) comments

OLÁ A TODOS ! A partir de agora, vão ter também de aguentar, de vez em quando (normalmente de noite, e nos intervalos de outras navegações), que a nau meta água P.M.P. minha. Já me devem conhecer - ando por aí em muitos envelopes (embora não em todos). Segue o primeiro balanço da nau.
 

posted by Velho do Restelo on 1:39 da manhã # (0) comments

quarta-feira, outubro 6:

HISTÓRIA INTERMINÁVEL: Entende JPP que que as queixinhas ridículas de Gomes da Silva deveriam ter provocado a sua demissão.
Claro que sim. Mas isso era se Marcelo Rebelo de Sousa lhe tivesse dado tempo para tanto. Só que, no jogo de ping-pong obsessivo que mantém com Santana Lopes, Marcelo não resistiu à oportunidade de enterrar mais um prego no caixão deste Governo e deixa-lhe um lindo bébé nos braços. Daqui a uns meses, talvez menos, regressará, à TVI ou a outro púlpito qualquer, e esse regresso será festejado pela opinião pública em geral & pela blogosfera em particular. Nó cego, portanto.
O mais perverso de tudo isto é que o episódio só tem lugar por Marcelo ser quem é no PSD. Se, em vez de Marcelo, o comentador fosse Mário Soares, ou Freitas do Amaral, Santana Lopes não ligaria a mínima. E não por força da (óbvia) menor capacidade mediática (logo, de influência) dos últimos.
 

posted by PC on 8:08 da tarde # (1) comments

terça-feira, outubro 5:

INTERLÚDIO: João Miguel Fernandes Jorge, numa parte de um velhinho poema - Aetatis Suae 39- um estóico descarado?

" A gente sabe que p'los trinta e
nove anos já nada pode durar
muito, felicidade que nos cai
do céu,
uma boa sorte que nos entra em
casa,
umas horas a menos no inferno do
corpo.
 

posted by FNV on 9:15 da tarde # (0) comments

FOICE EM SEARA ALHEIA: Começam a saltar palpites sobre nomes para suceder a Carlos Carvalhas. No Barnabé, Daniel Oliveira menciona, com compreensível horror, a hipótese Jerónimo de Sousa. Dado o conhecimento do autor desta previsão dos mecanismos internos do PCP, e apenas por isso, somos forçados a levar esta hipótese a sério.
No Blasfémias, a bolsa de apostas inclina-se para o líder parlamentar Bernardino Soares ou até para a hipótese Odete Santos.
Por mim, qualquer destes nomes está bem, mas aproveito para adiantar um nome que, na minha desinteressada opinião, seria a melhor solução para a sucessão de Carvalhas: o homem-forte da CGTP, Carvalho da Silva.
É óbvio que muita da influência social do PCP - que ainda é maior do que muitas vezes apressadamente se julga e incomensuravelmente superior à do Bloco - se faz hoje sobretudo através da CGTP, que tem muitos mais simpatizantes do que o próprio partido. A escolha de Carvalho da Silva seria um golpe de asa do PCP, apostando em alguém cujo prestígio no mundo laboral e fora do partido é indiscutível, mesmo para alguém, como este vosso humilde escriba, que raras vezes ou nunca concorda com as suas opiniões e tomadas de posição.
Provavelmente, o sector duro que manda no partido não seguirá esta sugestão. Eu até agradeço. Mas já que estamos em tempo de palpites, aqui fica um insuspeito conselho. E não digam que vai daqui...
 

posted by NMP on 8:28 da tarde # (3) comments

SERENIDADE: Não posso deixar de evocar o precioso (e único) conselho do nosso Presidente da Républica num momento como o que se vive em algumas prestigiadas instituições portuguesas. Refiro-me a todas as aquelas que atravessam momentos difíceis e que não beneficiam da paciência e comprensão do povo. Todos os grupos profissionais - malabaristas, quadrilhas de salteadores, limpa-chaminés, etc - necessitam de tempo para encontrar o seu momento óptimo de forma. Estes grupos têm muitas vezes líderes inexperientes e pouco excitantes ( alguns fazem lembrar repolhos) mas aos quais têm de ser dado tempo e espaço para construirem a sua efectiva afirmação. Tal como aos leões jovens, deve oferecer-se a certos grupos e a certos líderes uma moratória de confiança, carinho, dedicação e esperança. Muitas vezes, ainda o campeonato vai como se costuma dizer, no início, e já se acena de garras afiadas a porta da rua a gente brava e valorosa, sedenta de currículo e de vitórias ( e de uma árvore alta que os ponha a salvo). Serenidade pois, é o que vos pede também este vosso espectador descomprometido e desinteressado.
 

