Mar Salgado

sábado, dezembro 6:

A ESQUERDA NA DISNEYLÂNDIA: Enquanto a direita prepara o assalto ao último reduto do poder, à Presidência da Républica e à Constituição, a esquerda ajusta contas antigas. A direita, segundo Carvalhas, quer vingar-se da "constituição de Abril", aquela que só não nacionalizou as mercearias. Já pela boca de Louçã, Guterres como candidato presidencial da esquerda é um "regresso ao passado", e por isso ameaça avançar com um nome próprio. Carvalhas contrapõe acusações de "divisionismo". Louçã defende-se, e diz que Guterres é o regresso "à política de cartas marcadas". Carvalhas, por sua vez, cicia contra o "espectáculo mediático" do Bloco. O PS plantou-se à porta do juíz Rui Teixeira, a assar castanhas e a beber jeropiga, e por isso não está para conversas.
Como diria a Zezinha, esta gente perdia até com o rato Mickey.
 

posted by FNV on 7:09 da tarde # (0) comments

A BOLINHA BAIXA, têm em Portugal os admiradores de Lula, do sonho de Lula, do Brasil de Lula, agora que o homem expulsou do PT os "radicais" que não apreciaram as suas "negociatas" com o FMI.
 

posted by FNV on 12:33 da tarde # (0) comments

CIDADE DE DEUS: Ontem revisitei este filme, que foi sem dúvida um dos melhores que vi nos últimos anos, sem qualquer favor ou condescendência habitualmente dispensados a filmes não-americanos. E, este filme, capta como nenhum outro os resultados de uma situação social totalmente degradada, seja pelo lado económico seja (et pour cause) pela ausência de valores que devem presidir à vida em comunidade. Por um lado, o personagem principal que tenta passar ao lado da violência que o rodeia mas que, ao verificar que a sua vida não progride, um belo dia também sucumbe à tentação e arma-se de um revólver para perpetrar um assalto (que acaba por não concretizar) - nem as pessoas de bem são imunes à realidade que as rodeia, por mais contrária que esta se apresente à sua natureza. Por outro lado, as restantes pessoas que vivem e convivem na violência e cujo lema pode traduzir-se numa afirmação produzida por uma criança que tenta entrar para um dos gangs: qualquer coisa como "quero roubar, matar e ser respeitado" - assimilando desde tenra idade que esse respeito dificilmente será obtido de outra forma.
O brutal realismo deste filme sugere-nos uma profunda reflexão, se pensarmos na progressiva degradação de valores a que assistimos na sociedade portuguesa.
 

posted by Neptuno on 12:27 da tarde # (0) comments

A ENFERMARIA SUECA, foi assim que Leonor Pinhão, atrasadamente, como diria o Dr. Pôncio Monteiro, se referiu ao belíssimo Estádio do Dragão. Bom, parece que tinha alguma razão, porque segundo o Expresso, o arquitecto Manuel Salgado está a pensar em construir pára-ventos nos topos norte e sul do dito estádio. Faz bem. Sempre se poupa nas aspirinas e nos agasalhos, e podem ser utilizados para o veraneio dos sócios nas ventosas praias de Espinho ou de Vila do Conde.
 

posted by FNV on 11:37 da manhã # (0) comments

A VERDADEIRA FACE: O garoto lavava os carros, junto do Futungo de Belas, e cantarolava: a causa do caos do povo não foi apenas a guerra / a cor da corrente que nos ferra / preto em baixo, vermelho em cima, amarelo no meio. Foi espancado e afogado por bestas da Guarda Presidencial de José Eduardo dos Santos.
Que falta faz "o Savimbi apoiado pelos americanos": as boas desculpas não duram sempre.
 

posted by FNV on 11:21 da manhã # (0) comments

sexta-feira, dezembro 5:

LANÇAMENTO: O dr. Adelino Granja, cheio de sentido de oportunidade, lançou hoje uma auto-biografia. O Autor narrou ao Correio da Manhã, em antevisão, o que considera serem as passagens mais relevantes da mesma, como "a dos castigos 'muito severos' aplicados pelas educadoras às crianças. Como exemplos, referiu 'cravar unhas na testa até sangrar', 'massajar os pénis dos rapazes com urtigas quando urinassem na cama', 'ficar de pé horas a fio nas camaratas' e 'reguadas até as mãos sangrarem' ".
Ainda não se sabe se os direitos de autor reverterão a favor de uma instituição de solidariedade social.
 

posted by PC on 11:28 da tarde # (0) comments

PIA MAS É FININHO: A Madeira, realmente, já não é o que era. Por isso se fazem regimes de excepção. Mas a distância para os mais próximos ainda é muita. Muita, mesmo.
 

posted by VLX on 11:17 da tarde # (0) comments

PIA FRAUS: Embora com algum atraso não quero deixar de assinalar a minha concordância com o meu companheiro de tripulação VLX. A ilha da Madeira é de facto belíssima, e sobretudo misericordiosa para com esses viajantes sicilianos, que nas asas do vento sirocco, o plumbeus auster de Virgílio, aportam à ilha carregados de avisos e recomendações.
 

posted by FNV on 10:50 da tarde # (0) comments

NÃO HÁ ALTERNATIVA: Miguel Sousa Tavares num artigo em que, por mera coincidência, defende teses muito semelhantes às que aqui foram defendidas sobre a questão do défice.
Não se dá o caso de MST ser uma voz que detenha particular autoridade em matérias económicas. Mas tem tanta autoridade nestas matérias como em matérias de política internacional, fundada na seriedade e independência de espírito com que aborda os problemas. Quero ver se a esquerda bloguística tem a mesma rapidez a divulgar este artigo como costuma ter quando o tema é o Iraque.
 

posted by NMP on 4:06 da tarde # (0) comments

EXCELENTE: O espectáculo de Jorge Palma ontem no Twin's. Recentemente recuperado da «má vida», este conhecido bar do Porto tem-se tornado um dos melhores locais para se passarem civilizadamente umas horitas da noite Invicta. Muito agradável, é ainda apropriado a uma ceia pós-cinema ou teatro, dado que não só recuperou os excelentes preguinhos que fizeram fama, como inovou com uns cachorros-quentes fatiados bem agradáveis. Melhor ainda, tem música ao vivo todas as semanas e a horas bem honestas.
Ontem tocou admiravelmente o Jorge Palma, demonstrando que está numa grande forma (voz nada afectada pelo Concerto dos Cabeças no Ar, no Coliseu, sexta-feira) e continua a ser uma maravilha ao piano. Num ambiente extremamente simpático e caseiro, Jorge Palma esteve grandioso e demonstrou toda a sua virtuosidade no teclado, produzindo sons para as suas canções que nunca tinha ouvido mas que gostei imenso. Nos clássicos Frágil, Só, Bairro do Amor, Deixa-me Rir, A Terra dos Sonhos, aquele piano produziu sons novos que nem sequer devia saber que tinha. Genial. Mas Jorge Palma tocou como em casa se toca, ao sabor da vontade e dos gostos, do que se lembrava ou lhe era pedido, tendo-nos brindado ainda com uma versão fantástica de Mr. Bojangles, recentemente recuperada por Robbie Williams. Excelente. Pensar que estive para não ir...
 

posted by VLX on 1:03 da manhã # (0) comments

AINDA “CENTRADOS” NO ABORTO: Adoro ler os textos dos meus colegas de tripulação, PC e NMP. Quando me deparo com as suas considerações escritas, sempre tão reflectidas e amadurecidas, sou incapaz de não devorar de imediato cada palavra, cada frase, todo o discurso de uma ponta a outra, de fio a pavio, com enorme atenção e concentração, bebendo cada palavra, mastigando cada ideia – e eles sabem bem o que isto em mim quer dizer.
Não me parece completamente despropositado aconselhar-lhes coisa semelhante - não por qualquer consideração pelos meus pobres escritos, meros balbucios soluçados de emoção, pintalgados aqui e acolá com réstias de humor cansado, mas - para evitarem perder tempo com graçolas evitáveis ou descrevendo e apresentando como novidades pensamentos que estavam já escritos centímetros abaixo.
Na verdade, acaso tivessem passado do título (relativamente ao meu post sobre o artigo de Vasco Rato), ambos os meus amigos teriam reparado ter eu escrito que o pior erro de VR era imaginar que as posições sobre o aborto teriam alguma coisa a ver com a política ou com a divisão esquerda/direita - que não tinham ("não obstante o título deste post", pode ainda ler-se no texto).
Teriam também tido oportunidade de compreender melhor o meu pensamento e discurso: eu não discorro propriamente sobre a condenação ou penalidade a aplicar sobre quem aborta. Para mim, a questão da sanção é algo que está a jusante do verdadeiro problema, que é o de saber se alguém tem legitimidade de (ou para) abortar, de tomar essa decisão e de praticar esse acto.
Abortar (deixemo-nos de eufemismos do tipo “interrupção voluntária da gravidez” só para acalmia das nossas consciências) é, num simples dicionário, isento e apolítico (Porto Editora, 2003) “dar à luz um feto sem tempo de gestação normal que o torne apto para viver”. A frase é eloquente, desde o seu início (“dar à luz”) até ao final (“um feto sem tempo de gestação normal que o torne apto para viver” – eu preferiria “sobreviver”, mas enfim...). Prossegue o dicionário: “malograr-se, interromper-se, frustrar-se, interromper, que não atinge o fim natural do seu desenvolvimento (...)” e por aí fora.
Tudo isto – sem qualquer tipo de pretensão de cientificidade, dado que não vale a pena complicar - nos dá a natural ideia de um corte, de um impedimento, de uma interrupção feita pela mão do Homem (quem mais?...) ao natural desenvolvimento da natureza.
E aqui, julgo que todos estamos de acordo: se a mão do Homem não intervier para cortar, impedir o desenvolvimento do feto, do embrião, da criança, do feijãozinho, do spes vitae (nas palavras de Orlando de Carvalho, aqui recordadas por PC), do que lhe quiserem chamar, então dali sairá uma criança.
O que me pergunto é que legitimidade terá alguém, seja a sociedade, o pai ou a mãe, para impedir e interromper o curso natural de onde resultará uma criança.
Ora, eu acho que ninguém tem legitimidade para isso.

