Mar Salgado

sábado, dezembro 20:

ESTA SEMANA: Para os que ainda não tiveram oportunidade de ler a última página do Expresso de hoje, onde semanalmente se encontram identificados os destinatários, informo que a carta que esta semana Manuel Monteiro resolveu escrever foi para o Presidente da República.
Para a semana, no mesmo local, ver-se-á se foi respondido e, na semana seguinte, conheceremos a identidade do destinatário de nova carta (afirmam os apostadores mais empedernidos e conhecedores que, depois de ter escrito ao PR, para conseguir deixar a última página do simpático e prestável semanário e aparecer na televisão, só resta escrever a Marcelo Rebelo de Sousa. A ver vamos...).
 

posted by VLX on 11:59 da tarde # (0) comments

GOMES CANOTILHO: Independentemente de catalogações de esquerda e de direita, é com muito agrado que vejo um reconhecimento merecido no prémio atribuído ao Senhor Prof. Doutor Gomes Canotilho.
A área jurídica eleita por GC não era, seguramente, a minha: tive enormes dificuldades no estudo daquela cadeira e atrasei o exame até ao quarto ou mesmo ao quinto ano (já não me lembro bem). Quando me apresentei a ela passei com dez esforçado, no pior exame que julgo ter feito. Mas deu para perceber a categoria do que tinha pela frente.
E fico feliz porque a minha Coimbra, a Universidade e a Faculdade que durante toda a vida vivi são notícia pela positiva, e não por qualquer atitude imbecil de guerrilha estudantil, como tem acontecido nos últimos tempos.
Depois porque se trata de uma pessoa e de um nome que aprendi a respeitar, primeiro em casa, ouvindo as conversas de Pai e Irmãos formados naquela Escola (sem que alguma vez as preferências políticas ofuscassem a admiração pessoal e científica), depois na dita Escola, pessoalmente.
Estou contente.
 

posted by VLX on 11:46 da tarde # (0) comments

CLAP, CLAP, CLAP: Esta simples onomatopeia dá conta do meu caloroso aplauso à atribuição do Prémio Pessoa a um dos maiores jurisconsultos portugueses. Um merecido reconhecimento a um investigador íntegro e de renome mundial.
 

posted by NMP on 4:24 da tarde # (0) comments

INVOLUÇÃO: O "Na minha barriga mando eu!" fotoimpresso impressionou muita gente esta semana. Natural, pois desde que o cortéx pré-frontal se autonomizou, a barriga (e outros orgãos menores) é das poucas coisas que ainda lhes obedece. É o que se pode designar por progresso civilizacional.
 

posted by FNV on 11:55 da manhã # (0) comments

ADENDA: Passe o engano no destinatário, já que o Neptuno não é para aqui chamado, os nossos amigos Cegos, Mudos e Surdos (link indisponível), prolongam uma discussão interessante sobre a responsabilidade dos Aliados e da URSS no rearmamento nazi.Não repisando argumentos, sempre acrescento que é um facto que já depois de 1933, Hitler obteve de fora da Alemanha muito do que utilizou mais tarde. Quanto ao papel da IBM, olhe que não, olhe que não...
Abraços e boas-festas.
 

posted by FNV on 11:44 da manhã # (0) comments

MADRUGADOR: Ainda estremunhado e sem bold, o meu amigo Neptuno acordou cedíssimo e postou, às 6.16m da matina, qualquer coisa que pressinto vagamente relacionada com um post meu sobre a Fábrica de Chaves do Areeiro. Lá mais para o fim do dia, certamente a névoa se dissipará e tudo se tornará mais claro. Boa sesta.
 

posted by FNV on 11:24 da manhã # (0) comments

TODO UM MUNDO II: "Existirá uma ética específica dos profissionais de cofres?" - pergunta FNV, certamente após uma "overdose" de EPC, que o levou a descambar num cartesianismo patológico de índole comercial, tipo Margarida R. caso não esteja a ser atacado pelo bar- Pinto. Esta última, certamente recomendaria a abertura de cofre... mais barata. Sem anunciar a sua própria morte, que este momento de fraqueza seja motivação para algo mainotável (sorry mate) e menos dispendioso. .
 

posted by Neptuno on 6:16 da manhã # (0) comments

CANOTILHO: Foi dos raros professores que granjeou o (meu) epíteto de "mestre" entre os alunos do meu curso, graças à qualidade das suas aulas. No entanto, na sua vida pública, nunca definiu bem o seu estatuto comunista: um estalinista empedernido e refém do utópico sonho colectivista ou um democrata desencantado dos sinistros rumos dos regimes comunistas? Bem ou mal, conseguiu até hoje, manobrar com mestria a sua imagem a ponto de ser premiado.
Impõe-se a pergunta: Quem é Canotilho? Será mesmo um democrata?
 

posted by Neptuno on 5:50 da manhã # (0) comments

sexta-feira, dezembro 19:

HONNIT SOIT QUI MAL Y PENSE: O Sr.Prof.Dr. Gomes Canotilho recebeu não a Ordem da Jarreteira, à qual alude o título deste post, mas o Prémio Pessoa; prémio que é atribuido por uma instituição financeira, pelo Dr. Balsemão, pela SrªClara Ferreira Alves, e por um conjunto de pessoas que tem por mérito nisto de atribuir méritos, o facto de em anos anteriores, terem sido meritóriamente agraciados com o referido prémio. Muito bem.
O Dr. Soares disse à RTP-2 que o agraciado foi alguém muito próximo do PCP mas que desde a queda do comunismo tem vindo a distanciar-se críticamente e a fazer um conjunto muito interessante de reflexões, o que reveste o Sr. Dr.Prof. Canotilho de uma inesperada originalidade. Reflexões essas certamente mais interessantes do que a última, na qual, por entre dois cadeados na Porta Férrea, avisava que Coimbra estava a viver um Maio de 68 pós-moderno. Tem-se notado.
 

posted by FNV on 10:24 da tarde # (0) comments

TODO UM MUNDO:

" Os profissionais da Fábrica de Chaves do Areeiro conseguem solucionar a abertura e reparação de qualquer cofre"

Este anúncio sempre me intrigou. Se os homens abrem qualquer cofre, de que vale eu comprar-lhes um? Passaria o resto da vida temendo a visita nocturna de um profissional da empresa. Por outro lado, como podem eles assegurar que abrem qualquer cofre? De todas as marcas e feitios? Se isto é possível, porque não se dedicam ao crime? Existirá uma ética específica dos profissionais de cofres?
 

posted by FNV on 7:17 da tarde # (0) comments

VENTUS POPULARIS: Ouço a TSF, neste final de tarde, que amplifica do Congresso sobre a Justiça, as propostas e as teses gritadas pelos Drs Garcia Pereira e Conceição Oliveira, sobre conspirações, escutas incontroladas e sei que lá mais. Um leve incómodo me assalta. Por certo que outras personagens também falaram e discorreram, não foi?
 

posted by FNV on 7:09 da tarde # (0) comments

O PRIMEIRO MANDAMENTO: Seguindo o espírito da época e continuando na senda da discussão das proximidades/diferenças entre as três religiões monoteístas mais um artigo que, a este propósito, ilustra alguma da ignorância e arrogância que grassa em alguns (felizmente minoritários) sectores evangélicos da América de hoje.
Esta discussão tem ganhado, por motivos óbvios, cada vez mais acuidade e importância.
 

posted by NMP on 4:02 da manhã # (0) comments

PRESENTE DE NATAL: O The Economist edita mais um fabuloso número de Natal, onde se podem encontrar preciosidades como esta: uma análise do sentido de humor dos franceses, feita no melhor estilo britânico.
O suplemento especial tem mais motivos de interesse como, por exemplo, uma muito interessante exposição das mais recentes descobertas sobre o papel da Virgem Maria nas religiões monoteístas, reforçando a ideia de proximidade entre judaísmo, cristianismo e islamismo (sugestivamente intitulado A Mary for All). Ou este pequeno tratado sobre a magna questão do papel das pilosidades na vida humana de hoje e na evolução do Homem.
O link para o suplemento está aqui (secção Christmas Specials).
 

posted by NMP on 3:54 da manhã # (0) comments

QUID?: A França tem neste momento uma elevada (ou não, dependendo do "correcto" ponto de vista) percentagem de população muçulmana. Franceses muçulmanos. Chirac já se pronunciou a favor de uma lei que proiba o porte de indumentárias ou de sinais religiosos ostensivos nas escolas e liceus do estado (i.e., véu islâmico, cruzes de dimensões excessivas, etc.).
Sendo um país de raiz cristã, deverá a França enveredar pela via da imposição de uma "uniformização cristã" - nomeadamente quanto a comportamentos em sociedade? Ou deverá ser politicamente correcta e permitir total liberdade de manifestação religiosa - de novo, ao nível dos comportamentos em sociedade - adoptando como feriados nacionais datas de significado religioso para os franceses muçulmanos?
Para os franceses cristãos, todas as "concessões" terão sabor a invasão do seu território. Para os franceses muçulmanos, todas as "conquistas" apenas servirão para minorar um sentimento de segregação.
Mas o aspecto demográfico não poderá ser ignorado. E lembremo-nos que o Kosovo também é considerado pelos sérvios como o berço da sua nação.
 

posted by Neptuno on 12:44 da manhã # (0) comments

quinta-feira, dezembro 18:

SEMPRE ÁS ORDENS: Os nossos amigos Cegos, Mudos e Surdos (link indisponível APENAS por motivos técnicos) acham que eu brinco. Aproveitando o raciocínio que defende que os EUA se deveriam sentar no banco dos réus com Saddam, por o terem armado, escrevi aqui que pela mesma lógica, os Aliados e a URSS também deveriam ter sentado o rabinho em Nuremberga. A lógica é estúpida, sem dúvida. As premissas nem tanto.
Desde os acordos de Locarno que se preparava a saída da França do Ruhr, e muito mais tarde, em 1936, Anthony Eden não quis defender a Renânia. Assim, aconselhou os franceses a ficarem quietos. Gamelin já estava quedo e mudo, ao contrário dos panfletistas da direita monárquica do Action Francaise, que lançaram o mot d'ordre: "Não marcharemos contra Hitler ao lado dos Soviéticos!". Resultado: 80% do carvão essencial ao rearmamento nazi provieram do Ruhr e da Renânia.
Logo depois, mal chega ao poder, Chamberlain põe em acção, em Abril de 1937, a política de "apaziguamento económico", que Hitler agradece, pois que lhe permite descaradamente importar o que precisa para se armar. Como se não bastasse, o pacto Ribbentrop-Molotov fornecerá até à invasão nazi de Junho de 1941, quantidades incalculáveis de matérias primas imprescindíveis ao esforço de guerra do Reich. Para o cozinhado se completar, a Checoslováquia: Chamberlain vai a Munique resolver a crise checa, o que tem como resultado Hitler ocupar seis meses depois o que faltava do território apropriando-se da excelente indústria checa de armamento. O Panzerkampfwagen 38(t), por exemplo, era nada mais nada menos do que o tanque checo LT-38. O Bayerische Flugzengwerke 109, mais conhecido por Messerschmitt 109, foi fabricado em regime de sub-contratação nos territórios de Leste, e montado sob licença pela Dornier-Werke e pela Avia, checa.
Já nem seria necessário falar do papel essencial desempenhado pela Dehomag, filial alemã da IBM norte-americana, não só no cadastro dos judeus, mas também no esforço industrial de guerra nazi, porque neste caso, tratou-se apenas de uma importante empresa privada, e não da responsabilidade de um Estado.
França e Inglaterra não armaram directamente o Reich, a URSS quase. Mas o importante foi a responsabilidade deste países pela facilidade com que Hitler obteve o que necessitou para preparar a guerra. E essa responsabilidade incluiu muita Realpolitik, como o fechar de olhos à expedição de Mussolini sobre a Abíssinia, em Outubro de 1935, numa altura em que se julgava que a Itália fascista poderia ser útil contra o Reich. Suficiente para se sentarem em Nuremberga? Os meus amigos que respondam.
 

posted by FNV on 9:05 da tarde # (0) comments

REGIÕES DA IBÉRIA, para pegar no tema do nosso Neptuno, há muitas. A de Setúbal, por exemplo, onde se despacham carrrapaus levemente esverdeados, por exemplo.
 

posted by FNV on 12:55 da manhã # (0) comments

IBÉRIA: Notícias recentes dos nuestros hermanos mostram-nos que há algumas dificuldades em lidar com o readquirido protagonismo dos nacionalismos, nomeadamente, basco e catalão. Candidatos a governantes regionais chegaram a antecipar para as suas regiões, no médio prazo, uma situação política de "estado associado" a Castela. Parece-me que, mais uma vez e se Deus quiser, Portugal vai beneficiar dos problemas de Castela com outras regiões da península para poder defender-se da invasão. É triste verificar que, hoje em dia, Lisboa reporta a Madrid. Não só nas questões políticas e económicas de estado ou (naturalmente) nas relações da subsidiária portuguesa com a casa-mãe espanhola. Mas também nas multinacionais nas quais, em muitos casos, o CEO é também espanhol. Se juntarmos a isto a avassaladora aquisição de património imobiliário e societário, será mais fácil entender o emprego da expressão "invasão".
Possivelmente, Portugal não terá os meios de se opor a esta invasão, por si só. Daí que eu encare com optimismo aquilo que se passa nas restantes regiões da Ibéria. E torça por elas. E por ssa Ibéria com várias nações livres e em pé de igualdade, fazendo das suas diferenças a sua força.
 

posted by Neptuno on 12:03 da manhã # (0) comments

quarta-feira, dezembro 17:

A PROPÓSITO DAS ALCUNHAS: Neste post, ficou por dizer uma coisa. Bem sei que isto não é exclusivo da Manuela Moura Guedes (aplica-se a uma boa parte da comunicação social), mas agora ela está mais a jeito: a referência sistemática da imprensa a Carlos Silvino como "o Bibi" é de uma grande indignidade, a que se devia pôr termo. Que essa alcunha tenha tido, no princípio do caso, interesse jornalístico, não contesto. Mas como seriam as coisas se Mário Soares fosse tratado, sistematicamente, pelos jornais e pela TV, como "Mário Soares, o Bochechas"? E que sentiria Manuela Moura Guedes se, sendo notícia um dia, os seus colegas pivots se referissem sistematicamente a ela, nos telejornais, como "Manuela Moura Guedes, a Bocas"?
 

posted by PC on 1:06 da tarde # (0) comments

O PESO EXCESSIVO E DESPROPORCIONADO DA CDU E DO BE NA OPOSIÇÃO FEITA PELO PS: O líder da oposição foi ontem a um jantar em Coimbra e discursou. Não sei se por causa do jantar, se por estar na cidade das lutas estudantis e dos cadeados e correntes, foge-lhe o pé para o chinelo e a boca para o calão.
Com todo o jeito que lhe é unanimemente reconhecido, foi tecendo impropérios vários e insultos diversos contra o governo, tentando atingir o cerne da coligação, e apontou baterias contra o PSD, dizendo que o CDS teria um peso excessivo no governo. É, como todos sabem, a forma primeira de fazer oposição do Bloco de Esquerda e da CDU.
Seguidamente, e não obstante ter acordado com o CDS e o PSD não voltar a repisar temas já definidos pelos portugueses através de referendo, como um qualquer cata-vento de qualidade e bem oleado veio discursar sobre o aborto. É um tema, como todos sabem, que tem constituído a bandeira da oposição do Bloco de Esquerda e da CDU.
Isto leva-nos a pensar numa coisa interessante: não terão o Bloco de Esquerda e a CDU um peso excessivo e desproporcionado no tipo de oposição feita pelo PS e Ferro Rodrigues?
 