posted by FNV on 3:15 da tarde # (0) comments

AMIGOS DOS CIDADÃOS & CONVERTIDOS AO MERCADO: Segundo o Público de hoje, O Bloco de Esquerda de Castelo Branco é contra a introdução de portagens na A23 porque estas "vão condicionar as trocas comerciais, o turismo e o investimento". Notável, vindo do partido do Dr. Francisco Anacleto Louçã. Mas ainda mais notável é esta declaração da dirigente local Paula Nogueira: " O BE é muito adepto da iniciativa dos cidadãos, havendo um grupo de cidadãos a tomar a iniciativa devemos apoiá-los e marcar a nossa presença".
Calcule-se o que diria ( e faria) a Srª Paula Nogueira se um "grupo de cidadãos" de Castelo Branco numa "iniciativa de cidadãos", quisesse expulsar os ciganos ou os imigrantes do distrito. Esta gente é perigosa.

 

posted by FNV on 11:58 da manhã # (0) comments

VIÚVA A REPÚBLICA: Não percam o texto de Guerra Junqueiro neste post do Almocreve. Descontada a lotaria do ventre, impressionante de actualidade. Não?
 

posted by PC on 5:06 da manhã # (0) comments

SOMOS FELIZES! I: A secção Somos Felizes!*, que hoje se inicia, tem por objectivo lembrar que há sempre alguém numa situação mais desinfeliz do que a nossa e que, por isso, devemos dar graças.
Estava eu para aqui a lamentar-me com o aumento da banalidade ("tributo cobrado pelo uso de instrumentos ou bens do senhor") que o meu patrão me cobra por me deixar estacionar o carro nos seus parques (à volta de 150 euros anuais), quando deparei com esta notícia no The Times of India.
Ao que parece, em Mehsana (Gujarat), algumas comunidades hindus ainda seguem a tradição "Satta-Paddhati", segundo a qual o irmão e a irmã de uma família se casam com a irmã e o irmão (como se verá, esta ordem é obrigatória) de outra família. Sucede que a ratio raparigas / rapazes naquela região é de 779:1000. O que significa que em cada 1000 homens há 221 que acordam todos os dias angustiados. Em consequência, as famílias destes desgraçados são obrigadas a comprar-lhes noivas, gerando um comércio cujo volume de negócios ronda os 50 milhões de rupias por ano.
Em Mehsana, não consta que os patrões cobrem dinheiro aos empregados pelo estacionamento automóvel nos parques que lhes pertencem.
Porém, se um dia eu tiver filhos, e só filhos, os 150 euros que pago anualmente somarão, ao fim de, digamos, 25 anos, cerca de 3.750 euros. Com os suaves aumentos anuais da banalidade, este montante poderá elevar-se até aos 4.000 euros.
Ora bem. Eu nunca quereria para o meu filho uma mulher que custasse a bagatela de 4.000 euros.
Somos felizes.
* O título inspira-se no Four Yorkshiremen Sketch.
 

posted by PC on 3:24 da manhã # (0) comments

segunda-feira, outubro 4:

SÃO 861!... Só num país como o nosso se imagina possível ofuscar-se uma determinada data histórica com outra comparativamente muito menor. Daí que, e como alguns já nossos conhecidos nos tentam sempre convencer de coisa diferente, seja obrigado a recordar que amanhã se comemoram 861 anos de Portugal como Estado Nação. São 861 anos, não 94...
 

posted by VLX on 10:59 da tarde # (2) comments

NÃO HÁ SÓ MÁS NOTÍCIAS: Quem desperta de uma longa hibernação pode também deparar-se com boas notícias, excelentes notícias. Destaco o regresso de FNV ao Mar Salgado e o merecido resultado de João Soares no congresso do seu partido. Se há coisas que me fizeram sorrir nos últimos tempos, estas duas estão, indubitavelmente, em primeiro lugar.
 