Post scriptum: naturalmente, face ao que escrevi, de momento pouco me importa debater a reacção da sociedade. Além do mais, não posso, obviamente, discutir com um cientista, um pensador, um estudioso do assunto como é o PC. Mas embora concorde com ele em quase todas as suas considerações explanadas sobre a questão no campo penal, parece-me, certamente por ser leigo, que o facto da proibição penal não ser respeitada pelos cidadãos (alguns, seguramente) e pelas instâncias chamadas a aplicar a lei, esquece uma realidade que PC bem conhece (as “atenuantes”) e é mau princípio para que se defendam alterações legislativas mais brandas. Seja como for, julgo que PC apenas se limitou, nesta parte, a mostrar-nos o cenário e não a assumir posição.
 

posted by VLX on 12:08 da manhã # (0) comments

quinta-feira, dezembro 4:

PROCURAÇÃO: Depois desta cristalina e brilhante explicação, este senhor passou a ser o meu representante legal para discussões em torno da política financeira e económica do governo.
 

posted by NMP on 7:58 da tarde # (0) comments

WHISKY OF MASS DESTRUCTION? ONLY IN AMERICA!: A notícia é dada pelo bravo The Scotsman. A pequena destilaria Bruichladdich, em Islay (pequena ilha que a tripulação deste barco só não conhece fisicamente), instalou uma série de webcams para que o mundo possa ver como o processo de destilação do seu whisky segue as fórmulas tradicionais. Um dia, recebe um e-mail de uma tal 'Ursula', avisando que uma das câmaras está avariada. Educadamente, a destilaria agradece, perguntando-lhe quem é 'Ursula'. Ao que esta, também educadamente, responde, agora a partir do endereço da Defence Threat Reduction Agency, que é uma espia americana encarregada de vigiar locais potenciais de fabrico de armas de destruição maciça e que a destilaria Bruichladdich estava (parece que já não está) numa "hot list".
Mais informou a dita 'Ursula' que "I still find it very funny that their chemical processes look very similar to your distilling process". Isto, sim, pode ser preocupante. Marujos, há que prová-lo continuamente; quem registar o mais leve sabor químico, avisa.
 

posted by PC on 7:41 da tarde # (0) comments

SECÇÃO PRICELESS: Uma fotografia do Dr. Alberto João Jardim acariciando o seu porquinho-mealheiro.
 

posted by PC on 7:33 da tarde # (0) comments

NEBULOSO: Não percebo como os habituais defensores dos direitos das minorias aceitam o que se está a passar numa escola de Bragança. Os pais querem fechar a escola a cadeado ( é a moda...) se esta admitir uma turma de alunos ciganos, e o Rui Tavares do Barnabé (link na coluna da direita), por exemplo, verbera os pais xenófobos, o porta-voz da Alta Autoridade para as minorias, porque é mole, mas aplaude a Direcção Regional de Educação do Norte. E aplaude a DREN porque esta insiste. E insiste em quê? Em colocar na escola uma turma de alunos ciganos. Mas que raio mordeu os defensores das minorias? Faz sentido uma turma de alunos só gordos ou só baixos, ou só de cabelo castanho? Porque é que os miudos não são distribuidos pelas turmas como se faz normalmente, por exemplo por ordem alfabética, ou aleatóriamente? Aplaudir a DREN por um acto de segregação e depois chamar xenófobos aos pais? Parece-me que reina a confusão, neste defensores das minorias.
 

posted by FNV on 7:02 da tarde # (0) comments

AINDA A DESCRIMINALIZAÇÃO DO ABORTO: O Paulo Pereira, do Blogo Social Português, entende que existe uma contradição no meu texto, por eu afirmar que a vida intra-uterina é merecedora de consideração jurídica e não defender, como consequência necessária, a criminalização do aborto.
Como escrevi na altura, foram as muitas contradições em que o problema está envolvido que não me permitiram, até hoje, formar uma opinião definitiva sobre ele; mas não acho que, naquela parte, exista qualquer contradição.
Na verdade, nenhuma protecção jurídica é ilimitada - nem mesmo a da vida humana nascida, que pode decair perante o exercício da legítima defesa (ponho de lado a pena de morte, que considero ilegítima em qualquer circunstância).
Por outro lado, se o PP reparar bem no parágrafo imediatamente seguinte àquele que critica, verá que também escrevo que a vida intra-uterina não é igual à vida humana (e isto não sou eu que o digo, decorre claramente da lei actual: só por isso se excepciona a proibição do aborto em situações que não legitimam o homicídio). O que não impede a lei de a proteger como um bem: através da proibição genérica do aborto, mas também através do reconhecimento ao nascituro de certos direitos patrimoniais (como donatário ou herdeiro) e pessoais (por exemplo, o direito a uma indemnização por lesões devidas a actos médicos), que todavia só se actualizam com o nascimento.
Por fim, a lei penal nem sempre é o instrumento adequado para prevenir factos que se têm por socialmente danosos (basta pensar na defesa do património genético, ou do ambiente, e conhecer a forte controvérsia que envolve a criminalização dos factos que os ofendem).
Em consequência, reconhecer a dignidade jurídica da vida intra-uterina não implica, como consequência necessária, defender a criminalização do aborto: entre um momento e outro, interpõem-se factores muito diversos. O resto do último parágrafo do post do PP é feito de juízos de valor que, obviamente, não me cabe a mim comentar.
 

posted by PC on 2:51 da tarde # (0) comments

JÁ LÁ VÃO DEZ ANOS: She had a snake for a pet / and an amulet / and she was breeding a dwarf / but she wasn't done yet / she had gray-green skin / a doll with a pin / I told her she was awright / but I couldn't come in / (actually, I was very busy then)
 

posted by PC on 11:59 da manhã # (0) comments

DA DESCRIMINALIZAÇÃO DO ABORTO (act.): Só uma nota curta para dizer duas coisas: em primeiro lugar, para além dos blogues que referi no primeiro post, a discussão rola também no Comprometido Espectador e no Barnabé, com um âmbito muito mais amplo do que o do meu modesto post; tendo grande apreço por ambos, peço desculpa pela falta, fruto do pouco tempo que tenho podido dedicar à blogosfera nos últimos tempos.
Em segundo lugar, responde-me o Paulo Gorjão que não sobrevalorizou, ao contrário do que me parecia, a instância ideológica (e agora digo: político-partidária) da resolução do problema. De facto, tive essa sensação quando li o fim do post 1080: "resta saber como reagirá a Direita ao repto de Vasco Rato e se, de facto, o seu artigo irá contribuir para impor a tal 'postura arejada' que defende nesta materia. Espero que sim, mas acho que nao. Na actual conjuntura de Governo PSD/PP, este é um tema incomodo e sobre o qual PSD e PP nunca se entenderao. E, assim sendo, o melhor é nem sequer debater a questao. Querem la' ver que Vasco Rato está a querer arranjar problemas a Durao Barroso...?". Mas admito que a minha leitura tenha sido apressada.
 

posted by PC on 12:21 da manhã # (0) comments

SENSIBILIDADE E BOM SENSO: Parece-me que alguém deveria aconselhar a direcção do PS para o facto estarem sempre a pedir a demissão de membros do Governo. Principalmente, quando continuam agarradinhos ao lugar - entre suspeitos de crimes hediondos, de obstrução à justiça, de terminologia escatológica (just kidding), etc.
Obviamente que a direcção o PS deve continuar a pedir responsabilidades ao governo e respectivos membros e mesmo a sua demissão, quando tal se justifique. Mas não aquela direcção...
 

posted by Neptuno on 12:05 da manhã # (0) comments

quarta-feira, dezembro 3:

OPRESSÃO INTOLERÁVEL: Foi como Sampaio classificou a presença norte americana no Iraque. De tempos em tempos Sampaio revela-se tal como é. Desta vez, talvez impulsionado pela vontade de agradar aos seus anfitriões argelinos. Acrescentou que "uma das lições do século XX foi que, para o ideal democrático se poder realizar, é condição prévia que os povos possam determinar o seu destino de forma livre e independente." E ainda "...o ideal democrático não conhece fronteiras, embora a forma de o realizar dependa do carácter dos povos e das suas circunstâncias."
Estamos de acordo que a realização do ideal democrático carece de liberdade e independência - não seria esse, certamente, o culminar da caminhada sob o jugo de Saddam. Mas, o inverso também é válido: sem democracia - mesmo com o devido desconto para os seus inúmeros defeitos - também não haverá liberdade e independência. E, embora não queira acreditar que estamos perante demagogia barata e de tão má qualidade, o mais grave é a primeira afirmação conjugada com a segunda: a forma de realizar o ideal democrático depende do carácter dos povos e das suas circunstâncias. Traduzindo: não há legitimidade para impôr a democracia aos povos que dela não usufruam, por mais déspotas e carniceiros que sejam os facínoras que os tiranizam. Nada disso. Desenrasquem-se! Os povos que não vivem em democracia, pois que se conformem ou aguardem pela sua hora! Belo conceito de comunidade internacional! Que humanismo ternurento! Que forma elegante de legitimar e perpetuar ditaduras.
Parece-me que o nosso PR padece de ciúmes. Dos EUA, por serem a maior potência mundial e, apoiada nesse facto, tentar exportar a ignóbil democracia (que saudades do tempo em que se "exportava" a revolução comunista aos povos que, mesmo revoltados, com ela eram forçosamente abençoados).
Quando se quer mesmo bater, qualquer pau serve. Malditos sejam os EUA pelo facto de tentarem impor a democracia num país sem lei (mas agora já com grei). Sampaio dixit.
 

posted by Neptuno on 11:21 da tarde # (0) comments

A MELHOR LOJA: Dando uso aos sentidos de humor e de oportunidade com que o Grande Arquitecto o dotou, o Almocreve faz aqui uma crítica incompleta mas de fina ironia à minha defesa da Ministra das Finanças e uma bem informada crítica da minha pessoa e respectiva capacidade oftalmológica.
Se o nosso amigo Masson não se escondesse atrás do avental para, no sossego do anonimato, disparar, ainda consideraria responder-lhe.
Assim, limito-me a recomendar que vão lá porque o blogue é excelente (como tudo tem altos e baixos, mas a qualidade média é francamente alta).
 