posted by VLX on 11:04 da manhã # (0) comments

COMPLEXO BIG BROTHER: Hoje tive oportunidade de relembrar por que razão não vejo, em geral, a TVI, nem, em particular, os seus telejornais. Manuela Moura Guedes anunciou, com aquele ar nudge-nudge, wink-wink, say-no-more que só o Eric Idle supera (descer até à quarta foto), que Carlos Silvino (para quem não conhecesse, Manuela, prestável, esclareceu: "o Bibi") pediu centenas de cartões de Natal para enviar aos amigos.
A razão do ar enigmático desvelou-se logo de seguida, quando Manuela sussurrou qualquer coisa como (cito de memória) "só não se sabe o conteúdo dos cartões e a quem eles se dirigem".
É impressionante a quantidade de coisas que ainda não sabemos acerca de Carlos Silvino.
 

posted by PC on 2:34 da manhã # (0) comments

KARL SADDAM: Não é de estranhar toda a azia que a prisão de Saddam tem causado a alguns sectores da esquerda. Na realidade, os imperialistas yankees foram prender Saddam justamente quando este acabara de se converter ao comunismo! As imagens da captura mostram-nos sinais exteriores de comunismo que são inegáveis: o cultivar do look do ideólogo Karl, o facto de dormir sempre com o Capital na mesinha de cabeceira (cerca de 1 milhão?), a sua cave bafienta, obscura e mal equipada - digna de um cirurgião na velha URSS - e a roupa surrada e o ar despojado e acossado - tão comum na antiga Checoslováquia.
Não admira que o camarada tenha querido render-se aos americanos.
 

posted by Neptuno on 1:00 da manhã # (0) comments

terça-feira, dezembro 16:

AROMAS DE URZE E DE LAMA: O marulhar arrasta a banquisa, e assim esta semana traz ecos de cheiro limpo. Já se fala, à direita, da despenalização do aborto, o que se bem me recordo do que li e que actualizei, mas que o nosso P.C. corrigirá, significará a substituição da pena de prisão por outras sanções criminais não detentivas. Não se trata ainda de descriminalizar, o que acontece quando o Estado renuncia ao controlo da conduta, que deixa de ser considerada negativa ou indesejável, e alarga as margens de tolerância; ou, quando mantendo-se o juízo de indesejabilidade sobre a conduta, o Estado procura alternativas de controlo mais eficazes do que as oferecidas pelo sistema penal.
A mesma direita esclerosada que em tempos já rosnou contra a venda de contraceptivos (sem ovo fecundado, ou zigoto ao barulho) e pôs os homossexuais no armário, terá de engolir mais um sapo. Caberá depois à esquerda, tão preocupada com a vida das mulheres, desenvolver "mecanismos e projectos" que não resumam a dignidade humana à pílula do dia seguinte.
 

posted by FNV on 5:10 da tarde # (0) comments

BROTHERS IN ARMS II: Um nosso leitor fiel, João Paulo Pedrosa, intriga-se com esta classificação e pergunta se não existe esquerda civilizada não-radical. Existe, e provavelmente incluo-me nela. Esta classificação, como outras, é um produto de comunicação, que habita mais a blague do que a ciência política. A blogosfera permite aqui e ali um outro texto mais denso, mas obriga também amíude a um registo simplificado, irónico e subterrâneo. O que quis dizer foi que a captura de um produtor de terror no espaço exo-ocidental só filosoficamente nos deve satisfazer. Esse terror, como o cubano, só nos chega depurado e domesticado, é longínquo no conteúdo e na forma. Assim se entende, ou não, o desprezo a que muitos paladinos dos oprimidos sempre votaram o sofrimento dos povos da cortina de ferro ao longo de quase meio-século. A nova esquerda, mais ou menos radical, do Bloco, do PS, e até de algum PCP, já não se importa se são americanos ou marcianos quem jugula um ogre como Saddam. Outros, que classifiquei como esclerosados, condoem-se da vida difícil dos operários, dos gays, dos sem-abrigo, dos camponeses de Chiappas, mas estão-se nas tintas para quem é libertado pelo Ocidente capitalista. Porque de facto nunca tiveram pena nenhuma do oprimido ou do explorado, a menos que este o seja na velha lógica do conflito novecentista entre capital e trabalhador. Por isso marcharam em novos, espiritualmente, com os Guardas Vermelhos ou com Pol-Pot, por isso nunca escreveram poemas ou canções de intervenção para os desgraçados que morreram às mãos da Stasi ou da KGB.
Diz-me o NMP que é gente que acredita em velhos esquemas proto-mentais de pensamento político. O NMP é amável. É gente que acredita que a opressão e a exploração pode ser boa ou má consoante o lado de que vem a vaga. É gente que aprendeu a insensibilidade com bons mestres, e que hoje a exibe despudoradamente.
 