posted by VLX on 10:58 da tarde # (0) comments

PORTUGAL ÀS AVESSAS: É particularmente estranho quando uma pessoa acorda e ouve a CGTP a insurgir-se contra a concessão de uma "ponte" aos funcionários públicos, vê o líder dos socialistas a barafustar contra uma anunciada intenção de pôr fim aos benefícios fiscais para planos de aquisição de acções e outros (ameaçando mesmo votar contra o orçamento se tal medida se concretizar) e lê que a esquerda em geral é contra as taxas moderadoras em função dos rendimentos. Fica-se com a leve impressão de que o país está às avessas...
 

posted by VLX on 10:46 da tarde # (0) comments

O PATHOS Na retórica aristotélica designava o auditório, pois que aqueles que ouviam o orador eram assaltados por fremitosas paixões. Ouvindo também eu a rádio há pouco, ouvi que o Dr Rui Gomes da Silva pediu a intervenção da Alta Autoridade para a Comunicação Social por causa dos comentários dominicais do Prof. Marcelo. Assim, e na impossibilidade de encontrarem o dito Dr Rui Gomes da Silva, candidato-me eu a um internamento imediato, de preferência num hospital psiquiátrico como o de Archern, perto de Heidelberg, e que Bernardino Gomes - no Dos Estabelecimentos de Alienados nos Principais Estados da Europa - tão bem descreveu em 1843. Talvez me arrumasse numa destas quatro divisões:

a 6ª, dos Tranquillos e limpos pensionistas.
a 7ª, dos Ditos artistas e homens do campo, os quaes pelo grande número devem ainda dividir-se em:
a) Alienados de imaginação perturbada ou parafreneticos
b) Dementes e idiotas

a 8ª, dos Turbulentos.
a 9ª, dos Furiosos e immundos.
 

posted by FNV on 9:26 da tarde # (0) comments

domingo, outubro 3:

VAMOS VER SE PERCEBI: Sócrates ganha o partido com a esmagadora maioria dos votos, mas a política de alianças tem de ser traçada por Alegre e Ana Gomes, porque representam 16% dos votantes, "os que contam". A democracia partidária é uma cadela com cio.
 

posted by FNV on 1:38 da tarde # (0) comments

DEUS ESTÁ EM TODO OU LADO OU NÃO ESTÁ EM LADO NENHUM: O Vaticano ( João Carlos Espada pronuncia-se na próxima semana) acha infeliz a aprovação do anteprojecto de lei espanhol que possibilita aos homossexuais casarem-se e adoptar crianças. falemos para já apenas do primeiro aspecto. O Vaticano não entende medidas destas como conquistas da modernidade e da democracia, antes como o início do fim. Eu, que passo a vida a reler o Livro do Apocalipse, nunca lá vi nada que me confirme as previsões do Vaticano, mas adiante. A família tradicional heterossexual está em crise? Pois está. Experimente o Vaticano passar a exigir às meninas casadoiras de branco vestidas que se apresentem virgens no altar, e a crise será ainda maior. Ensaie o Vaticano a monitorização do cumprimento das promessas de "união para todo o sempre" que esposos pios e beatos proferem no altar ( ou seja, excomungue os que seis meses depois já separaram o que Deus uniu) e a crise terá proporções biblícas. Verifique o Vaticano se as estaladas e sovas de cinto com que o esposo brinda a esposa são conformes ao respeito pela santa figura da mãe de filhos baptizados, e crise será termo brando para definir a coisa.
Mas não. Parece que o problema da sagrada família para o Vaticano reside no facto de gays e lésbicas quererem a benção de Deus e a autorização do Estado, antes ou depois de juntarem os trapinhos. Parece que isso arruina a família tradicional.
 

posted by FNV on 1:19 da tarde # (1) comments

NÃO TE CANSES: "Não quero parecer muito queirosiano", introduzia-se o impagável Moita Flores há bocado na TSF, no duocentésimo sexto "debate" sobre sobre a "Pequena Joana & E -Os- Media -Aproveitadores -da- Desgraça -E-Da -Boçalidade - Nós -Não-Que-Só-Estamos-a-Discutir-Sociológicamente -O -Assunto & De- Caminho- As -Audiências Sobem".
 

posted by FNV on 11:44 da manhã # (0) comments

CHOCANTE!:
"Estou habituado a viver no meio da bicharada" - José Castelo Branco, na capa de uma revista.
"Não sou uma besta" - Alberto João Jardim, na capa da Única.
O que os jornais não fazem para despertar a curiosidade dos leitores.
 

posted by PC on 4:03 da manhã # (0) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012