posted by NMP on 2:59 da tarde # (0) comments

INCREDIBLE NEW FEATURE ! (with compliments to the weblog Precise): Dear readers and sailormen, a new feature was added to this weblog. It will allow Salty Sea to be read all over the world. It replaces, on the right template, the place occupied by the Blogshares logo (Blogshares cracked down - rest in peace).
This new feature is very user-friendly: in case you wish to translate the beatiful, poetic and deep texts of this weblog from portuguese to english, you just have to click on the Translate button. In case you want to understand what the hell am I writing here, please feel free to click on the Traducao button. One cannot say that the end result is a state-of-the-art translation, but nonetheless it's a serious effort to internationalize the portuguese blogosphere's discussions. I'm not sure if at the end of this process, we'll end up very well in the picture.
I know that our crew is made of experienced men able to express themselves fluently in several different languages. Certainly this new feature will prepare Salty Sea to the challenges of globalization. In pratical terms, this new feature means that our law mogul PC will be able to express its deep legal thoughts on the beatiful and soft language of Goethe, and that our gourmet VLX will be able to share with us his daily experiences on the language of Camus. FNV will certainly enlighten us with new quotes from russian poets, hungarian shrinks and jewish intelectuals, while Neptuno, making use of his divine condition, will be able to express himself in esperanto (I strongly suspect that sometimes he already does it).
My dear sailormen, as an old poet once sang: this is the first day of the rest of your lives.
 

posted by NMP on 2:11 da manhã # (0) comments

DA DESCRIMINALIZAÇÃO DO ABORTO (Post longo: hoje é a minha vez!): Há uns tempos atrás, re-eclodiu na blogosfera (por obra, se a memória não me trai, do Paulo Gorjão) a discussão acerca do aborto, a propósito de um artigo de Vasco Rato no Independente. Aqui no Mar Salgado, o VLX, o FNV e o nosso Master and Commander já escreveram as suas opiniões. O assunto é, para mim, bastante traumático, por uma razão simples: quando decorreu o referendo sobre a descriminalização parcial do aborto, não fui capaz de formar, em consciência, uma opinião suficientemente firme, a despeito das muitas discussões e do "trabalho de casa" que me esforcei por fazer. Como tal, não fui votar, porque não me senti capaz de contribuir validamente para a "vontade geral". E quando não se sabe responder à pergunta que nos põem, é melhor não responder à sorte, ou por impulso infundado.
É sempre muito fácil criticar as opiniões dos outros, sobretudo quando não se tem opinião. É tão fácil (e tão verdadeiro) dizer ao Paulo Gorjão que o problema do aborto não é um problema de direita / esquerda, como dizer ao NMP que, de facto, existe uma tendência sociológica das opiniões de acordo com essa divisão (o VLX perdoar-me-á que, por razões de espaço, não comente o epíteto de "esquerda bafienta" dado a quem defende mais permissividade na descriminalização do aborto, só compreensível da parte de quem considera o Independente como "direita arejada"). As proposições precedentes não são contraditórias - tudo depende do plano em que nos colocamos: o PG sobrevaloriza a instância ideológica (enquanto produtora de critérios de acção política) e o NMP minimiza as representações da estrutura social que está na base dos alinhamentos políticos. Por outras palavras: se o problema social do aborto não se resolve recorrendo às categorias direita / esquerda, nem por isso deixa de ser verdade que a "direita sociológica" se mostra mais renitente a uma política permissiva da interrupção da gravidez.
Interessa-me apenas aqui - e já é muito! - o problema de saber se a lei penal portuguesa deveria ampliar o elenco das causas que permitem interromper legitimamente uma gravidez. Para isso, é importante listar algumas das minhas premissas:
1) a vida intra-uterina não é um nada; é, nas palavras do saudoso Orlando de Carvalho, uma spes vitae, que, justamente enquanto esperança ou potência de vida, merece consideração comunitária e, por isso, protecção jurídica;
2) a vida intra-uterina, sendo potência de vida, não é igual, em plano nenhum (salvo, talvez, no discurso religioso), à vida humana;
3) a conjugação das duas frases precedentes permite compreender que a lei penal portuguesa proíba, em princípio, a IVG, salvo se ocorrerem situações excepcionais onde possam prevalecer outros interesses (que não relevam para justificar um crime de homicídio) - e, neste ponto, a lei penal portuguesa actual parece-me justa e equilibrada;
4) a justificação penal da IVG não é uma imposição, mas apenas uma permissão, pelo que o problema não é, neste plano, e ao contrário do que por aí se escreve abundantemente, moral (o poder de decisão do problema moral permanece com o sujeito), mas exclusivamente jurídico;
5) a "liberdade de maternidade / paternidade" (onde se inclui a "indicação social") não é, do meu ponto de vista, um interesse assimilável àqueles que a lei actual prevê (indicações terapêutica, embriopática e criminal), pelo que não deve servir de justificação ao aborto.
E todavia. Se as coisas fossem assim tão simples, eu poderia ter votado, de consciência limpa, no referendo sobre o aborto, dizendo "não". Mas não são.
Acontece que a criminalização de um comportamento não pode ignorar a realidade social a que se destina. E a verdade é que, segundo uma experiência consolidada ao longo de séculos, a proibição penal do aborto não é respeitada pelos cidadãos, nem pelas instâncias de controlo encarregadas de aplicar a lei. Admito que algumas pessoas deixem de abortar com medo de serem perseguidas; mas interessam-me mais as dezenas de milhar que não deixam de o fazer apesar da proibição, bem como a passividade dos órgãos de investigação criminal (ni vu, ni connu): como dizia o NMP, pouca gente, autoridades incluídas, quererá ver na prisão uma mulher que abortou.
Estes dois factores podem ser suficientes para determinar a ilegitimidade da perseguição penal. O problema aqui já não é, repito, de ponderação de interesses, mas, estritamente, de vigência social das normas. Que, ainda por cima, acarreta consequências gravíssimas de saúde pública (sim, saúde pública).
De modo que este é apenas o testemunho de alguém atormentado com a sua incapacidade de, em último termo, exercer os seus direitos de cidadão, e a quem não é possível esquecer, nesse momento decisivo, o pouco que sabe de direito. A solução ideal seria, talvez, mantermos os nossos bons princípios e que, ao mesmo tempo, todas as mulheres tivessem a possibilidade de ir abortar a países mais permissivos do que o nosso. Salvávamos a nossa boa consciência. Enquanto isso não acontece, só nos resta - ao menos a mim, que não tenho nomes para todas as coisas - um caminho: continuar a ouvir e a reflectir.
(act. em 3-12: Reparo agora que o Caso Arrumado tinha escrito, antes de mim, um post com um sentido muito semelhante; fica, atrasado, o link).
 

posted by PC on 1:31 da manhã # (0) comments

TVI: Hoje fiquei a saber que a TVI - a exemplo de folhetins semelhantes anteriormente realizados com crianças doentes - vai trazer a Portugal um miúdo iraquiano, sem posses e sem esperança de vida caso não seja operado ao coração, neste caso, com o patrocínio daquela estação televisiva.
Embora o preço do share seja verdadeiramente assustador e a palavra decoro já não diga nada a ninguém, se no meio de todo aquele trash se salvar a vida de uma criança...
A salvação a troco do seu sofrimento e... do nosso. Em directo na TVI.
 

posted by Neptuno on 12:22 da manhã # (0) comments

JUDENMMUDE? O Quartzo, Feldspato e Mica (link na coluna da direita) acarinha um projecto de publicação de traduções inéditas de Adrienne Rich. Numa nota biográfica, podemos ler:

(...) nasceu em Baltimore em 1929 e começou a escrever poesia na infância sob orientação do pai, um médico patologista descendente de judeus.

Leio o resto da nota biográfica e encontro um passado de activista anti-guerra do Vietname e a descoberta tardia de uma orientação homossexual. Leio os poemas traduzidos, acho-os muito pouco interessantes. Nada justifica a nota biográfica sobre a ascendência religiosa do pai da senhora. Por isso não consigo perceber é porque é que é importante notar que o pai de Adrienne é descendente de judeus. Que relevância tem? O que acrescenta ao leitor do blogue? A Sra sofreu com isso? É uma nódoa no seu passado? Se o pai fosse descendente de anabaptistas, socinianos, muçulmanos, arminianos, protestantes, católicos, isso também seria referido?
Acredito que não existe nenhuma intenção depreciativa neste excesso de zelo biográfico, mas que soa estranho, soa. No entanto, e sem hesitações, desejo boa sorte ao projecto de tradução e de publicação.
 

posted by FNV on 12:18 da manhã # (0) comments

terça-feira, dezembro 2:

DO APERTO DE MÃO: Avisamos todos os portugueses que os apertos de mão servem, entre outras coisas, para transmitir confiança, amizade, influências, cargos políticos, dinheiro para um off shore, mau cheiro, respeito e força - a ordem é arbitrária. A sida não se transmite com um aperto de mão. Aquele Abraço.
 

posted by Neptuno on 9:23 da tarde # (0) comments

NADA MUDOU? O Público de hoje recorda a visita de Sartre em 1974, ao bando Baader-Meinhoff, cujos membros estavam "presos em más condições". O pretexto é um livrinho de memórias de um guarda prisional, que afirma, que entre outras modormias, Andreas Baader tinha direito até a visitas conjugais sexualizadas, o que os desgraçados de Guantanamo, pressuponho, não têm. O mesmo Sartre dizia pouco tempo antes, que os "números dos americanos" sobre os massacres dos Guardas Vermelhos na Revolução Cultural era "exagerado". Velhas sensibilidades.
Em 1981 a Antígona ( quem mais?) publicava em Lisboa um outro livrinho, originalmente editado em Itália, dois anos antes, na ressaca do caso Aldo Moro, da autoria de Sanguinetti, Do Terrorismo e do Estado. O manual é altamente instrutivo sobretudo para os imbecis que acreditavam que grupúsculos como o Baader-Meinhoff iriam libertar a Europa do "sitema imperialista germânico". Sanguinetti, compagnon de route da IS, deplorava as marionetas alemãs ou as Brigadas Vermelhas, que considerava ao serviço do terrorismo de Estado, do capitalismo internacional, e que serviam apenas para o povo temer a luta proletária. Sanguinetti acreditava que "este terrorismo artificial necessita e exige ser admnistrado em doses crescentemente maciças e frequentes, porque menor parece o mal futuro e o já feito, como diria Dante." Sanguinetti preferia a mil Piazzas Fontana, "uma única greve selvagem anti-burguesa".
Pois é. Nesses tempos não havia a maléfica admnistração americana para justificar o terrorismo artificial. Hoje tudo é mais fácil, não é?
 