posted by FNV on 4:21 da tarde # (0) comments

BROTHERS IN ARMS: Pormenor, apenas: enquanto que a esquerda radical-civilizada também comemorou a captura de Saddam, a outra, a estalinista-esclerosada, ainda que travestida de cultural-intervencionista, demarcou-se. Perguntam-me se me espanto. Não, porque quem bebe há 30 anos á saúde de facínoras, não iria agora erguer a taça em honra do fim de um deles.
 

posted by FNV on 1:00 da manhã # (0) comments

ESTRANGEIROS: De acordo com os resultados de uma sondagem hoje publicados pelo Público, três em cada quatro portugueses não querem mais estrangeiros no país e dois terços concordam com a expulsão dos imigrantes ilegais. Para além da "elegância" subjacente a este novo riquismo - que se reflecte, sobretudo, nos inúmeros trabalhos que já não são dignos de nós - há um problema mais grave que esta situação revela que é o dos anos consecutivos de baixa natalidade. É muito triste ouvir falar em turmas de liceu e escolas que acabam por falta de alunos. No fundo, os estrangeiros vêm colmatar várias situações lamentáveis cuja solução, a avaliar pelas diversas agendas políticas, só será prioritária quando batermos (ainda mais) no fundo.
O nosso passado recente como país obriga a outro tipo de acolhimento a quem vier por bem.
P.S.: A propósito da natalidade, também podemos beneficiar das experiências de outros povos. Noticia também o Público que 400 japoneses mantiveram relações com 500 chinesas, num hotel, durante três dias...
 

posted by Neptuno on 12:13 da manhã # (0) comments

segunda-feira, dezembro 15:

URPFLANZE: Duas coisas me fascinam na esquerda inteligente: a selectividade da agenda e a capacidade adaptativa. A primeira, está muda e queda, como o Tibete massacrado pelos chineses há mais de 40 anos ou os mortos seculares da Kilo.5, em Cuba. A segunda julgo que retoma uma conceito caro a Goethe, a Urpflanze, a que ele alude tanto na Viagem a Itália como na Metamorfose das Plantas. A fantasia que Goethe trasmite a Herder, numa carta enviada a 25 de Março de 1787, desde Palermo, consistia na descoberta de uma unidade primordial, que seria capaz de dar forma a tudo o que existe de vivo sobre a terra. A Urpflanze seria a metamorfose da folha, uma espécie de matriz ou forma-Proteu, que se exprime sempre em cada planta, independentemente das fases do seu crescimento: uma posição nodal que origina e regula diferentes espécies de formas.
Assim me recorda a esquerda urbana e civilizada, supremamente adaptada à velha fantasia do filho de Weimar: a Urpflanze é a América, melhor, quem a América derrotou: a utopia socialista. A America é vista então como a posição nodal face ao qual todo o mal se configura como unidade presente, de uma forma ou de outra, em todos os processos neoplásicos ou gangrenosos da vida dos povos.
Faz assim todo o sentido que os EUA sejam julgados na mesma sala do que Saddam. Pelo menos tanto quanto teria feito, a Inquisição ou os acusadores de Dreyfus, terem sido também julgados em Nuremberga: o mal vinha detrás. Ou que os Aliados também tivessem sentado o rabinho no banco dos réus, ou julgam que foi a Itália e o Japão, quem forneceu a Hitler, entre 1933 e até ao boicote de 1938, a tecnologia, as matérias primas e o savoir-faire necessário ao fabrico dos Panzers, das Lugers e dos Stukas?
 

posted by FNV on 10:46 da tarde # (0) comments

ANDA Á RODA: Correu muito bem o debate pós-captura de Saddam aqui na nau, sem barulho nem azedas reacções blogosfericas. Realço no entanto pela parte que me toca, que o nosso P.C. exuberantemente demonstrou, mais uma vez, a sua capacidade de Percepção Extra Sensorial: advinhou-me o nebuloso inconsciente recalcado, subjacente à minha ligeira análise do assunto. Sugeria assim ao Comandante, que incubisse o nosso P.C. de comprar um bilhete da grande lotaria do Natal, o que certamente rechearia de dobrões de ouro os porões desta remediada embarcação.
 

posted by FNV on 11:06 da manhã # (0) comments

INTELIGÊNCIA: E a juntar a duas coisas inteligentes que aqui realcei escritas no Barnabé e no Blog de Esquerda (II), o nosso PC vem, qual consciência crítica do nosso blogue, chamar-nos à razão e ao sentido de equilíbrio das coisas.
Foi uma das coisas mais interessantes que vi escritas sobre o que se passou hoje (sem ironias). Mas que em nada diminui, antes complementa e põe em perspectiva, a minha pura e quiçá ingénua e voluntarista alegria.
 

posted by NMP on 1:17 da manhã # (0) comments

HAPPY DAYS II: O nosso PC terminou a sua posta com um aviso a todos os torcionários livres, que os que os armam e sustentam hoje não se compadecerão deles quando chegar a sua hora. Embora se trate de um remoque moralmente perfeito - nomeadamente aos EUA pelo facto de terem apoiado Saddam no passado - é no entanto extensível a todas as relações políticas, estado a estado ou pessoa a pessoa e, mesmo dentro do mesmo partido ou direcção política.
Que bom seria um mundo sem hipocrisia em que todos pudessemos apenas congratular-nos com a captura de um indivíduo como o Saddam.
 