posted by FNV on 9:21 da tarde # (0) comments

PRECE, redigida a azul (a lápis azul, claro): Todas as tripulações imaginam o seu Comandante como um ser quase sobrenatural, muito acima dos sentimentos e emoções dos comuns mortais, dotado de uma força superior que o consegue fazer esquecer os seus gostos, as suas sensibilidades, as suas alegrias e tristezas, as suas desilusões. Pois nem sempre é assim, como bem ilustra o nosso Comandante através do excelente momento de poesia postado, o qual mostra claramente a dor que lhe vai na alma, embora esta última esteja verde de esperança. Foi colocada a fasquia muito alta. Espera-se com ansiedade o momento poético habitual por alturas do Natal: não se pode exigir menos do que Luís Vaz de Camões.
 

posted by VLX on 3:54 da tarde # (0) comments

PRECE:

Senhor, a noite veio e a alma é vil.
Tanta foi a tormenta e a vontade!
Restam-nos hoje, no silêncio hostil,
O mar universal e a saudade.

Mas a chama, que a vida em nós criou,
Se ainda há vida ainda não é finda.
O frio morto em cinzas a ocultou:
A mão do vento pode erguê-la ainda.

Dá o sopro, a aragem - ou desgraça ou ânsia -
Com que a chama do esforço se remoça,
E outra vez conquistaremos a Distância -
Do mar ou outra, mas que seja nossa!

Fernando Pessoa, A Mensagem
 

posted by NMP on 1:52 da manhã # (0) comments

LIVE AND LET LIVE é o slogan da campanha mundial destinada ao combate ao HIV. A situação é particularmente grave em África onde em certas zonas o grau de infecção chega aos 40%. A epidemia é de tal ordem que, para além dos danos terríveis que provocará no continente africano, provavelmente, a prazo, colocará em causa os progresso efectuados na Europa Ocidental e EUA na contenção local da expansão do vírus.
A África do Sul tem hoje em dia 5,3 milhões de pessoas infectadas numa população de 45 milhões. A segunda zona de maior expansão do vírus é a Europa do Leste.
Aqui fica um link para um survey do Economist que como é normal enquadra brilhantemente esta situação. Informa e esclarece.
 

posted by NMP on 1:36 da manhã # (0) comments

EU SEI QUE VOCÊ SABE, QUE EU SEI, ..., ETC: O prémio Foot and Mouth é atribuido pela Britain's Plain English Campaign e destina-se a premiar a pior utilização de inglês do ano. O grande vencedor deste ano foi Donald Rumsfeld com a seguinte frase numa conferência de imprensa: Reports that say something hasn't happened are always interesting to me, because as we know, there are known knowns; there are things we know we know, tendo continuado We also know there are known unknowns; that is to say we know there are some things we do not know. But there are also unknown unknowns -- the ones we don't know we don't know
Num honroso segundo lugar o novo governador da Califórnia, que assegurou esta posição com a frase: I think that gay marriage is something that should be between a man and a woman.
Aceitam-se candidaturas para um prémio português semelhante.
 

posted by NMP on 1:24 da manhã # (0) comments

INTRIGALHADA: A medir pelo que se diz na blogosfera parece que o grau de intriga política em Portugal voltou a subir exponencialmente. O voto em Bruxelas sobre o Pacto de Estabilidade e Crescimento corresponderia a uma tentativa de isolamento da Ministra das Finanças no Governo. Em seu socorro teriam acorrido pronta e eficazmente Cavaco Silva, Pacheco Pereira e Marques Mendes.
Desconfio normalmente destas teorias conspirativas a posteriori. Deste tipo de explicação muito elaborada que apenas surge após as coisas serem efectuadas e concluídas. E sobretudo não me parece muito razoável que Durão Barrosos alinhasse numa estratégia masoquisto-suicida dessas.
A Ministra das Finanças é, para o bem e para o mal, o maior garante de credibilidade e determinação política do Governo. Como tentei expôr aqui há uns dias Portugal tem de alterar o seu modelo económico, o que não se faz num ano e meio. Para manter Portugal nesta rota é preciso espírito de sacrifício, coragem e determinação políticas, qualidades que, como se sabe, não abundam.
 

posted by NMP on 1:03 da manhã # (0) comments

CHAMEM-ME O QUE QUISEREM: Vai por aí uma discussão esotérica sobre a relação entre direita, esquerda e a questão do aborto. É sempre interessante ver pessoas a justificarem posições pessoais e íntimas através da sua peculiar interpretação de conceitos difusos e imprecisos como os de esquerda e direita. Em Portugal ainda há muita gente que tem medo de ter opiniões que contrariem o que delas seria de esperar. Que necessita do amparo do grupo (do partido, da esquerda ou da direita). Que acha que tudo na vida tem de ter uma caução e uma cobertura política. Damos com elas a argumentar não contra argumentos e opiniões, mas contra fantasmas: os seus estereótipos e ideias feitas - a direita é contra o aborto, a esquerda é a favor. O resultado disto é sinceramente confrangedor: uma arrazoado argumentativo, retorcido e pouco esclarecedor.
Por alguma razão (a de nesta discussão confluírem questões delicadas e que lidam com dimensões éticas, morais e religiosas) há um sólido consenso entre constitucionalistas e cientistas políticos que esta é uma questão típica para referendo. Porque a opinião sobre o aborto não é representável por outrém, eleito para uma representação meramente política, não para uma representação moral ou ética.
A questão que se me coloca é se entendo que uma mulher que aborta deve ser responsabilizada criminalmente. Não é se a senhora faz bem ou mal (ainda que não seja um relativista asoluto, passe a expressão, tenho dificuldades em fazer juízos de valor ou morais sem conhecer os casos em concreto). Pois eu entendo que uma mulher que aborta não deve ser responsabilizada penalmente. Nem sequer ponho a questão em torno da suposta (e questionável) liberdade da mulher a fazer o que quer do seu corpo. Apenas me interrogo se uma mulher que praticou um aborto deve ser punida criminalmente (investigada, acusada, julgada, condenada e eventualmente detida). Eu acho que não e como tal que a actual lei é aberrante.
Isto não quer dizer que vote sim em todos os referendos (votei no último). Depende do limite temporal para este acto (só até aos 3 meses, a partir de onde parece estar provado cientificamente que existe vida nervosa e cerebral) e da abolição do chamado partial-birth abortion que, como o próprio nome indica, é uma técnica abortiva particularmente chocante.
Esta posição resulta de uma convicção íntima minha e eu não tenho a pretensão de convencer ninguém sobre os seus méritos e a sua justeza. É o produto de um compromisso díficil entre convicções morais, éticas, religiosas e a minha (e não de outrém) experiência de vida, mundividência, recolha de testemunhos e consciência cívica.
Posso convocar argumentos tradicionalmente de esquerda para me amparar, como a injustiça social de os mais ricos poderem praticar estes actos no estrangeiro, enquanto os mais pobres têm de se sujeitar a condições humilhantes de alto risco para a saúde individual e pública. Ou esgrimir razões classicamente de direita para me justificar, como o facto de uma lei penal ser tão generalizada e consensualmente violada (até os defensores da actual lei não gostariam de a ver aplicada em concreto) significar o descrédito da autoridade do Estado de Direito.
Mas não o faço. Limito-me a afirmar que esta é a minha opinião, que não pretendo convencer ninguém dos seus méritos, que não estou sequer interessado em discuti-la. Apenas peço que a respeitem. Quanto ao mais, chamem-me o que quiserem: de direita arejada, esquerda bafienta, insensível ou assassino.
 

posted by NMP on 12:09 da manhã # (0) comments

segunda-feira, dezembro 1:

A CAPACIDADE DE VER: O Quase em Português escreveu um post sobre Loustal, um dos meus melhores autores de BD de sempre, sintetizando brilhantemente a sua maior qualidade: a capacidade de ver. Subentende-se, claro está, que essa capacidade só pode ser avaliada graças à capacidade de reproduzir os ambientes vistos (ou imaginados). No estilo dos Carnets de Voyage, recomendo ao Lutz o Lumières du Jour; e, para quem gosta de BD, os fabulosos Mémoires avec Dames (texto de Fromental) e Barney et la Note Bleue (texto de Paringaux). A página de Loustal está aqui.
 

posted by PC on 6:37 da tarde # (0) comments

QUE FALTA DE LUCIDEZ A MINHA!...: Reparo agora que ontem coloquei um post referindo-me a um artigo excelente do Público, atribuindo a sua autoria a Álvaro Barreto. Espero que não tenha levado ninguém a perder tempo pelo jornal à procura do artigo do conhecido e afamado Gestor pois a quem eu me referia era, efectivamente, a António Barreto.
Enquanto nenhum dos meus colegas de tripulação, conhecedores destas traquitanas e engenhocas dos computadores, corrige amavelmente o post, aceitem todos, desde os visados aos três ou quatro leitores que tenho, as minhas sinceras desculpas.
 

posted by VLX on 4:48 da tarde # (0) comments

SOZINHO EM CASA: Há lá coisa melhor? Não se ouvem berros, zaragatas, corridas escada acima, escada abaixo, brinquedos espalhados por todo o lado. Antes um silêncio profundo e a penumbra, deixando-se ver apenas, ao fundo, um pouco de mar. A lareira crepita alegre e compassadamente e este LBV da Noval, de 1994, é realmente excelente.
É chegada a altura de limpar o pó à Quad e de aquecer as Marantz, para mostrar ao aparelho auditivo que existem muitos outros sons para lá daqueles que a aparelhagem de todos os dias nos fornece.
O Público já está, comodamente, à mão, mas juntemos ainda o último livro de Elizabeth George para melhor distracção. O telemóvel convenientemente desligado. O sofá com as almofadas comodamente dispostas.
Vejamos então como ficou este último Acústico do Rui Veloso e se a Maria Rita é assim tão boa como foi a Elis Regina...
Sozinho em casa. Há lá coisa melhor?
 