posted by Neptuno on 12:22 da manhã # (0) comments

HAPPY DAYS: O Bem veio para ficar. Saddam foi preso, com a conveniente barba à la Marx, e agora, nós, os que vivemos no lado certo do planeta, podemos dormir em paz. Já se deu o previsível foguetório aqui no Mar Salgado, com duas excepções: o FNV, cuja disposição estóica, algo pulidovalentiana, não lhe permite manifestações de júbilo em público, e o Neptuno, que, como toda a divindade, sabe que a única política boa é a dos efeitos e que, por isso, o único Saddam bom é um Saddam morto (de preferência, linchado pelos seus compatriotas).
Acontece que é muito difícil, se não impossível, prender ou matar o Mal. Não fora assim e já outros papas e imperadores a sério o teriam feito antes de Bush. Daí que o Mal tenda a aparecer em forma plural, com vários nomes (Belzebu, Diabo, Lucifer, Demo, Leviatã, Satã, Princípe das Trevas, etc.), por Eixos ou por naipes. Porque desse modo, para sossego do nosso medo de viver sem mal, há sempre outros na fila para preencher a vaga. Fica o aviso para os torcionários livres: aquele que te arma e sustenta hoje, não se compadecerá de ti quando chegar a hora de te vir buscar. Nothing personal: it's just business. Innit?
 

posted by PC on 12:09 da manhã # (0) comments

domingo, dezembro 14:

SADDAM VIVO II: O “ideal”, que Neptuno põe a nu, demonstra à saciedade o respeito que os norte-americanos têm pela vida humana, por mais desumana que tenha sido essa vida. Era seguramente muito mais fácil apresentar Saddam da forma “ideal”...
post scriptum: correndo assumidamente o risco de ser acusado de misturar alhos com bugalhos, não posso deixar de considerar estranho que a mesma sociedade ocidental que respeita a vida de um Saddam se entretenha a defender a possibilidade de poder impedir a vida aos que ainda não têm nome nem tiveram ainda possibilidade de fazer mal a ninguém... Mundo muito estranho, o nosso...
 

posted by VLX on 11:51 da tarde # (0) comments

SADDAM VIVO: A captura de Saddam, embora seja festejável vem levantar novos problemas aos americanos e seus aliados: o que fazer com ele? A menos má das soluções já parece ter sido assumida, passando pelo julgamento do ignóbil ditador no próprio Iraque (ainda se desconhece sob que lei). No entanto, seja qual for o desenlace de entre os previsíveis cenários de condenação à morte ou prisão perpétua, teremos sempre o risco de ter em mãos um potencial e perigosíssimo mártir, morto ou vivo e preso mas, num caso como noutro, pela mão "da justiça dos americanos" - mesmo que se aplique a lei iraquiana, qualquer julgamento será sempre visto como tendo sido manipulado pelos americanos.
O ideal teria sido a descoberta do cadáver de Saddam, meio decomposto mas perfeitamente identificável, numa sarjeta, vítima de linchamento pelos seus conterrâneos.
 

posted by Neptuno on 11:10 da tarde # (0) comments

CONCORDÂNCIAS E DISCORDÂNCIAS: Não partilho da intenção de fazer da captura de Saddam um ajuste de contas entre os apoiantes e críticos da intervenção armada (ou entre esquerda e direita).
Por isso, gosto de ver opiniões sensatas e equilibradas, que nascem de uma perspectiva diferente da minha, sobre os acontecimentos de hoje como esta e esta (neste último caso exceptuando o título que, na minha opinião, é um pouco infeliz).
 

posted by NMP on 9:36 da tarde # (0) comments

BOM PROVEITO: Durão Barroso vai a Angola, a título privado, obviamente, ao casamento de uma filha de José Eduardo dos Santos. Fica-lhe muito bem, pois quando se trata de amigos e do interesse nacional, esquecemos a indignação moral contra os facínoras e predadores deste pequeno mundo. Que ao repasto, sofra da mui nietzschiana náusea da sobremesa, é o que este vulgar cidadão lhe deseja.
 

posted by FNV on 9:10 da tarde # (0) comments

"LERAM-LHE OS DIREITOS?"...: Não há nada como uma vitória americana pare enervar e deprimir a esquerda. A detenção de Saddam é uma coisa boa, qualquer que seja o prisma pelo qual se observem as coisas e qualquer que seja a influência que essa detenção vá ter no futuro. Será seguramente boa. Ou melhor do que a sua não detenção. Poderá não pôr fim no terrorismo, mas é boa.
A esquerda range os dentes de fúria. Para ela até parece que era melhor que Saddam continuasse a liderar os terroristas e a matar soldados aliados, cozinhando lentamente os EUA. Estrategicamente, para a esquerda, parece ser melhor um facínora à solta, desde que isso contribua para denegrir os EUA, mesmo que isso contribua para a morte de soldados norte-americanos (ou não...) do que um facínora preso. Já a ouvimos dizer que esta detenção não legitima a intervenção dos EUA no Iraque (é impressionante! Ainda andam nisto?!?...). Qualquer dia vão querer saber se os militares norte-americanos leram ao Saddam os seus direitos aquando da detenção...
 