posted by VLX on 4:34 da tarde # (0) comments

BROEIROS: Para aqueles que hoje por hoje, se excitam com qualquer derrota dos EUA, nem que seja ao berlinde, aqui vai uma boa notícia, com os cumprimentos do Diário de Coimbra: uma broa gigante, de 402 metros cozida ontem em Viseu, destronou o anterior vencedor da categoria de maior pão do mundo, no Guiness, um cacete feito em 1982, em Nova Iorque.
 

posted by FNV on 12:48 da tarde # (0) comments

TEA & TOASTS: O meu companheiro de tripiluação VLX não se importará, dado a inocuidade da matéria, que eu publicite uma sua vitória recente: o fim dos jantares familiares de Domingo à base de chá e torradas. Este regozijo delicioso do VLX, ainda que simples, encerra um mundo tão frágil quanto necessário: o equilíbrio familiar.
Estamos quase no Natal, altura em que para lá dos desafortunados da vida e dos doentes, uma outra espécie sente incómodo. Falo daqueles que rangem os dentes contra a hipocrisia das reuniões familiares, contra a obrigação de consumir, contra o Pai Natal inventado pela Coca-Cola e por aì fora. Esta altura recorda-lhes o que não conseguiram manter ou construir, é um tempo fresco, demasiado fresco.
A família tradicional, carregada de raivas e alianças seculares, é no entanto um espaço que obriga o sujeito a reconhecer duas coisas: que foi amado e que sabe amar. Obriga o sujeito a re-conhecer a sua história, despoja-o da ilusão narcísica fundamental: fiz-me a mim mesmo. Canteiro florido infestado de tragédias daninhas, a família contém nutrientes essenciais ao mui heideggeriano estar-no-mundo, pois que o sujeito assalta a profecia. Negociando, refreando-se, mentindo e sossegando, apercebe-se que a sua história só tem sentido perante a história dos outros; Assim como a solidariedade, o respeito e o amor.
Cães e crianças, mães e irmãos, chá e torradas, pinheirinhos enfeitados e sapos engolidos é o que nos prepara para a solidão. Para a insuportável solidão de sermos um ponto do círculo. Como o VLX, estaremos também melhor preparados para aceitar a solidão do outro; do que está-(só)no-mundo.
 

posted by FNV on 11:35 da manhã # (0) comments

1º DE DEZEMBRO: Há uns anitos atrás, em 1640, no Palácio do então D. Antão de Almada, quarenta fidalgos - entre os quais o Dr. Sanches de Baena, D. Miguel de Almada, Pinto de Mendonça, Padre Nicolau da Maia, D. Telo de Meneses, D. Carlota de Noronha e outros - chefiados pelo Dr. João Pinto Ribeiro entenderam por bem pôr fim ao governo espanhol do País e devolvê-lo aos nossos, na pessoa do Duque de Bragança, que veio a reinar como D. João IV.
O ofensivo jugo espanhol, que terminou com Filipe III (IV de Espanha), o Opressor (o Grande, para Espanha), viu o seu declínio final iniciar-se nessa reunião, à qual se seguiu a expulsão dos espanhóis e a restauração da independência de Portugal.
Aos menos impressionáveis poderá parecer estranha a comemoração desta data nos inícios do séc. XXI.
Dado o poder actual do Reino de Espanha, das Repúblicas Francesa e Alemã e do crescente poder que se vai criando na União Europeia sobre os diferentes países, ao arrepio das diversas nacionalidades e naturais diferenças entre povos, não há nada melhor do que recordar e honrar estas datas, factos e nomes, que ainda de muito nos irão servir para garantir a nossa individualidade, orgulho, independência e honra.
 

posted by VLX on 1:42 da manhã # (0) comments

DIREITO DE RESPOSTA: Se, um dia, Paulo Gorjão (do Bloguítica) se sentir verdadeiramente interessado e capacitado para discutir serenamente comigo ideias e pontos de vista, encontrar-me-á aqui. Se for para discutir a minha personalidade, formas de escrita ou de intervenção, desculpar-me-á mas (repiso) não tenho tempo nem paciência, e muito menos idade e interesse. Ficámos esclarecidos?
 

posted by VLX on 12:13 da manhã # (0) comments

domingo, novembro 30:

NATURALMENTE: De Ana Gomes, do Causa Nossa (link na coluna da direita): "(...) neste Portugal onde os media estão cada vez mais acorrentados a carteis de extracção colombianos e tudo. (...)".
Sim senhora, Vexa fazia cá muita falta. Resta saber como os blogues de jornalistas vão reagir ( o post data de 22 do corrente mês, mas há sempre sempre tempo de se chegar atrasado). Se fosse um palerma qualquer a vociferar contra o domínio dos media por meninos e meninas saídos do curso de Comunicação Social afectos ao BE, a reacção seria pronta: "caso clínico", "quais orgãos de comunicação social?" e outros mimos similares.
É a double talk em todo o seu esplendor colombiano.
 

posted by FNV on 9:25 da tarde # (0) comments

SETE MINUTOS DE BOA EDUCAÇÃO NO PRIMEIRO MUNDO: António Fagundes levou uma ensaboadela de civilização em Portugal, onde apresenta a sua peça teatral "Sete Minutos". E já leva o que contar, quando regressar ao terceiro mundo de onde veio. Não é que o incauto fechou as portas do teatro à hora do início da peça, não deixando ninguém entrar para lá dessa hora? Que audácia! Não só afrontou costumes de atraso bem sedimentados na vipalhada alfacinha bem como desassossegou as pacatas gentes do Porto, que obrigaram o artista a escapar pelas traseiras do teatro auxiliado pela polícia de choque, que impediu a educada turba portuense de mostrar a Fagundes "com quantos paus se faz uma canoa."
Sendo estrangeiro, Fagundes ainda não percebeu que este país idolatra a doutrina do atraso. Do físico ao mental. E que quem não alinha nessa doutrina ainda é objecto de chacota por parte da maioria retardada militante.
Felizmente que ainda há tugas que fazem frente a estes estrangeiros com a mania que têm maneiras, tratando-os à antiga, como merecem: na ponta do sapato!
 

posted by Neptuno on 8:17 da tarde # (0) comments

(EM TEMPO): Avisam-me aqui do lado que PG do Bloguítica é Paulo Gorjão. Paulo Gorjão seja.
 

posted by VLX on 7:28 da tarde # (0) comments

DIREITO DE NÃO RESPOSTA: Um tal de PG, do Bloguítica (link na coluna da direita) perdeu o seu tempo a escrever atabalhoadamente um post - que seguramente pretendia ser ofensivo - sobre dois dos meus últimos textos. Não falava sobre a matéria dos textos, mas apenas sobre o seu autor e sobre a forma, com uns termos que faziam transmitir a leve impressão de não ter simpatizado muito nem com um, nem com a outra.
Acontece que embora eu goste imenso de debater serenamente ideias e pontos de vista contrários (mais do que ele, pelo menos fiquei com essa ideia...), não tenho tempo nem idade nem paciência para arruaças, rixas e cenas de faca e alguidar. Algures pelo universo dos blogues, PG encontrará certamente quem goste de discutir com ele daquela forma como ele colocou, logo no início, um potencial debate. Divirta-se.
 

posted by VLX on 7:19 da tarde # (0) comments

FALTA DE LUCIDEZ: Para esta semana, Manuel Monteiro, da Travessa do Fala Só, defende uma moção de censura ao Governo. Eu espero que alguém ande por aí a registar o que vai saindo da cabeça do rapaz e pela ordem em que lá se encontra: mais tarde ou mais cedo, tudo muito bem reunidinho num livro humorístico, vai dar um best-seller formidável.
Pela minha parte, registo que MM pertence ao grupinho de pessoas que quer que o Estado comece a esbanjar à doida e a endividar-se ainda mais. Pelo menos esta semana; para a próxima quem sabe?
 

posted by VLX on 6:47 da tarde # (0) comments

LUCIDEZ: Álvaro Barreto, no Público, através do seu artigo denominado “Duplicidade”, dá-nos mais um maravilhoso exemplo do que é um artigo lúcido, atento, sereno e responsável.
Os meus Domingos seriam infinitamente piores sem a companhia da sua opinião. A ler.
 

posted by VLX on 6:35 da tarde # (0) comments

NOVA MODINHA DAS FORÇAS DOS EUA: Desde o dia de Acção de Graças que o contingente americano tem uma nova modinha. Aqui vai:
Sargento: Como se chama o garçom / que vos serve o perú?
Tropa (em coro): É o Jorge Dabliú! O querido Jorge Dabliú!
 

posted by PC on 4:06 da tarde # (0) comments

SOBE E DESCE (mas subirá porquê?...): Abro o Público e lá encontro a carinha do homem, toda sorridente, no topo da coluna do “sobe e desce”; o que será, que eu não dei por nada? Ao que parece, o Público destaca positivamente o PR por ele ter dito que ouvia comentar a descolonização mas não ouvia comentar a guerra e por ter feito críticas às sucessivas revisões de fundo da Constituição (CRP), chegando até a fazer comparações com o que acontecia em Espanha. A gente lê cada coisa nos jornais... Que interesse poderão ter tido estas duas intervenções do PR? Que benefício trarão? O que tiveram de positivo que justificasse a sua posição naquela coluna?
Não saberá o Público que o PR já deu sobejas provas de que está sempre pronto a vir a terreiro (ou à televisão) defender os amigos em situação difícil? Não vê que estas intervenções são só para desculpabilizar os seus amigos que fizeram a descolonização e a Constituição de 76?
O Público é jornal com pergaminhos suficientes para saber que o PR é como é e, ao mesmo tempo, para saber que a nossa CRP teve e tem de ser constantemente melhorada e expurgada daquela panóplia de comunistices com que foi atafulhada até ao pescoço em 76. Que o nosso PR não queira reconhecer que aquela CRP de 76 foi das piores coisinhas que se fizeram e que não queira ver aquilo mudado, é uma coisa; outra bem diferente e que me surpreende é que o Público venha aplaudir o PR neste ponto.
Tivéssemos nós conseguido evitar a infiltração total dos manuais de esquerda na CRP e talvez não houvesse necessidade de a alterar tantas vezes, como acontece em Espanha.
A outra frase ainda é mais desprovida de sentido. A que propósito é para aqui chamada agora a Guerra Colonial? O que é que isso tem a ver com as calças? O que interessa isso? Não perceberá o Público que essa frase do PR só serve para afastar as atenções daqueles seus amigos que fizeram, negociaram e montaram a pior descolonização de sempre? Não compreende o Público quando lhe estão a atirar areia às pazadas para os olhos? Desconhecerá o Público que a descolonização efectuada há 30 anos condenou à guerra e à morte uma quantidade infinitamente superior de vidas do que aquelas que se perderam durante a chamada Guerra Colonial? Que ainda hoje as populações sofrem? Que a descolonização abandonou os portugueses à sua sorte, primeiro nas províncias e depois no continente?
E, por fim, não percebe o Público que o PR, pela segunda vez em poucos meses, pretendeu determinar as questões sobre as quais a população deve ou não falar? Curiosamente, nunca quer que se fale dos seus amigos. Eu até o compreendo, com amigos assim...
 

posted by VLX on 1:09 da manhã # (0) comments


This site is powered by Blogger because Blogger rocks!



Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.

Velhos lobos do mar

Tripulação
Filipe Nunes Vicente (FNV)
Nuno Mota Pinto (NMP)
Vasco Lobo Xavier (VLX)
Ze Pedro Dordio (Neptuno)

Mensagens SOS
lobosdomar2 at gmail.com

Subscribe in a reader

Vagas de Fundo
35 mm
A a Z (Nuno Judice)
A Bordo
A Destreza das Dúvidas
A Espuma dos Dias
A Invencao de Morel
A Mesa de Cafe
A Montanha Magica
A Natureza do Mal
A Origem das Especies
A Terceira Noite
A Voz do Deficiente
Aba de Heisenberg
Actual
Adufe
Aforismos e Afins
Albergue Espanhol
Alexandre Soares Silva
Almanaque Republicano
Almocreve das Petas
Amor e Ocio
Angulo Morto
Aurea Mediocritas
Azul Cobalto
Babugem
Bandeira ao Vento
Beco das Imagens
Bem pelo Contrario
Bibliotecario de Babel
...bl-g- -x-st-
Bloguitica
Blogues - Parlamento
Bombyx-mori
Camara Corporativa
Camara de Comuns
Campo de Afectos
Carreira da India
Casa em Construcao
Casmurro
Choque de Geracoes
Citador
Cocanha
Companhia de Mocambique
Complexidade e Contradicao
Conta Natura
Contrafactos
Contra Indicado
Corta Fitas
Critico Musical
Daily Make-Up
Da Literatura
Delito de Opiniao
Defender o Quadrado
Der Terrorist
Dias Felizes
DOTeCOMe
Educacao Sentimental
Escrito a Lapis
Esplanar
Esquina do Rio
Essencial ou Acessorio
Estado Civil
Estado do Sitio
Estudos sobre o Comunismo
Estrangeirados
Eternuridade
Foram-se os Aneis/Os Dedos
Futuro Presente
G. Civil Espanhola
Gavea
Gloria Facil
hARDbLOG
Hipatia
Hole Horror
Hotel Sossego
Ilhas
Humanae Litterae
Imprensa Internacional
Industrias Culturais
Intima Fraccao
Janela para o Rio
Jansenista
Joel Neto
Klepsydra
Lampada Magica
Lei Seca
Leitura Partilhada
letraminuscula
LER (Revista)
Margens de Erro
Mas certamente que sim!
Ma-Schamba
Mau Tempo no Canil
Medico Explica
Mel com Cicuta
Melancomico
Memoria Inventada
Memoria Virtual
Metablog
Minha Rica Casinha
Miniscente
Miss Pearls
Modus Vivendi
Mostarda
Nariz de Ferro
Na Trilha de Moebius
No Arame
Nonio
O Ceu sobre Lisboa
O Jardim Asssombrado
O Mocho
O Pulo do Gato
O Sinico
O Regresso a Veneza
O Valor das Ideias
Oficina das Ideias
Passado/Presente
Pastoral Portuguesa
Pastilhas
Periferica
Pobre e Mal Agradecido
Portugal Contemporaneo
Portugal dos Pequeninos
Prazer Inculto
Professorices
Prosa Solta
Quadratura do Circulo
Quase em Portugues
Quase Famosos
Quatro Caminhos
Quezia
A Reforma da Justica
Renas e Veados
Respirar o mesmo Ar
Respublica
Retorica e Persuasao
Retorta
Rocketboom
Roma Antiga
Rua da Castela
Rua da Judiaria
Senhor Palomar
Sentidos da Vida
Seta Despedida
Sete Sombras
Sitio dos Haikais
Sobre o tempo que passa
Sociedade Harmonia
Solvstag
Sopa de Pedra
Sound+Vision
SOS Racismo
Spectrum
Suction with Valchek
Sulmoura
Sushi Leblon
Tempo Dual
Terra da Alegria
Textos de Contracapa 2
Tomara que caia
Torreao Sul
True Lies
Turing Machine
Um blog sobre Kleist
Uniao de Facto
Universos Desfeitos
Vida Breve
Vitriolica webb's ite
Xupacabras
White Rabbit

O bom bordo
A Arte da Fuga
A Causa foi Modificada
ABC do PPM
Abrupto
Acho eu
Almariado
Azimutes
Blasfemias
Blogue dos Marretas
Blue Lounge
Bomba Inteligente
Caminhos Errantes
Causa Liberal
Contra a Corrente
Desesperada Esperanca
Esmaltes e Joias
Fumacas
Gattopardo
Gato do Cheshire
Homem a Dias
Impertinencias
Loja do Queijo Limiano
Nem Tanto ao Mar...
Nortadas
Notas Soltas
O Cachimbo de Magritte
O Insubmisso
O Insurgente
O Sitio (JP Coutinho)
Observador
4R - Quarta Republica
Republicas Mortas
Sexta Coluna
Traducao Simultanea
Tomar Partido
31 da Armada
Vasco Campilho
Virtualidades
Vox Pop (Paulo Gorjao)
Voz do Deserto

O outro bordo
2+2=5
A Barbearia do Sr. Luis
Abrangente
Anti-Direita Portuguesa
Arquivo (Pedro Adao e Silva)
Arrastao
Aspirina B
Avatares de Desejo
Avesso do Avesso
Bicho Carpinteiro
Blogo Social Portugues
Causa Nossa
Cinco Dias
Cobra Cuspideira
Descredito
Ex-Ivan Nunes
French kissin'
Forum Cidade
Grao de Areia
Hoje ha Conquilhas...
Independencias
Irmao Lucia
Irreflexoes
Jugular
Ladroes de Bicicletas
Laranja Amarga
Linha de Conta
O Amigo do Povo
O Canhoto
O Tempo das Cerejas
Os Tempos que Correm
Pais Relativo
Palavra Aberta
Peao
Puxa Palavra
Tempo dos Assassinos
Zero de Conduta

Boa Onda
100nada
7000 Nomes
3 Tesas
A Espada Relativa
A Origem do Amor
A Tasca
A Toca do Gato
Abobada Palatina
Abutres
Albergue dos Danados
Alcagoita
Alfacinha
Amicus Ficaria
Anarca Constipado
Ardazorelhas
Armada Invisivel
Azul Limao
Balta-zar
Bazonga da Kilumba
Beatas
Big-head Motel
Blog Sem Nome
Blogame Mucho
Blogotinha
Blogue dos Putos
Cao de Guarda
Carta de Amor
Cerco do Porto
Chaparro
Chapeleiro Louco
Cheiro a Torradas
Cibertulia
Cimbalino
Conversa na Travessa
Conversas de Cafe
Controversa Maresia
Cronicas Matinais
Daedalus
Desblogueador de Conversa
Desejo Casar
Dias que Voam
El Coronel
Elogio da Ginja
Epicurtas
Ernesto Cadaval
Exacto
Flores do Campo
Forcas de Blogueio
Gabardina
Gato Fedorento
Grupo do Pato
Hora Absurda
Impensavel
Internet para Domesticas
Intimista
Irmao Lucia
Lapis de Cor
Lapis de Minas
Linha de Cabotagem
Lobi do Cha
Loira Gasta
Mais coisa menos coisa
Maizumpomonte
Manos Metralha
Maus Figados
Meia Livraria
Minimalismo
Ministerio do Bom Senso
Misterio
Morte aos Feios
Mostrengos
Mulheres e Deusas
My Moleskine
Niilista Optimista
No Parapeito
Nucleo Duro
O Anacleto
O Bisturi
O Carimbo
O Jumento
O Piolho da Solum
O Proletario Vermelho
O Velho da Montanha
O Vilacondense
Ocidental Praia
Office Lounging
Opinion Desmaker
Os Outros de Nos
Outro lado da Lua
Papoila
Pirilampo Magico
Planeta-Reboque
Ponto e Virgula
Rata Maluka
Revisao da Materia
Sabor a Sal
Santa Ignorancia
Sebenta
Sem Penis nem Inveja
Sem querer penso
Ser Portugues (ter que)
Sexo dos Anjos
Silhuetas
Sociedade Anonima
Substrato
The Amazing Trout Blog
The Dying Animal
The Galarzas
The Ultimate Bitaite
Torneiras de Freud
Tragico-Come(r)dia
Trenguices
Tudo menos Politica
Um pouco mais de Sul
Umbigo
Undisclosed-Recipient
Vamos Lixar Tudo
Vela Latina
Womenage a Trois
Xobineski Patruska
XX-XY