posted by VLX on 7:53 da tarde # (0) comments

PARA SE TER VOZ NÃO BASTA CHAMARMO-NOS ASSIM: Algumas pessoas dizem-me que devia responder a alguns debates, quanto mais não seja para não se pensar que fujo à discussão, que não tenho tempo ou paciência.
Bem..., eu realmente não tenho a mínima paciência, e tempo também não abunda para estes lados (quando penso que ando a atrasar há imensos dias responder ao simpático Impensável - link aí ao lado -, responder ao Ter Voz - link também ao lado - gasta-me os últimos vestígios de paciência que ainda poderia ter num final de tarde de Domingo).
Mas como não quero que se pense que fujo ao debate, debata-se. Resta saber o quê. Juro que não sei muito bem. Lendo o texto do Ter Voz (o título do post é muito bom) fico a saber que os incomodei, que sabem quais as letras que compõem a numeração romana, que crio "raciocínios euro-estagnados" (?!?... quem diria?...nem eu sei quais...), que sou um pirata e cego.
Vão-me perdoar mas sobre estas considerações sobre a minha pessoa e sobre o conhecimento do Ter Voz relativamente à numeração romana, não vou opinar.
Quanto ao resto do texto, registo com agrado que o Ter Voz possui uma noção muito clara e completa da herança que o PS deixou ao país, depois de ter estado seis anos no Governo a desbaratar as finanças. Num extenso e muito completo parágrafo refere todos os itens (só não sei em que "guerra estúpida" estamos envolvidos...) do que nos legou o PS aquando da sua fuga.
No mais, não sei que diga. Julgo que o Ter Voz está incomodado com um texto que escrevi sobre os critérios de solidariedade de Ferro Rodrigues, mas no dito blog não se escreve uma linha sobre o assunto: eu escrevi que um dirigente do PS Açores tinha sido envolvido - por rumores, indecentes como são todos - num caso de pedofilia e que se tinha demitido de imediato, defendendo embora ser inocente. Sobre o assunto, o Ter Voz escreve... zero. Não sei se acha bem a demissão ou não, não sei acha que os rumores são uma cabala, não sei se sabe onde ficam os Açores, não sei nada. Disse eu, depois: isto é mau para Paulo Pedroso, para Ferro Rodrigues e para o PS. Para o primeiro, porque estando numa situação mais grave (embora não tão injusta como a que é provocada por boatos), não se demitiu de coisa alguma, sequer de dar entrevistas a todo o tipo de jornais, mesmo àquela comunicação social cor-de-rosa que ainda não há muito tempo atrás o PS devia apelidar de “burguesa”... Sobre isto, o Ter Voz escreveu... zero.
Para Ferro Rodrigues também não era bom, dizia eu. Por diversos motivos. Mas destaquei a revelação do tipo de solidariedade que demonstrou ter para com os camaradas, ao dizer que o problema era referente aos Açores, ele nada tinha que opinar. Relativamente aos camaradas de Felgueiras, de Lisboa e dos Açores, a solidariedade do dirigente socialista pode-se subdividir em solidariedade do chicote e da vergastada, do pai do filho pródigo e de Pôncio Pilatos, respectivamente. Qual a opinião do Ter Voz sobre o assunto? Zero, nenhuma.
Concluia dizendo que com exemplos de solidariedade e de dualidade de critérios como estes, o PS não poderia ficar satisfeito com Ferro Rodrigues e este não poderia esperar, um dia, grande solidariedade dos seus camaradas. Dos amigos talvez obtenha solidariedade, tal como ele foi solidário com os seus amigos; dos camaradas é que já não sei. Sobre isto, o Ter Voz disse... zero. Nadinha.
Àqueles que me dizem que eu devo debater as coisas, eu digo que é preciso existirem coisas para se debater. Sobre o que eu efectivamente escrevi no outro post, não se ouviu a voz daqueles que a dizem ter. Responder a mudos só serviu para maçar os leitores com uma reedição do meu texto. E para perder o meu tempo, mesmo que indicado em numeração romana.
 

posted by VLX on 7:27 da tarde # (0) comments

PODEMOS ? O nosso amigo do Adufe resolveu descarregar a sua irritação com alguns blogues em cima de nós. Fala em "provocações" e "espírito policial".
A expressão "tudo o resto é secundário" refere-se apenas ao facto de , no dia de hoje, a prisão de Saddam nos provocar um enorme sentimento de alegria. Esta sentimento merece ser gozado, ainda que deva ser temperado com a noção dos perigos que FNV cautelosamente aqui denuncia e que reconhecemos.
Entretanto, deixem-nos exprimir o nosso júbilo.
Estamos longe de ser os acéfalos que o Adufe pinta e se percorrer os arquivos deste blogue verá que não nos temos cansado de denunciar a inaceitável situação dos presos em Guantanamo. Por aqui não reina o double standard.
Mas de facto estamos contentes. Podemos ?
 