Especialistas
A forma do Jazz
Agenda Diplomatica
Arqueoblogo
Arquitectices
Arquivos do Cinefilo
Antonio Reis
Blog de Publicidade
Bola Verde
Caderneta da Bola
Causidicus
Clube de Fas do Jose Cid
Cum grano salis
Dicionario Diplomatico
Direito e Economia
Direitos
Empreender
Epiderme (Arquitectura)
Futeblog Total
Futebol Mesmo
Incursoes
Intervencoes Sonoras
Lifecooler (Turismo)
Maes (e pais tambem)
Maritimo
Megafone (Futebol)
Metablogue
Naufragium
Nietzsche e Schopenhauer
Noite Escura (Musica)
Notas Formais
Notas Verbais
O Cozinheiro
O Gang (Arquitectura)
Pardalitos do Choupal
O Portista
O Projecto (Arquitectura)
Ondas (Surf)
Respirar o mesmo ar
Sangue Leonino
Sempre Briosa
Sex in Lisbon
Simplesmente Briosa
Socio(B)logue 2.0
Teatro no Ar
Terceiro Anel
The Serendipitous Cacophonies
Toiradas
Upgrade
Ultimatos
Venda-se (Economia)
Via Rapida (Musica)
Vidro Azul (RUC)

Bussolas
Bloco de Notas
Blog Clipping
Blogo
Blogolicos Anonimos
Blogueio
Jornalismo e Comunicacao
Ponto Media
PTBloggers
Technorati Beta
Weblog em Portugal

Pessoal da Estiva
A Cagada
A Minha Pilinha
Adoro Mulheres
Merdas do Costume
O Meu Pipi
O Periodo
O Pipi vai nu
Penis Desorientado

Armada Invencivel
Uniao Blogues Livres

Homens ao Mar
A Mao Invisivel
A Praia
A Saga do Povo Portugues
ABsurdo
Aquele Outro
Aqui nao ha Poeta
Aviz
Barnabe
Blogo vos vejo
Blog de Esquerda (I)
Blog de Esquerda (II)
Bloguitica Internacional
Bloguitica Nacional
BZR
Caminhante
Catalaxia
Cidadao Livre
Coluna Infame
Comprometido Espectador
Conta Corrente
Criticar os Blogues
Cristovao de Moura
Cruzes Canhoto
De Direita
De Esquerda
Descobrimentos
Dicionario do Diabo
E a Cultura, Estupido
Einstein
Espigas ao Vento
Espigas ao Vento (II)
Estudos sobre o Comunismo (I)
Extravaganza-2003
Flor de Obsessao
Farpas
Fora do Mundo
French kissin'
Freira Dadaista
Heterodoxias
Intelligo
Janela Indiscreta
Jaquinzinhos
Latinista Ilustre
Lerias
Liberdade de Expressao
Linhas Tortas
Lista de Blogs
Macjete
Mata Mouros
Mephistofeles
Meridiano
Xanelcinco
Mukankala
Murmurios do Silencio
Nacional Porreirismo
Nao esperem nada de mim
No Quinto dos Imperios
O Complot
O Espectro
O Estado das Coisas
O Franco Atirador
O Maranhao
O Sinedrio
Outro, eu
Pais Relativo
Palavrar
Pano para mangas
Pela Santa Liberdade
Portugal e Arredores
Posto de Escuta
Pula Pulga
Quarta Vaga
Ref. Azul Electrico
Replicar
Revista Atlantico
Ruim
Socio(B)logue
Terras do Nunca
Thomaz vs. Cunhal
Tugir
Valete Fratres
Vendedora Peganhenta
Via da Verdade
Vitamina C
What do you represent
Whisky2000

Translate
Traducao

Arquivo
05/04/2003 - 05/11/2003 05/11/2003 - 05/18/2003 05/18/2003 - 05/25/2003 05/25/2003 - 06/01/2003 06/01/2003 - 06/08/2003 06/08/2003 - 06/15/2003 06/15/2003 - 06/22/2003 06/22/2003 - 06/29/2003 06/29/2003 - 07/06/2003 07/06/2003 - 07/13/2003 07/13/2003 - 07/20/2003 07/20/2003 - 07/27/2003 07/27/2003 - 08/03/2003 08/03/2003 - 08/10/2003 08/10/2003 - 08/17/2003 08/17/2003 - 08/24/2003 08/24/2003 - 08/31/2003 08/31/2003 - 09/07/2003 09/07/2003 - 09/14/2003 09/14/2003 - 09/21/2003 09/21/2003 - 09/28/2003 09/28/2003 - 10/05/2003 10/05/2003 - 10/12/2003 10/12/2003 - 10/19/2003 10/19/2003 - 10/26/2003 10/26/2003 - 11/02/2003 11/02/2003 - 11/09/2003 11/09/2003 - 11/16/2003 11/16/2003 - 11/23/2003 11/23/2003 - 11/30/2003 11/30/2003 - 12/07/2003 12/07/2003 - 12/14/2003 12/14/2003 - 12/21/2003 12/21/2003 - 12/28/2003 12/28/2003 - 01/04/2004 01/04/2004 - 01/11/2004 01/11/2004 - 01/18/2004 01/18/2004 - 01/25/2004 01/25/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 02/08/2004 02/08/2004 - 02/15/2004 02/15/2004 - 02/22/2004 02/22/2004 - 02/29/2004 02/29/2004 - 03/07/2004 03/07/2004 - 03/14/2004 03/14/2004 - 03/21/2004 03/21/2004 - 03/28/2004 03/28/2004 - 04/04/2004 04/04/2004 - 04/11/2004 04/11/2004 - 04/18/2004 04/18/2004 - 04/25/2004 04/25/2004 - 05/02/2004 05/02/2004 - 05/09/2004 05/09/2004 - 05/16/2004 05/16/2004 - 05/23/2004 05/23/2004 - 05/30/2004 05/30/2004 - 06/06/2004 06/06/2004 - 06/13/2004 06/13/2004 - 06/20/2004 06/20/2004 - 06/27/2004 06/27/2004 - 07/04/2004 07/04/2004 - 07/11/2004 07/11/2004 - 07/18/2004 07/18/2004 - 07/25/2004 07/25/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 08/08/2004 08/08/2004 - 08/15/2004 08/15/2004 - 08/22/2004 08/22/2004 - 08/29/2004 08/29/2004 - 09/05/2004 09/05/2004 - 09/12/2004 09/12/2004 - 09/19/2004 09/19/2004 - 09/26/2004 09/26/2004 - 10/03/2004 10/03/2004 - 10/10/2004 10/10/2004 - 10/17/2004 10/17/2004 - 10/24/2004 10/24/2004 - 10/31/2004 10/31/2004 - 11/07/2004 11/07/2004 - 11/14/2004 11/14/2004 - 11/21/2004 11/21/2004 - 11/28/2004 11/28/2004 - 12/05/2004 12/05/2004 - 12/12/2004 12/12/2004 - 12/19/2004 12/19/2004 - 12/26/2004 12/26/2004 - 01/02/2005 01/02/2005 - 01/09/2005 01/09/2005 - 01/16/2005 01/16/2005 - 01/23/2005 01/23/2005 - 01/30/2005 01/30/2005 - 02/06/2005 02/06/2005 - 02/13/2005 02/13/2005 - 02/20/2005 02/20/2005 - 02/27/2005 02/27/2005 - 03/06/2005 03/06/2005 - 03/13/2005 03/13/2005 - 03/20/2005 03/20/2005 - 03/27/2005 03/27/2005 - 04/03/2005 04/03/2005 - 04/10/2005 04/10/2005 - 04/17/2005 04/17/2005 - 04/24/2005 04/24/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 05/08/2005 05/08/2005 - 05/15/2005 05/15/2005 - 05/22/2005 05/22/2005 - 05/29/2005 05/29/2005 - 06/05/2005 06/05/2005 - 06/12/2005 06/12/2005 - 06/19/2005 06/19/2005 - 06/26/2005 06/26/2005 - 07/03/2005 07/03/2005 - 07/10/2005 07/10/2005 - 07/17/2005 07/17/2005 - 07/24/2005 07/24/2005 - 07/31/2005 07/31/2005 - 08/07/2005 08/07/2005 - 08/14/2005 08/14/2005 - 08/21/2005 08/21/2005 - 08/28/2005 08/28/2005 - 09/04/2005 09/04/2005 - 09/11/2005 09/11/2005 - 09/18/2005 09/18/2005 - 09/25/2005 09/25/2005 - 10/02/2005 10/02/2005 - 10/09/2005 10/09/2005 - 10/16/2005 10/16/2005 - 10/23/2005 10/23/2005 - 10/30/2005 10/30/2005 - 11/06/2005 11/06/2005 - 11/13/2005 11/13/2005 - 11/20/2005 11/20/2005 - 11/27/2005 11/27/2005 - 12/04/2005 12/04/2005 - 12/11/2005 12/11/2005 - 12/18/2005 12/18/2005 - 12/25/2005 12/25/2005 - 01/01/2006 01/01/2006 - 01/08/2006 01/08/2006 - 01/15/2006 01/15/2006 - 01/22/2006 01/22/2006 - 01/29/2006 01/29/2006 - 02/05/2006 02/05/2006 - 02/12/2006 02/12/2006 - 02/19/2006 02/19/2006 - 02/26/2006 02/26/2006 - 03/05/2006 03/05/2006 - 03/12/2006 03/12/2006 - 03/19/2006 03/19/2006 - 03/26/2006 03/26/2006 - 04/02/2006 04/02/2006 - 04/09/2006 04/09/2006 - 04/16/2006 04/16/2006 - 04/23/2006 04/23/2006 - 04/30/2006 04/30/2006 - 05/07/2006 05/07/2006 - 05/14/2006 05/14/2006 - 05/21/2006 05/21/2006 - 05/28/2006 05/28/2006 - 06/04/2006 06/04/2006 - 06/11/2006 06/11/2006 - 06/18/2006 06/18/2006 - 06/25/2006 06/25/2006 - 07/02/2006 07/02/2006 - 07/09/2006 07/09/2006 - 07/16/2006 07/16/2006 - 07/23/2006 07/23/2006 - 07/30/2006 07/30/2006 - 08/06/2006 08/06/2006 - 08/13/2006 08/13/2006 - 08/20/2006 08/20/2006 - 08/27/2006 08/27/2006 - 09/03/2006 09/03/2006 - 09/10/2006 09/10/2006 - 09/17/2006 09/17/2006 - 09/24/2006 09/24/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 10/08/2006 10/08/2006 - 10/15/2006 10/15/2006 - 10/22/2006 10/22/2006 - 10/29/2006 10/29/2006 - 11/05/2006 11/05/2006 - 11/12/2006 11/12/2006 - 11/19/2006 11/19/2006 - 11/26/2006 11/26/2006 - 12/03/2006 12/03/2006 - 12/10/2006 12/10/2006 - 12/17/2006 12/17/2006 - 12/24/2006 12/24/2006 - 12/31/2006 12/31/2006 - 01/07/2007 01/07/2007 - 01/14/2007 01/14/2007 - 01/21/2007 01/21/2007 - 01/28/2007 01/28/2007 - 02/04/2007 02/04/2007 - 02/11/2007 02/11/2007 - 02/18/2007 02/18/2007 - 02/25/2007 02/25/2007 - 03/04/2007 03/04/2007 - 03/11/2007 03/11/2007 - 03/18/2007 03/18/2007 - 03/25/2007 03/25/2007 - 04/01/2007 04/01/2007 - 04/08/2007 04/08/2007 - 04/15/2007 04/15/2007 - 04/22/2007 04/22/2007 - 04/29/2007 04/29/2007 - 05/06/2007 05/06/2007 - 05/13/2007 05/13/2007 - 05/20/2007 05/20/2007 - 05/27/2007 05/27/2007 - 06/03/2007 06/03/2007 - 06/10/2007 06/10/2007 - 06/17/2007 06/17/2007 - 06/24/2007 06/24/2007 - 07/01/2007 07/01/2007 - 07/08/2007 07/08/2007 - 07/15/2007 07/15/2007 - 07/22/2007 07/22/2007 - 07/29/2007 07/29/2007 - 08/05/2007 08/05/2007 - 08/12/2007 08/12/2007 - 08/19/2007 08/19/2007 - 08/26/2007 08/26/2007 - 09/02/2007 09/02/2007 - 09/09/2007 09/09/2007 - 09/16/2007 09/16/2007 - 09/23/2007 09/23/2007 - 09/30/2007 09/30/2007 - 10/07/2007 10/07/2007 - 10/14/2007 10/14/2007 - 10/21/2007 10/21/2007 - 10/28/2007 10/28/2007 - 11/04/2007 11/04/2007 - 11/11/2007 11/11/2007 - 11/18/2007 11/18/2007 - 11/25/2007 11/25/2007 - 12/02/2007 12/02/2007 - 12/09/2007 12/09/2007 - 12/16/2007 12/16/2007 - 12/23/2007 12/23/2007 - 12/30/2007 12/30/2007 - 01/06/2008 01/06/2008 - 01/13/2008 01/13/2008 - 01/20/2008 01/20/2008 - 01/27/2008 01/27/2008 - 02/03/2008 02/03/2008 - 02/10/2008 02/10/2008 - 02/17/2008 02/17/2008 - 02/24/2008 02/24/2008 - 03/02/2008 03/02/2008 - 03/09/2008 03/09/2008 - 03/16/2008 03/16/2008 - 03/23/2008 03/23/2008 - 03/30/2008 03/30/2008 - 04/06/2008 04/06/2008 - 04/13/2008 04/13/2008 - 04/20/2008 04/20/2008 - 04/27/2008 04/27/2008 - 05/04/2008 05/04/2008 - 05/11/2008 05/11/2008 - 05/18/2008 05/18/2008 - 05/25/2008 05/25/2008 - 06/01/2008 06/01/2008 - 06/08/2008 06/08/2008 - 06/15/2008 06/15/2008 - 06/22/2008 06/22/2008 - 06/29/2008 06/29/2008 - 07/06/2008 07/06/2008 - 07/13/2008 07/13/2008 - 07/20/2008 07/20/2008 - 07/27/2008 07/27/2008 - 08/03/2008 08/17/2008 - 08/24/2008 08/24/2008 - 08/31/2008 08/31/2008 - 09/07/2008 09/07/2008 - 09/14/2008 09/14/2008 - 09/21/2008 09/21/2008 - 09/28/2008 09/28/2008 - 10/05/2008 10/05/2008 - 10/12/2008 10/12/2008 - 10/19/2008 10/19/2008 - 10/26/2008 10/26/2008 - 11/02/2008 11/02/2008 - 11/09/2008 11/09/2008 - 11/16/2008 11/16/2008 - 11/23/2008 11/23/2008 - 11/30/2008 11/30/2008 - 12/07/2008 12/07/2008 - 12/14/2008 12/14/2008 - 12/21/2008 12/21/2008 - 12/28/2008 12/28/2008 - 01/04/2009 01/04/2009 - 01/11/2009 01/11/2009 - 01/18/2009 01/18/2009 - 01/25/2009 01/25/2009 - 02/01/2009 02/01/2009 - 02/08/2009 02/08/2009 - 02/15/2009 02/15/2009 - 02/22/2009 02/22/2009 - 03/01/2009 03/01/2009 - 03/08/2009 03/08/2009 - 03/15/2009 03/15/2009 - 03/22/2009 03/22/2009 - 03/29/2009 03/29/2009 - 04/05/2009 04/05/2009 - 04/12/2009 04/12/2009 - 04/19/2009 04/19/2009 - 04/26/2009 04/26/2009 - 05/03/2009 05/03/2009 - 05/10/2009 05/10/2009 - 05/17/2009 05/17/2009 - 05/24/2009 05/24/2009 - 05/31/2009 05/31/2009 - 06/07/2009 06/07/2009 - 06/14/2009 06/14/2009 - 06/21/2009 06/21/2009 - 06/28/2009 06/28/2009 - 07/05/2009 07/05/2009 - 07/12/2009 07/12/2009 - 07/19/2009 07/19/2009 - 07/26/2009 07/26/2009 - 08/02/2009 08/02/2009 - 08/09/2009 08/09/2009 - 08/16/2009 08/16/2009 - 08/23/2009 08/23/2009 - 08/30/2009 08/30/2009 - 09/06/2009 09/06/2009 - 09/13/2009 09/13/2009 - 09/20/2009 09/20/2009 - 09/27/2009 09/27/2009 - 10/04/2009 10/04/2009 - 10/11/2009 10/11/2009 - 10/18/2009 10/18/2009 - 10/25/2009 10/25/2009 - 11/01/2009 11/01/2009 - 11/08/2009 11/08/2009 - 11/15/2009 11/15/2009 - 11/22/2009 11/22/2009 - 11/29/2009 11/29/2009 - 12/06/2009 12/06/2009 - 12/13/2009 12/13/2009 - 12/20/2009 12/20/2009 - 12/27/2009 12/27/2009 - 01/03/2010 01/03/2010 - 01/10/2010 01/10/2010 - 01/17/2010 01/17/2010 - 01/24/2010 01/24/2010 - 01/31/2010 01/31/2010 - 02/07/2010 02/07/2010 - 02/14/2010 02/14/2010 - 02/21/2010 02/21/2010 - 02/28/2010 02/28/2010 - 03/07/2010 03/07/2010 - 03/14/2010 03/14/2010 - 03/21/2010 03/21/2010 - 03/28/2010 03/28/2010 - 04/04/2010 04/04/2010 - 04/11/2010 04/11/2010 - 04/18/2010 04/18/2010 - 04/25/2010 04/25/2010 - 05/02/2010 05/02/2010 - 05/09/2010 05/09/2010 - 05/16/2010 05/16/2010 - 05/23/2010 05/23/2010 - 05/30/2010 05/30/2010 - 06/06/2010 06/06/2010 - 06/13/2010 06/13/2010 - 06/20/2010 06/20/2010 - 06/27/2010 06/27/2010 - 07/04/2010 07/18/2010 - 07/25/2010 07/25/2010 - 08/01/2010 08/01/2010 - 08/08/2010 08/08/2010 - 08/15/2010 08/15/2010 - 08/22/2010 08/22/2010 - 08/29/2010 08/29/2010 - 09/05/2010 09/05/2010 - 09/12/2010 09/12/2010 - 09/19/2010 09/19/2010 - 09/26/2010 09/26/2010 - 10/03/2010 10/03/2010 - 10/10/2010 10/10/2010 - 10/17/2010 10/17/2010 - 10/24/2010 10/24/2010 - 10/31/2010 10/31/2010 - 11/07/2010 11/07/2010 - 11/14/2010 11/14/2010 - 11/21/2010 11/21/2010 - 11/28/2010 11/28/2010 - 12/05/2010 12/05/2010 - 12/12/2010 12/12/2010 - 12/19/2010 12/19/2010 - 12/26/2010 12/26/2010 - 01/02/2011 01/02/2011 - 01/09/2011 01/09/2011 - 01/16/2011 01/16/2011 - 01/23/2011 01/23/2011 - 01/30/2011 01/30/2011 - 02/06/2011 02/06/2011 - 02/13/2011 02/13/2011 - 02/20/2011 02/20/2011 - 02/27/2011 02/27/2011 - 03/06/2011 03/06/2011 - 03/13/2011 03/13/2011 - 03/20/2011 03/20/2011 - 03/27/2011 03/27/2011 - 04/03/2011 04/03/2011 - 04/10/2011 04/10/2011 - 04/17/2011 04/17/2011 - 04/24/2011 04/24/2011 - 05/01/2011 05/01/2011 - 05/08/2011 05/08/2011 - 05/15/2011 05/15/2011 - 05/22/2011 05/22/2011 - 05/29/2011 05/29/2011 - 06/05/2011 06/05/2011 - 06/12/2011 06/12/2011 - 06/19/2011 06/19/2011 - 06/26/2011 06/26/2011 - 07/03/2011 07/03/2011 - 07/10/2011 07/10/2011 - 07/17/2011 07/17/2011 - 07/24/2011 08/07/2011 - 08/14/2011 08/21/2011 - 08/28/2011 10/09/2011 - 10/16/2011 10/23/2011 - 10/30/2011 11/06/2011 - 11/13/2011 11/27/2011 - 12/04/2011 12/11/2011 - 12/18/2011 12/18/2011 - 12/25/2011 01/08/2012 - 01/15/2012 02/05/2012 - 02/12/2012 02/26/2012 - 03/04/2012