posted by NMP on 5:52 da tarde # (0) comments

EXPLICANDO MELHOR: O nosso NMP tem razão ao atribuir à captura de Saddam um sopro d'alma bem necessário nestes tempos de sucessos duvidosos na campanha iraquiana. Não ignoro também a sua importância em sede de acting-out político. Mas, e sem cair no previsível argumento de que a captura não significa a pacificação do território, a minha preocupação é outra.
Saddam vivo e livre poderia sempre ser responsabilizado por atentados, mortes e instabilidade. Era, digamos, um inimigo apetecido, que desaparecendo de cena, obriga os EUA a encontrar outros patifes e outras responsabilidades. Se os EUA aplicarem, como Teodore Roosevelt fez no início do século XX na zona do Canal do Panamá, a doutrina Monroe em versão musculada, tal implicará uma estabilização prolongada da zona. Essa estabilização dependerá mais da substância do que do espectáculo. E um bandido preso, por bom que seja, é apenas um bandido preso.
 

posted by FNV on 5:39 da tarde # (0) comments

MEU CARO FNV: Concordo que a captura de Saddam tem sobretudo um significado simbólico. Mas na sociedade em que vivemos e no estado actual das operações, actos simbólicos como este podem revelar-se como cruciais para a consolidação da libertação do Iraque. Perante isso, tudo o resto é secundário e menor.
 

posted by NMP on 3:26 da tarde # (0) comments

A VERDADEIRA FACE: Ao contrário de muitos que esperaram pela invasão do Iraque, para dizerem que os EUA tinham "perdido o capital de simpatia que granjearam após o 11 de Setemnbro", o ex-ídolo Pedro Abrunhosa não foi de modas: os americanos não deveriam ter reagido com mão de ferro após o 11 de Setembro. Ora aqui está um que diz alto o que outros pensam baixinho: os americanos estavam a pedi-las, e por isso deveriam era ter ficado quietinhos. Pelo menos, é sincero.

PS: Não bebo com o Comadante porque estou indisposto, caso contrário beberia. Mas com moderação, porque não pressinto na captura de Saddam muito mais que um significado simbólico. Oxalá me engane.
 

posted by FNV on 3:13 da tarde # (0) comments

HÁ TIROS EM BAGDAD: Mas desta vez e seguindo uma velha tradição árabe são tiros de AK47 e pistolas ligeiras para o ar em sinal de comemoração e júbilo. Nós por aqui erguemos um copo de rum em honra de um dia grande para a Liberdade.
 

posted by NMP on 2:31 da tarde # (0) comments

"APANHÁMO-LO": Finalmente os EUA caçaram Saddam Hussein, um dos maiores facínoras da nossa geração. O Mundo Livre tem, para com os norte-americanos, uma enorme dívida de gratidão que certamente nunca será paga convenientemente. Nos últimos cem anos, os EUA protegeram-nos e asseguraram o nosso modo de vida: começaram pelas intervenções nas 1ª e 2ª Guerras Mundiais, prosseguiram com o apoio à reconstrução da Europa, pela frente que fizeram ao mundo comunista, durante quase todo o século XX, protegeram-nos por diversas vezes de crápulas como Saddam, asseguraram a defesa da Europa e lutam corajosamente contra o terrorismo.
Ao longo deste tempo todo, não estiveram isentos de erros e Portugal sofreu consequências desses mesmos erros, mas não consigo imaginar como seria o mundo, se fosse policiado pelos Russos, Alemães, Franceses, Chineses, Iraquianos ou outros (bem... se o mundo fosse policiado pelos Franceses, o mais certo era a esquadra da polícia ser de imediato invadida, passando os invasores a ocupar os andares de cima e um recém-nomeado chefe de esquadra gaulês a liderar os andares da cave e da garagem...). O mundo era seguramente muito pior.
Como qualquer polícia, os norte-americanos são alvo de pedradas, insultos ou mesmo de aviões atirados contra o seu povo, sempre pronto a deixar jorrar o seu sangue nos mais variados campos do mundo, em nossa defesa.
É claro que nem todos aceitam isto. É incrível como até pessoas inteligentes se deixam cegar pelo seu anti-americanismo. Num dia que se pretendia de festa, veio já Miguel Portas dizer que não podem ser os americanos os julgadores de Saddam Hussein. O assunto, de momento, de pouco me importa, pois estou a festejar. Em termos muito simplistas, a ideia que retiro é que para MP o julgamento dos alemães em Nuremberga deveria ter sido feito pelos japoneses, e o destes pelos alemães.
Mas fica uma vez mais claríssima a raiva de MP e do Bloco de Esquerda contra os norte-americanos. Isso dá-me vontade de fazer um novo brinde.
 

posted by VLX on 2:13 da tarde # (0) comments

TEM VOZ MAS NÃO SE OUVE: O Ter Voz (blog de esquerda com link na coluna da direita) está zangado comigo. Ao que parece está até muito zangado. Mas como do texto postado só resultam insultos vários e considerações baratas sobre a minha pessoa, não deixando a mínima pista sobre qual o meu texto que lhe terá causado tamanha embirração, fico sem saber o que fazer. Claro que se o Ter Voz dissesse qualquer coisa, por pequena ou disparatada que fosse, sobre algum dos meus textos, eu saberia qual era e poderia responder-lhe. Assim, não posso. Mas registo com grande satisfação a enervação que lhes causo.
 

posted by VLX on 1:51 da tarde # (0) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012